krushandkill Publicado: Julho 20, 2006 Publicado: Julho 20, 2006 Xiii...tu é doido...vais pagar couro e cabelo.... Não te metas nisso, se assim que arrancares com o aqua em força e de facto, começares a colocar plantas que precisem de mais iluminação, avisa, manda uma PM ou mail, não custa nada fazer um House Call e dar-te uma mão... Mas já colocaste o CO2, estás a pôr o carro à frente dos bois. CO2 sem luz a condizer nem fertilização, não te vai adiantar de nada, a não ser, baixar o PH e colocar mais variantes no teu aqua...mais valia não o teres posto. Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Joao Cunha Publicado: Julho 20, 2006 Autor Publicado: Julho 20, 2006 Mas mesmo com ele posto é como se não estivesse lá! Passado uma noite aquilo ainda não começou a deitar bolhas ! Que se pode passar? Segui a receita direita. Abraço. Citar
krushandkill Publicado: Julho 20, 2006 Publicado: Julho 20, 2006 Dava jeito que não fosses tão apressado e preguiçoso... A Pesquisa não está ali em cima só para enfeitar a página, sabias? Tens fugas nisso, verifica as colagens... Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Joao Cunha Publicado: Julho 21, 2006 Autor Publicado: Julho 21, 2006 Pois! Antes de vir ver a tua resposta fui confirmar isso. Apertei 1 pouco a garrafa e vi que realmente tenho uma fuga. Senti 1 pouco de ar a sair por entre o silicone e o tubo. Já agora, outra pergunta estúpida mas inocente. Depois de estar tudo vedado devo agitar a garrafa? E apertá-la um pouco para impulsionar o CO2? Abraço. 1 Citar
krushandkill Publicado: Julho 21, 2006 Publicado: Julho 21, 2006 Com a garrafa aberta, abanas para misturar aquilo. Depois pões a rolha e ficas quieto. Nada de apertar nem abanar. Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Joao Cunha Publicado: Julho 21, 2006 Autor Publicado: Julho 21, 2006 Já isolei a tampa e o tubo de novo com cola silicone. Agora é esperar 2h e ver se começa a sair alguma coisa. A que ritmo deverão sair as bolhas? Outra coisa que me está a preocupar apesar de até agora não ter havido nenhum problema visível é o meu ancistru. Nunca reparei até agora se ele teria aquelas duas manchas brancas que apresenta na barbatana. Não me parece ser aquela doença do apodrecimento das barbatanas porque ele ainda não perdeu nenhum pedaço dela desde que vi aquilo. O meu medo é que seja outra coisa da qual não tenho conhecimento. Tirei duas fotos para vos mostrar mas ele mexe-se muito rápido e apanhar uma foto decente é tramado. De qualquer maneira aqui vão elas: Se virem bem, aquela parte branca que se vê em cima também aparece na parte de baixo da barbatana. Que acham que pode ser? Eu tenho aqui em casa SERA Baktopur no caso de ser apodrecimento de barbatanas! Outra coisa, mas mais bonita, esta molly está grávida ? Abraço. Citar
krushandkill Publicado: Julho 22, 2006 Publicado: Julho 22, 2006 As bolhas saiem rápido. Passado uns dias, vai diminuindo até parar de deitar bolhas, mais ou menos ao fim de 2 semanas, altura de fazer nova mistela. O ancistru parece que tem ali qualquer coisa, mas pode ser um fungo e não apodrecimento. Espera mais uns dias, a ver o que acontece. Se fôr fungo, uns banhos em sal e Baktopur, resolve. Faz uma pesquisa aqui, foi lá que vi isso aqui à uns tempos, quando trouxe para casa uma Colisa. A molly, ou tá gorda que se farta, com prisão de ventre ou com brindes. Vais ter de esperar para ver. Vê se ao menos, ela faz as necessidades dela, assim eliminas uma hipótese. Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Joao Cunha Publicado: Julho 22, 2006 Autor Publicado: Julho 22, 2006 O ancistru mantém a sua actividade normal. Aquele pedaço de barbatana ainda não sofreu nenhuma alteração que eu tivesse reparado. Se for um fungo como procedo a esse banho de sal? A molly tinha apenas prisão de ventre . Quanto ao CO2, tenho um pequeno problema. Fiz a mistura conforme indicava no 1º post do tópico http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...4&highlight=co2 e após a ter feito, agitado MUITO bem e colocado a tampa com o tubo, continuo sem saída de CO2 pela pedra difusora que tenho montada dentro do aquário. Se agito um pouco a garrafa com o sistema todo montado começam a sair uma série de bolhas durante algum tempo (até a efervescência terminar). Se apertar a garrafa acontece exactamente o mesmo mas apenas durante o tempo em que a estou a apertar. Não tenho fugas senão quando apertasse ouvia a sair CO2 pela zona onde o tubo entra na rolha. Pus uma válvula anti-retorno porque tenho a garrafa pousada no chão por trás do aquário e como li que deveria pôr para não haver entrada de água na garrafa assim o fiz. Parece que a mistela não tem "potência" para fazer subir o CO2 pelo tubo acima. Só mesmo com a ajuda da impulsão que damos com o agitar da garrafa ou com o aperto da mesma. O que poderá estar mal feito? Segui as mesmas proporções que indicavam na receita e a montagem não tem fugas de ar! Existe alguma posição especial para colocar a pedra dentro do aquário? Coloquei um pouco de fita-cola à volta da válvula anti-retorno. Parecia-me que ela estava estalada num sítio. Agora até nem precisava dela porque tenho a garrafa colocada em cima do aquário. Até tenho medo de pousar a garrafa cá em baixo e que a posição do tubo mude e que perca o fluxo de CO2 que tenho no momento. Fiz um vídeo e tentei colocá-lo no Google mas ainda não está aberto ao público. Gostava de vos poder mostrar o fluxo actual para darem a opinião sobre o mesmo. Abraço. Citar
krushandkill Publicado: Julho 22, 2006 Publicado: Julho 22, 2006 Faz uma pesquisa aqui, foi lá que vi isso aqui à uns tempos, quando trouxe para casa uma Colisa. Ou lá em cima, no lado direito, ou na minha assinatura, é só usares a pesquisa e procurares por fungos...não te dou o peixe, mas acabei de te ensinar a pescar... Molly preguiçosa. Se seguiste a receita direitinha, tens fugas nisso. Lembra-te que convém usar água sem cloro na receita. Para veres a fuga, não confies no ouvido, coloca a garrafa debaixo de água, na banheira ou numa bacia, como se andasses a procurar o furo no pneu de uma bicicleta. Até podes ter fuga na válvula antiretorno, se estiver mesmo rachada. Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Joao Cunha Publicado: Julho 22, 2006 Autor Publicado: Julho 22, 2006 Como já leste, julgo que descobri uma pequena racha na válvula anti-retorno. Coloquei fita-cola transparente e parece que a isolei de forma decente. Agora tenho um fluxo bastante contínuo de CO2 mas a minha dúvida é saber se este fluxo é o que se deve ter ou se está exagerado ou até mesmo se é pouco para o aquário. Abraço. Citar
BMSP Publicado: Julho 23, 2006 Publicado: Julho 23, 2006 Há um produto que faz toda a diferença e que é relativamente barato e que em menos de uma hora podes colocar com segurança os peixes que o ciclo de azoto fica estável e que pode ser aplicado sempre que os nivéis de nitratos estiverem elevados e sempre que quiseres estabilizar o aqua poque não faz mal nenhum. O produto contém das melhores e mais eficazes estirpes de bactérias desnitrificantes, e assim que aplicas o produto elas alojam-se nas massas filtrantes do filtrador formando poderosas colónias decompositoras de nitratos, amónia, etc. Impedindo também que no seu lugar se formem colónias de bactérias causadoras de doenças. Eu quando montei o meu aqua não usei esse produto porque não tinha conhecimento da sua eficácia, mas um dia, um vendedor de uma loja de aquarofilia aconcelhou-me a usá-lo porque tinha acabado de fazer um tratamento com medicamentos contra o ictio e assim o produto iria repor as bactérias que eventualmente teriam sido destruídas com o medicamento, foi assim que fiquei a conhecer o produto. E um dia, reparei que a minha coridora estava muito agitada, não parava quieta, e como as coridoras não possuem escamas como os outros peixes são mais sensíveis a alterações químicas no aqua, como é o caso dos nitratos e geralmente não resistem a tratamentos com medicamentos porque acabam por as matar. Como