Recommended Posts

Publicado

Ora boas,

finalmente tenho o meu projecto de CO2 de botija completo e a funcionar a 100%

Materiais :

Botija de extintar de CO2 com 2kg de capacidade

Conjunto de manómetros Pappilon adquiridos na Aquaristik (Mais uma vez obrigado André)

Válvula soneloíde adquirida na Ettopi em Mem Martins

Válvulas antiretorno da Tetra

Mangueiras normais de silicone

Seringa de 50Ml

As fotos falam por si, e julgo não ser necessário entrar em detalhes de funcionamento, no entanto quem tiver dúvidas que pergunte.

Conjunto completo

p60600043zb.jpg

Pormenor da Válvula Sonelóide

p60600013wi.jpg

Conta bolhas DIY

p60600057ae.jpg

Retorno do investimento

p60600099iv.jpg

Agora a parte mais interessante, os preços :

Extintor cheio e alterado - 22€ :twisted:

Manómetros - 47€ + portes ( Aqui não há hipótese em poupar...)

Válvula sonelóide + acessários - 30€ :shock:

Mangueirinhas, anti retorno, e seringa tinha lá por casa.

Custo total assim para o redondo - 100€

Será que este valor não compensa as mistelas semanais ?

Daqui a um ano ou mais, quando os 2kg acabarem, eu digo quanto é que me custou reencher a botija... :wink:

Abraço

Publicado:

a unica coisa que eu te dizia para alterares, era trocar o tubo de silicone normal por tubo de tygon, que é muito menos permeavel que o que tens.

Vais ter uma maior poupança ao aproveitar quase a 100% o caudal que estas a libertar.

Publicado:

Boas

Belissimo post

trocar o tubo de silicone normal por tubo de tygon

Nos onde se adquire esse tubo de tygon?

Thanks

jnarciso

Cumprimentos,

Fiquem bem...

Jose Narciso

´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸.¸¸.·´¯`·.¸><((((º>

Publicado:

em qualquer casa que venda artigos da Sera tens disso e penso que se chame mesmo Co2 tubing.

A diferença é visivel, pois o tubo de tygon tem muito mais parede e é menos maniavel que o de silicone normal.

O preço que eu conheço é a volta de 1 euro por metro. Se fosse caro era aquela "paneleirisse" mas sendo muito acessivel é sempre mais uma "paneleirisse" das que realmente fazem a diferença :lol:

Publicado:

Excelente trabalho! :lol:

Uma perguntita em relação a Aquaristik, quanto tempo demorou em chegar o que pedistes? É que pedi umas coisas de lá foi enviado no dia 22/05 e ainda não chegaram...

Desculpem o off-topic

Publicado:

Arnaldo : A encomenda da Aquaristic foi toda tratada com o Andre Silvestre aqui do forum, juntamente com mais encomendas. E sim demorou um bocado, mas quando chegou veio um regulador da Pappilon quando eu tinha encomendado um da marca deles :wink:

Saraiva : Agora é Co2 sem chatices nenhumas... Sempre a bombar !!!

Abraço

Xalam

• 2 semanas depois...
Publicado:

Queria apenas deixar aqui explicado mais em pormenor a questão da válvula sonelóide :

soneloide.jpg

A - Válvula propriamente dita - 20.38€

B - Ficha de adaptação à corrente eléctrica - 3.20€

C - Acessórios para encaixe da vulgar mangueirinha de silicone - 1.12€ x2

Todo este material foi comprado na ETOPI

Quanto à válvula, julgo não ser necessário grandes explicações, basicamente se tiver corrente eléctrica está aberta, senão está fechada. É perfeitamente normal aquecer bastante. O vendedor disse-me que esta está preparada para aguentar temperaturas até 160º.

A ficha de adaptação à corrente serve para fazer chegar a corrente eléctrica à válvula. Num lado tem 3 pernos que encaixam na válvula, no outro tem a ligação polo positivo, negativo e terra. Basta ligar-lhes um fio eléctrico com uma vulgar ficha eléctrica macho na outra ponta.

Os acessórios para as mangueirinhas, enroscam na entrada e saída da válvula e tem uma porca que aperta a mangueira.

Alguma dúvida extra estão à vontade.

Abraço

Xalam

Publicado:

Oi tá muito porreiro e bem explicado, mas gostava de ver melhor o modo como inseres o CO2 no aqua..

E já agora.. Para um novato como eu...

Como posso inserir fotos nos post's omg

Tenho as fotos guardadas no PC, posso inseri-las directamente ou não...

Obrigado

Cumprimentos

Ricardo

Publicado:

Como posso inserir fotos nos post's :)  

Tenho as fotos guardadas no PC, posso inseri-las directamente ou não...

Olá

no que respeita a estas questões a resposta esta aqui -----> http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=23730

p.s. o botão "search" no canto superior direito da página tem alguma utilidade omg

abraços

A.K.A. Kapitonio

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!