krushandkill Publicado: Junho 23, 2006 Publicado: Junho 23, 2006 Compra. Guarda os flocos. Um tronco dá sempre jeito. Baixa o pH, alimenta o ancistru, fica bonito.... Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Joao Cunha Publicado: Junho 24, 2006 Autor Publicado: Junho 24, 2006 Mas o aquário já está tão cheio com as plantas e as pedras . Não vejo espaço para por um tronco. Fiz uma TPA na 4ª feira e ao bocado decidi fazer um teste de nitratos. Continuam nos 40mg/L ! Li no frasco de SERA Nitrivec o seguinte: No caso de nitritos elevados adicione de imediato 50ml de SERA Aqutan e 50ml de SERA Nitrivec por cada 100L de água. Assim o fiz. Tinha os nitratos elevadíssimos ao fim deste tempo todo e optei por adicionar os 20ml (proporção para o meu aquário) deste dois produtos. Agora vou esperar para ver o que acontece. Quando devo realizar outro teste para ver se a adição dos produtos fez efeito? Abraço. Citar
Nuno Antunes Publicado: Junho 25, 2006 Publicado: Junho 25, 2006 Desculpa lá a pergunta... mas já pensaste que esse nivel elevado de nitratos pode estar ligado ao facto de estares a usar areia fertil? (teoricamente não devia ter nitratos mas não se sabendo a marca é complicado saber se é areia "decente" ou não) Talvez o numero de plantas que tens não seja ainda o suficiente para controlar todos esses nitratos e então nesse caso o ideal seria talvez dar tempo e condições às plantas para que crescam. Se fazes tpa's e os nitratos estão sempre lá em cima há no fundo 4 hipoteses: -A areia tem nitratos. -A água da torneira já vem com nitratos -Tens lixo no fundo -O teste está estragado. Faz o seguinte teste: Pegas em 2 recipientes. Num metes um pouco dessa areia fertil. O outro deixas vazio. Depois juntas água da torneira nos 2 e medes os nitratos. Deixas estar um dia e voltas a medir os nitratos. Assim verificas logo se é da areia ou não. Para ver se é do teste, usa água engarrafada... na garrafa vem escrito o teor de nitratos (no3) presente, depois é só comparar com o resultado do teste. Um aviso... vê a cor do teste ao ar livre e não perto das lampadas do aquário! A cor da lampada altera a cor do teste aos nossos olhos. Ainda ontem fiz um teste de amónia no meu aqua e dava elevado (verde)... só depois percebi que a componente azul das lampadas estava a associar-se com a cor amarela do teste e a baralhar os meus olhos. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Joao Cunha Publicado: Junho 25, 2006 Autor Publicado: Junho 25, 2006 Eu contava que ela fosse decente. Tanto que na Ornimundo eles usam esta areia nos aquários que têm em exposição e os peixes estão saudáveis. Ontem acrescentei aquela quantidade brutal de SERA Nitrivec e ao bocado fiz o teste. Mais uma vez nitratos no máximo (40mg/L). Desconfio que o problema seja da areia. Do teste? Talvez. Tenho de experimentar comprar outro. Tenho que ver se faço as experiências que me recomendaste Nuno Antunes. Estou farto desta porra do ciclo do azoto. Já me começa a enervar. Abraço. Citar
krushandkill Publicado: Junho 25, 2006 Publicado: Junho 25, 2006 Alguma coisa se passa camarada. Não é possivel. Só podes ter o teste estragado. Faz os testes do Nuno, vê a cor ou numa sala diferente, ou ao ar livre. Pede também a outra pessoa para ver as cores, pode ser erro dos teus olhos. Experimenta amanhã fazer novo teste de nitratos à água do aqua. É que se fôr da areia, é estranho, pode ser o mais foleira possivel, mas não te devia pôr os nitratos tão altos em tão pouco tempo... Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Joao Cunha Publicado: Junho 26, 2006 Autor Publicado: Junho 26, 2006 Exacto. Não pode ser da areia. Eles na Ornimundo utilizam isto e o rapaz que lá trabalha disse que a areia era boa e não trazia problema. Será que é da areia de coral que tenho no centro do aquário? Disseram-me que este tipo de areia não influenciaria nos nitratos mas sim um pouco no pH. Mas nada de especial. O pH mantém-se entre os 7,5-8 como sempre esteve. Dos meus olhos não deve ser . A minha namorada vê o mesmo e estamos a fazer o teste à luz do dia. Nem na divisão da casa onde está o aquário o estamos a fazer. Vou comprar outro teste para ver o que acontece. Acho muito estranho ter começado um aquário do 0 para evitar este problema dos nitratos e este ser o primeiro a acontecer. Também acho estranho que seja do teste porque ele encontra-se guardado num local seco e escuro. Nem ao sol está. Não vejo como poderá estar estragado. Tenho de fazer o teste que me indicaram. Abraço. Citar
Nuno Antunes Publicado: Junho 26, 2006 Publicado: Junho 26, 2006 Não coloques à partida nenhuma hipotese de lado por mais estranha/improvável que possa parecer :D Tenta eliminar os factores um a um até conseguires isolar o problema. Já eliminaste o problema humano. Agora testa a água de garrafão para eliminar a possibilidade do teste estar marado. E depois vais fazendo os outros testes que te disse. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Paulinho Publicado: Junho 27, 2006 Publicado: Junho 27, 2006 Não coloques à partida nenhuma hipotese de lado por mais estranha/improvável que possa parecer :D Tenta eliminar os factores um a um até conseguires isolar o problema. Já eliminaste o problema humano. Agora testa a água de garrafão para eliminar a possibilidade do teste estar marado. E depois vais fazendo os outros testes que te disse. Oi... Faz o que o Nuno Antunes te disse....para realmente descobrires o que se passa ai! Mas uma coisa te digo...Não desanimes...!!!!!! Digo isto por experiência própria...Quando tive este aqua a uns anitos, os peixes morriam, sem eu saber porque (tambem era um puto e não ligava aos testes ). Mas voltei para isto, e já tenho 4 peixes no aqua à duas semanitas, e parecem estar bem de saude! Continua, que vais ver que terás mais sorte. Cumps Citar "The Black Ocean" - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=44358 Paulo Santos - http://pauloxantox.no.sapo.pt P&T Modding - http://ptmodding.no.sapo.pt
krushandkill Publicado: Junho 30, 2006 Publicado: Junho 30, 2006 E novidades, já há? Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Joao Cunha Publicado: Julho 6, 2006 Autor Publicado: Julho 6, 2006 Ontem fiz outra TPA mas esquecime de fazer os testes. De qualquer das formas ainda não pude confirmar se o problema era do teste e ainda não tive tempo para passar numa loja de animais. Tenho é um problema que me anda a chagar a cabeça desde o começo. As plantas que comprei, vinham com os pés todos agarragos por uma "amarra" de chumbo. Na loja disseram-me para retirar o chumbo e plantar cada pé da planta individualmente (eles já vinham separados). O problema é que a areia como é composta por pedaços um pouco grandes, não confere consistência a um pé daqueles tão fino e basta o Ancistru passar lá e tocar na planta que ela soltasse e vem à superfície. Detesto ver as plantas soltas. Como posso contornar isto? Abraço. Citar
krushandkill Publicado: Julho 11, 2006 Publicado: Julho 11, 2006 Junta mais areia à volta da planta, apenas durante umas 2 semanas, para elas ganharem raizes e agarrarem-se bem. Depois podes alisar a areia novamente. É assim que faço no meu aqua grande, o meu ancistru e os 2 botias palhaço são muito trapalhões... Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Joao Cunha Publicado: Julho 13, 2006 Autor Publicado: Julho 13, 2006 O meu ancistru sozinho destrói a casa toda. Cada vez que faço a TPA tenho de andar com a rede a tirar pedras e areia preta de cima da areia de coral. Fiz ontem outro teste aos nitratos. Continuam no máximo. Ainda não pude fazer a experiência com a água de garrafa. Tenho de passar numa loja qualquer de animais porque já me morreram duas plantas e estou a precisar de um produto qualquer que me trate das plantas. Acho que a areia por si só não chega. Outra excelente notícia é que tenho caracóis dentro do aquário a comerem-me as plantas . Existe um produto para os matar não é? Acho que começo a entender o problema dos nitratos. Hoje fiz o teste que foi referido anteriormente pelo Nuno Antunes. Peguei numa garrafa de água e vi que o valor de nitratos era de 2mg/L. Fiz o teste e assim deu. A cor verificada era o amarelo que correspondia aos valores mais baixos de nitratos. Posso concluir que o teste não está estragado. Como ainda não estava descansado, fui fazer o teste à água da torneira e para meu espanto o valor era de 5mg/L em 20ml de água (tom alaranjado perto do primeiro vermelho). Nitratos elevados vindos directamente da água da torneira não? Não contava com isto na água cá de casa. Com os nitratos a virem já assim na água e depois ainda a acrescentar a comida, dejectos dos peixes, etc, é natural que estes estejam sempre elevados correcto? Comecei a pensar como contornar este problema e lembrei-me que tenho uma caneca de filtrar água da Brita (http://www.brita.com/) que tem um filtro e me deixa a água com os nitratos a 0 tal como a água da garrafa (0 ou perto disso). Pensei que posso utilizar a caneca para meter água no aquário nas TPA's. Será que este filtro me tira alguma coisa da água essencial para os peixes e plantas? Estava a ler as FAQ's do thekribs e constatei o seguinte: Durante o processo de ciclo, os níveis de amónia vão subir e depois repentinamente baixar à medida que as bactérias formadores de nitritos se estabelecerem. Dado que as bactérias formadoras de nitrato só começam a aparecer quando houver nitritos presentes em quantidade suficiente, os níveis de nitrato vão disparar (à medida que a amónia acumulada é convertida), continuando a subir à medida que a amónia produzida é convertida em nitritos. Uma vez as bactérias formadoras de nitratos estejam estabelecidas, os níveis de nitritos vão cair, os níveis de nitratos vão subir, e o aquário está em ciclo. O seu aquário estará totalmente em ciclo assim que haja produção de nitratos (e os níveis de amónia e de nitritos sejam zero). Para determinar quando o ciclo está completo, compre os kits de teste apropriados (veja a secção de Test Kits) e meça os níveis, ou leve uma amostra de água à loja de peixes deixando-os efectuar os testes por si (talvez por uma pequena quantia). O processo de ciclo demora normalmente entre 2 a 6 semanas. A temperaturas abaixo de 21C, demora mais a fazer o ciclo do aquário. Em comparação com outros tipos de bactérias, as bactérias nitrificadoras crescem lentamente. Em condições óptimas, são precisas 15 horas para uma colónia duplicar de tamanho! Querem dizer que os nitratos não fazem mal aos peixes? O que faz mal é a amónia em demasia e os nitritos? Eu NUNCA fiz teste à amónia nem aos nitritos. Simplesmente faço aos nitratos e obtenho sempre valores elevados. Mas pelo gráfico, começa por existir amónia que depois é convertida em nitritos e seguidamente em nitratos. Assim que isto acontece o aquário está em ciclo (segundo o texto extraído do site). Isto quer dizer que o meu aquário está em ciclo e os peixes não estão a sofrer lá dentro? Eu achava que estava tudo mal porque os nitratos estavam sempre elevados mas segundo o que li agora e me deu a entender é que o aquário só está bom e ciclado quando os nitratos estiverem elevados. Estarei a fazer a interpretação correcta? Deverei comprar testes para verificar os níveis de amónia e nitritos para confirmar se estes estão a zero? Abraço. Citar