estava a dizer, ela estava agitada e desconfiei que fossem os níveis de nitratos, amónia... que estavam elevados e então apliquei o tal produto e passado meia hora apenas ela ficou totalmente tranquila e voltou a fazer a sua ronda á procura de algas pelo aqua, fiquei muito impresionado pela rapidez e eficácia dos resultados, por isso aconcelho a todos. Não quero tar a fazer publicidade, até porque não ganho nada com isso, mas á produtos de outras marcas, também com bactérias desnitrificantes mas que não são tão eficazes e após terem sido abertos se não forem refrigerados estragam-se, por isso recomendo o CYCLE da NUTRAFIN. Se fores á procura de informção sobre o produto, percebes logo porque este é o melhor Espero ter ajudado... Abraço Citar Don't worry...be happy!!! ;D
krushandkill Publicado: Julho 23, 2006 Publicado: Julho 23, 2006 BMSP, mas ao menos deste-te ao trabalho de leres este tópico desde o início????? Aqui o nosso camarada JNC já anda a adicionar Nitrivec da Sera, líquido com bactérias nitrificantes, para acelerar o ciclo... JNC, o fluxo, como já escrevi, é rápido no início e depois vai abrandando até parar, dura aí umas 2 semanas. Se quiseres uma coisa mais constante e mais fácil de controlar o fluxo, tens o co2 quimico do ivanpantz (muito bom) ou um sistema de botija + manómetro/regulador (que para o teu aqua, não compensa o investimento). Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
krushandkill Publicado: Agosto 19, 2006 Publicado: Agosto 19, 2006 Bump... :D :D Que tal está tudo até agora? Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Ang3lo Publicado: Agosto 19, 2006 Publicado: Agosto 19, 2006 Bem mas que grande trabalho que esta a ter rapaz espero que corra tudo bem e que tenhas ai um belo aquario :D Eu tb estou a comecar a montar o meu aqua de 80/90L n sei bem os litros k leva mas e um desses valores, gostaria de saber se os testes mais importante de se fazer sao so os do ph e os do nitrato e a dureza basta so estes testes para ter um aqua a funcionar correctamente e a oferecer um bom ambiente para os peixes sao os mais importantes? Para o inicio sigo os passos do segundo post deste topico certo compro aqueles dois produtos e vou pondo durante algum tempo e vou fazendo os testes a agua certo....?como soiu novato nisto mesmo n queria tar a cometer erros nem matar peixes : Citar ::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura:: Cumprimentos Angelo
Joao Cunha Publicado: Setembro 13, 2006 Autor Publicado: Setembro 13, 2006 Depois de algum tempo de ausência venho aqui dar notícias. Para o amigo krushandkill, peço desculpa pela ausência prolongada depois da tua grandiosa ajuda. O aquário está a andar bem. Desde então só tive uma baixa, a molly branca, mas essa coitada já tinha passado pelas piores condições de água que possa existir em aquários . Comprei uma laranjinha para a substituir e já lá está à uns bons tempos e anda rija. Substituí as plantas que tinha no fundo do aquário porque não conseguiram fazer raíz e coloquei umas mais densas que me tapam praticamente todo o vidro de trás. A plantação baixa tenho estado a fazer com anúbias. A bomba de O2 não a tenho ligada e a de CO2 não funcionou muito bem e portanto decidi tirá-la. O meu próximo investimento é em iluminação de jeito porque como já foi mais que batido, a que tenho é insuficiente. Julgo que vou magicar alguma forma de fazer outra tampa para o aquário mas com mais calhas para poder meter aquelas lâmpadas T não sei quantos (ainda não estudei o assunto). Uma questão que te queria colocar era acerca de fertilização do meu aquário. Quando a devo começar a fazer? Já passou todo este tempo e ainda não lhe coloquei nenhum fertilizante. Achas que está na hora de o fazer? Se sim, qual devo usar e de que tipo (se existir mais que um)? Outra coisa que gostava de perguntar é acerca do filtro. No outro dia vi a molly laranja com umas marcas brancas e meti o medicamento para os fungos. Agora que ela me parece melhor, meti carvão para eliminar o