krushandkill Publicado: Julho 18, 2006 Publicado: Julho 18, 2006 Nitrato é um Macro nutriente, usado pelas plantas. Amónia e nitritos são veneno para os peixes. Poupa dinheiro nestes testes, vais precisar de dinheiro para peixes e plantas... Não sei até que ponto um valor extraordinariamente alto de Nitratos pode afectar um peixe. Talvez lhes cause stress? O estranho no teu caso, é teres começado o aqua já com valores altos de nitratos...como já te sai assim da torneira e tens valores altos no aqua, quer dizer que as plantas não estão a consumir isso tudo... Leva uma amostra da água a uma loja onde te façam os testes de borla...eu quando começei o ciclo dos meus 2 aquas (e de vez em quando ainda faço), levei amostras à Jardiland, na Maia, a loja onde me iniciaram nisto de peixarada... Agora que já passaram bastantes dias desde que iniciaste o aqua, está na hora de atirares mais um ou 2 peixes para lá. Se em vez do ancistru, morreram 2 plantas, quer dizer que lhes falta alguma coisa: luz, co2, Fosfatos, Nitratos ou Potássio...Nitratos não deve ser! Como estás de luz e Co2? E já agora, que plantas foram? Põe uma folha de alface dentro do aqua à noite, de manhã, tira-a, devem lá estar bastantes caracóis. Uns com tanto e outros com tão pouco. Os meus 2 Botias Palhaço andam tristes, acabaram com todos os caracóis que eu tinha no aqua... Não te metas já a fertilizar as plantas com nada, deixa passar mais um tempo. Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Joao Cunha Publicado: Julho 18, 2006 Autor Publicado: Julho 18, 2006 Hmm excelentes notícias krushandkill. Já meti duas molly's lá para dentro. Tenho feito as TPA's e tenho aspirado o fundo da melhor forma que posso. Ando sempre com a rede dos peixes a apanhar todos os pedaços de lixo que andem soltos no aquário. As duas plantas que morreram não sei dizer o nome . Mas já estavam todas castanhas. O resto das plantas têm sido comidas pelos caracóis. Vou tentar isso da folha de alface. Agora já entendo e já acho natural o meu nível de nitratos. Com a água a vir da torneira já assim não era de estranhar certo? Quanto à morte das plantas não sei que dizer. Não tenho nenhum alimentador de CO2 e de iluminação tenho apenas uma lâmpada Power Glo cor-de-rosa de 15W. Julgo que esta é insuficiente. Abraço. Citar
krushandkill Publicado: Julho 19, 2006 Publicado: Julho 19, 2006 Não chateies tanto os peixes com a rede, apanha só alguma folhita maior que esteja a boiar. Se ficar algumas no fundo, passam a ser adubo. Hoje à tarde, comprei um teste de Nitratos. Como quero começar a fertilizar como deve ser, comprei. Analisei a água do meu aqua de 60 cm, Nitratos no máximo. Testei a água do meu aqua de 150cm, Nitratos a 5mg/lt, valor óptimo. No aqua de 60cm, as corydoras, molly, neons, colisas e vários camarões Red Cherry, não estão minimamente preocupados, estão bem vermelhos e até me parece que tenho uma "camaroa" com ovos. De qualquer maneira, atirei fertilizante lá para dentro e fiz uma nova mistela de CO2 caseiro...considerando que fiz uma TPA à 2 dias atrás... Nunca até hoje me preocupei com a água da torneira, provavelmente até vem cheia de Nitratos como a tua... Andei a fazer umas pesquisas hoje e pelo que encontrei, Nitratos em excesso apenas enfraquecem peixes e plantas (uma novidade para mim). Acabam por descer para níveis aceitáveis com a maturação do aqua, mudas de água, limpeza do areão, adição de bactérias e desenvolvimento das plantas (isto já eu sabia). A lâmpada que tens, chega para plantas com pouca exigência de luz, tipo Limophila sessiflora, Higrophylas polysperma, Feto de Java, Anúbias... se descobrires o nome das plantas que tens, podes fazer uma pesquisa no Google e ver as necessidades de cada uma. Podes sempre tirar fotos de cada uma das plantas e colocar aqui no fórum... Por baixo do teu filtro interno, cabe um tronquito pequeno...vê se arranjas um pequenito para lá, o ancistru vai agradecer. Daqui a umas semanas, o teu aqua estabiliza, as bactérias nitrificantes já formaram uma colónia enorme e já nem vais precisar do Nitrivec. Uma despesa a menos. Mais umas semanas, começas a fazer podas e a replantar, daqui a nada, tens o aqua cheio de plantas e não precisas de comprar mais plantas. Duas despesas a menos. Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Joao Cunha Publicado: Julho 19, 2006 Autor Publicado: Julho 19, 2006 Porreiro . Eu tinha aquelas plantas que falei de um só pé cada. Mas como estavam sempre a sair optei por tirá-las e hoje de tarde vou passar numa loja e vou comprar outras e mais plantas mas que tenham todos os pés unidos numa só raiz. Assim tenho a certeza que como se trata de um maior volume debaixo do areão não vão sair com facilidade. Vou também adquirir o pequeno tronco que me aconselhas. Essa dos nitratos foi má notícia mas se tu dizes que vai acabar por estabilizar eu fico mais descansado :D. Vou agora de tarde montar um alimentador de CO2 e estava a pensar fazer uma bomba de ar mas não sei como a fazer. Alguém me indica como a fazer? Que fertilizante foi esse que puseste? Que vantagens trás? Deveria fazer o mesmo? Quanto à iluminação, já andei à procura de calhas para o meu aquário que suportem mais uma lâmpada mas não encontrei . Disseram-me para ver na secção do DiY mas eles não colocam mais lâmpadas tipo a Power Glo. Limitam-se a acrescentar uma lâmpada com 30 e tal W de potência não percebo bem porquê. Não se deveria colocar apenas lâmpadas que favorecessem peixes e plantas? Lâmpadas especializadas para aquários como a Power Glo por exemplo. Abraço. Citar
krushandkill Publicado: Julho 19, 2006 Publicado: Julho 19, 2006 Porreiro . Eu tinha aquelas plantas que falei de um só pé cada. Mas como estavam sempre a sair optei por tirá-las e hoje de tarde vou passar numa loja e vou comprar outras e mais plantas mas que tenham todos os pés unidos numa só raiz. Assim tenho a certeza que como se trata de um maior volume debaixo do areão não vão sair com facilidade. Não é por teres só um pé de planta que ela se solta...assim que ganhar raizes, um pé segura tão bem como um monte deles plantados todos juntos... Vou agora de tarde montar um alimentador de CO2 e estava a pensar fazer uma bomba de ar mas não sei como a fazer. Alguém me indica como a fazer? Tens poucas plantas, o aqua tá no inicio, espera mais uum pouco para te prrecuupares com o CO2. Tens um filtro interno, o aqua destapado, podes coomprar uuma bomba de ar numa loja, mas não vai lá estar a fazer nada, apenas barulho. Que fertilizante foi esse que puseste? Que vantagens trás? Deveria fazer o mesmo? Tens poucas plantas para te andares a preocupar com fertilizantes...e as que tens, ainda nem sabes o nome nem as necessidades de cada uma. Quanto à iluminação, já andei à procura de calhas para o meu aquário que suportem mais uma lâmpada mas não encontrei . Disseram-me para ver na secção do DiY mas eles não colocam mais lâmpadas tipo a Power Glo. Limitam-se a acrescentar uma lâmpada com 30 e tal W de potência não percebo bem porquê. Não se deveria colocar apenas lâmpadas que favorecessem peixes e plantas? Lâmpadas especializadas para aquários como a Power Glo por exemplo. Abraço. Ao se colocar lampadas de espectro diferente, está-se além de aumentar os watts no aqua, vai-se variar a cor da luz que é fornecida às plantas... Se tiveres dúvidas, vai lendo isto: http://faq.thekrib.com/pt/plant-lighting.html http://www.aquahobby.com/articles/b_luz.php http://www.aquahobby.com/articles/b_ilum.php Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Lirio Publicado: Julho 19, 2006 Publicado: Julho 19, 2006 Boas João, Fiz uma pequena pesquisa e encontrei este material, provavelmente já estás a par, mas aqui fica: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...