medicamento. Arranjei uma meia de senhora e meti-lhe lá carvão próprio e entalei-o entre as duas esponjas do filtro. Agora quando o liguei depois de fazer TPA, o filtro está a funcionar bem mas em certos intervalos de tempo, não constantes, vai intercalando o bom funcionamento com uma "cuspidela" de água que trás uma série de bolhinhas de ar. Será que isto faz mal? Posso estragar o filtro? Quanto a ti Ang3lo, acho que devias seguir este tópico à risca (eu já o considero uma espécie de guia para quem estava na minha situação). Segue as instruções preciosas do krushandkill e verás que tudo vai correr bem. Só tens de adaptar os valores de certas coisas que mencionamos à litragem do teu aquário (como as TPA's por exemplo). Abraço. Citar
krushandkill Publicado: Setembro 18, 2006 Publicado: Setembro 18, 2006 Uma questão que te queria colocar era acerca de fertilização do meu aquário. Quando a devo começar a fazer? Já passou todo este tempo e ainda não lhe coloquei nenhum fertilizante. Achas que está na hora de o fazer? Se sim, qual devo usar e de que tipo (se existir mais que um)? Isso depende das plantas e do que queres fazer com o aqua. Olha para elas, vê se alguma apresenta folhas com deficiências ou se alguma das plantas está com o crescimento demasiado lento. Outra coisa que gostava de perguntar é acerca do filtro. No outro dia vi a molly laranja com umas marcas brancas e meti o medicamento para os fungos. Agora que ela me parece melhor, meti carvão para eliminar o medicamento. Arranjei uma meia de senhora e meti-lhe lá carvão próprio e entalei-o entre as duas esponjas do filtro. Agora quando o liguei depois de fazer TPA, o filtro está a funcionar bem mas em certos intervalos de tempo, não constantes, vai intercalando o bom funcionamento com uma "cuspidela" de água que trás uma série de bolhinhas de ar. Será que isto faz mal? Posso estragar o filtro? De certeza que encaixaste bem todas as partes do filtro depois de o teres desmontado? Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Joao Cunha Publicado: Setembro 18, 2006 Autor Publicado: Setembro 18, 2006 O problema do filtro está revolvido. Não era nada de especial. Quanto à fertilização do aquário, eu não tenho turfa ou substracto por baixo do areão. Ele tem feito o efeito e as plantas por enquanto têm-se mantido. As anúbias anãs estão impecáveis. As mayacas penso estarem um pouco amareladas (pouca coisa) junto ao caule. Poderei resolver este problema com adubo liquído? Qual achas que deva usar? Mandei vir uma calha de 2*36W, um kit de CO2 da JBL com sistema interior em expiral em vez de pedra difusora e um tronco plantado com musgo. Depois vou comprar mais uma dúzia de plantas para tentar tapar praticamente todo o areão e vou meter mais uns gomos destas pedras na zona de areia para eviar que os peixes revirem tanto aquilo e também acho que fica mais bonito. Que achas? Discordas de algo? Lembro-me de me teres dito que o sistema de CO2 era desnecessário agora para o início mas o aquário já começa a ter algum tempo e julgo que as plantas já o começam a pedir não? Abraço. Citar
krushandkill Publicado: Setembro 19, 2006 Publicado: Setembro 19, 2006 Com tanta planta, aumento de luz e fertilização, é mesmo preciso o CO2. Podes usar fertilizante líquido da Sera, TMG, caseiro... Usa o que der melhores resultados contigo. Eu ando a usar caseiro, fica-me mais barato, mas eu tenho 1 aqua enorme, com plantas a mais, que consumem muito e depressa. As mayacas amareladas, pode ser falta de potássio. Mas isso não tem um nome mais cientifico? Por mayacas, não estou a ver o ke é. Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Joao Cunha Publicado: Setembro 19, 2006 Autor Publicado: Setembro 19, 2006 Sim. Na realidade têm um nome mais científico que é Rotala sp. ''Nanjenshan'' (''Mayaca sellowiana''). Sendo assim vou mandar vir o kit de CO2, a calha (que te parece a potência dela?), o tronco plantado e o adubo líquido. Como posso compensar essa falta de potássio? Abraço. Citar
Recommended Posts