=plantas+soltas http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...=plantas+soltas http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...=plantas+soltas http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...=plantas+soltas usar uma pinça comprida, eu tenho uma e comprei numa transversal na baixa lisboeta.... agora dizer o nome é que são elas, sei lá ir... se precisares dá-se um jeito para saber o nome da loja.... o engraçado é que não uso neste hobby, uso para trabalhar com ventosas em terapia... a segunda sugere usar e prender com algodão.... e as duas últimas dão pistas para casos de falta de nutrientes nas ditas.... é sempre bom saber, bjs e boa sorte, Lili Citar APK 226 *** Terapeuta de Shiatsu e Massagem Ayurvédica
krushandkill Publicado: Julho 19, 2006 Publicado: Julho 19, 2006 Lili, diz aí o tamanho da pinça, preço e se compras e envias pelo correio...precisava de uma. Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Lirio Publicado: Julho 19, 2006 Publicado: Julho 19, 2006 Boas Sérgio, O tamanho não te posso dizer agora porque não a tenho em casa... mas assim que tiver novidades entro em contacto, com o preço, já com tudo... dizes se manténs o interesse e depois lá vai ela... ou não.. bjs, Lili Citar APK 226 *** Terapeuta de Shiatsu e Massagem Ayurvédica
krushandkill Publicado: Julho 19, 2006 Publicado: Julho 19, 2006 Boa, se calhar aqui o JNC também vai querer uma... Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Joao Cunha Publicado: Julho 19, 2006 Autor Publicado: Julho 19, 2006 Para que é a pinça? Para apanhar e "espetar" melhor as plantas no areão? E também para apanhar as coisas soltas? Abraço. Citar
Lirio Publicado: Julho 19, 2006 Publicado: Julho 19, 2006 Boas João, Exactamente, nem mais... ainda não pratiquei mas observei atentamente, alguém que o fez, umas piquenas podas e cortes às mais amarelitas... convém é ter um panito por perto, porque os materiais não são os melhores e pode enferrujar com facilidade... entonces que tal ? reparei que vocês são do mesmo sitio, mais tarde, o.s. segunda-feira já dou noticias, e depois decidem... bjs Lili Citar APK 226 *** Terapeuta de Shiatsu e Massagem Ayurvédica
Joao Cunha Publicado: Julho 20, 2006 Autor Publicado: Julho 20, 2006 Boa ideia Lili. Dá-nos então informação sobre essas pinças. Aposto que dariam bastante jeito . Quanto a mim, já meti um Botia Palhaço lá para dentro e espero que ele já esteja virado para os caracóis. Montei uma bomba de ar (só funciona durante a noite) e um alimentador de CO2 caseiro (24h por dia). Só o montei à cerca de 1h portanto ainda não começou a deitar bolhas. Comprei também 3 Anúbias e já as plantei. Até ficam engraçadas. Julgo que o aquário começa a tomar rumo. Só me resta resolver o problema da iluminação. Passei hoje na loja de animais do Parque Nascente e falei com a rapariga do balcão. Perguntei se era possível arranjar uma calha para o meu aquário onde fosse possível meter duas lâmpadas. Ela disse que bastava levar lá a tampa do mesmo que se tiravam medidas e mandavam fazer uma nova com espaço para duas lâmpadas. A questão que vos coloco é se compensa. Dinheiro não é problema. O que me interessa é a saúde do aquário. Ficaria melhor servido se arranjasse uma tampa com esta característica? Que lâmpada colocaria lá depois para fazer par com a que já tenho? Abraço e obrigado a todos que me têm ajudado neste tópico até agora. Citar
Recommended Posts