Visitante Publicado: Fevereiro 12, 2004 Publicado: Fevereiro 12, 2004 Mex1co.. é obvio que um aquario de 92L com apenas 18 watts é insuficiente. Daquilo que já percebi as melhores lampadas para o teu aquario são as fluorescentes daylight, as hqi ou as fluorescentes compactas. Podes ver a cima, neste thread imagens destas lampadas. As fluorescentes (Lampada 7) são de facto tubulares e de 59 cms só encontras a 18 watts. Terias de encher a tampa do aquario cheia de lampadas.. o que é obviamente pouco prático. As HQI (Lampada 4) não têm o mesmo tamanho das fluorescentes. Estas lampadas sao dificeis de encontrar e têm a dimensão da palma da tua mao. Colocam-se num projector diferente das fluorescentes. Podes "montar" o projector (lê os posts deste thread) ou comprar um já completo (custam à volta dos 90 euros). Outra opção são as fluorescentes compactas (Lampada 5 e 6). São novamente pouco praticas já que tens de colocar várias lado a lado para satisfazer a necessidade de luz do aquario. É obvio que o CO2 que estás a introduzir no aquario não compensa a falta de luz. Cada macaco no seu galho. Já agora.. o CO2 é caseiro, ou de Hi-Tech? Espero ter ajudado... .... agora a continuação do post: Além desse projector precisas de um balastro (transformador) uma rectância e/ou um ignitor :D Pois... e montar isso tudo? lol.. tenho algumas qualidades mas electrecista não é uma delas! :D O projector de halogéneo tem de ser de 500 watts no minimo? Se puser uma HQI de 150 watts num projector de halogeneo de 500 watts, afinal.. quanto estou a gastar? 150, ou 500 ? Obrigado Citar
Visitante Publicado: Fevereiro 12, 2004 Publicado: Fevereiro 12, 2004 poix enquanto que eu montei uma tampa para o meu aquario por 20E (preço sem lampadas) um HQI custa 90... alem de que depois cada lampada custa perto dos 50 E entquanto que as tubulares custam 10E +/- acho que é tudo uma questão de opções.. Citar
Visitante Publicado: Fevereiro 13, 2004 Publicado: Fevereiro 13, 2004 viva, Desculpa lá, João.. mas deves estar a fazer alguma confusão, a menos que nao tenhas contado tudo! Porque não podes usar uma HQI num refletor de lampadas de halógeneo comuns. Os refletores para HQIs têm além do refletor, um dispositivo qualquer (que nao faço ideia de como se chama.. mas deve ser aquilo para "arrancar" a luz). Um refletor de Halógeneo custa por volta dos 5 Euros.. um refletor de HQI custa por volta dos 90 Euros. Não estarás a pensar que a tua lampada é uma lampada comum de halogeneo? É que HQI em refletor de halógeneo não combina! Tens que comprar também uma reactância. A minha custou à volta de 30 uros. O reflector +/- 5euros. O projector de halogéneo tem de ser de 500 watts no minimo? Se puser uma HQI de 150 watts num projector de halogeneo de 500 watts, afinal.. quanto estou a gastar? 150, ou 500 ? O Projector convém ser o mais potente possivel. Se tiveres uma lampada de 150w só gastas 150w. Pois... e montar isso tudo? lol.. tenho algumas qualidades mas electrecista não é uma delas!É facil. A reactancia tem 3 fios de um lado para ligares aos 220V, o amarelo e verde é a terra, os outros 2 não interessa a ordem. Do outro lado da reactância tens 2 fios para ligares ao projector que também não interessa a ordem (cuidado que nestes fios passa alta tensão). poix enquanto que eu montei uma tampa para o meu aquario por 20E (preço sem lampadas) um HQI custa 90... alem de que depois cada lampada custa perto dos 50 E entquanto que as tubulares custam 10E +/- acho que é tudo uma questão de opções.. Cada lampada custa 50 euros mas duram 2 anos, as fluorescentes custam 10 euros mas duram cerca de 8 meses. Se tiveres por exemplo 4 lampadas fluorescentes que tens que mudar a cada 8 meses ou apenas 1 HQI que mudas a cada 2 anos, qual escolhias? Citar
Visitante Publicado: Fevereiro 13, 2004 Publicado: Fevereiro 13, 2004 Desculpa lá, João.. mas deves estar a fazer alguma confusão, a menos que nao tenhas contado tudo! Porque não podes usar uma HQI num refletor de lampadas de halógeneo comuns. Os refletores para HQIs têm além do refletor, um dispositivo qualquer (que nao faço ideia de como se chama.. mas deve ser aquilo para "arrancar" a luz). Um refletor de Halógeneo custa por volta dos 5 Euros.. um refletor de HQI custa por volta dos 90 Euros. Não estarás a pensar que a tua lampada é uma lampada comum de halogeneo? É que HQI em refletor de halógeneo não combina! Tens que comprar também uma reactância. A minha custou à volta de 30 uros. O reflector +/- 5euros. Pois bem.. parece que vamos aos bocados.. Só tens um Projector de Halógeneo e uma Reactância? Ou tens um Projector de Halojeneo + Reatância + Condensador + Swich (?? nao sei como se chama) ? É que comprar o projector e o material todo são +/- 40 Euros + lampada (45 Euros) = 85 Euros.. Sendo assim.. prefiro comprar um projector com tudo montadinho e (de certeza) esteticamente mais bonito.. por 90 euros. O que pensas sobre isto? Não achas que, fazendo as contas.. não é a melhor solução? Citar
ramirezi Publicado: Fevereiro 14, 2004 Publicado: Fevereiro 14, 2004 Bem, há aqui muita confusão e vou tentar dar algumas "luzes" já que trabalho em iluminação. Kelvins é unidade de medida da Temperatura de cor. A cor da luz é determinada pela sua temperatura de cor. Uma lâmpada incandescente tem uma temperatura de cor de 2700 kelvins e uma lâmpada fluorescente luz do dia tem mais de 6000 kelvins. O que é importante para o nosso caso, principalmente para quem tem aquários plantados, não é tanto a temperatura de cor (embora seja muito importante em termos estéticos), mas a intensidade luminosa.A intensidade de iluminação indica a quantidade de fluxo luminoso que recebe uma superficíe.Depois existem outros conceitos como a tonalidade, que é expressa pela temperatura de cor, e a restituição de cor (indíce Ra).Uma fonte de luz Ra=100, como é o caso do sol, mostra todas as cores correctamente.Quanto menor for o valor de Ra, pior é a restituição das cores.Dúvidas? Citar LOJA ONLINE AQUAEDENhttp://www.aquaeden-shop.net LOJA FÍSICA AQUAEDEN Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B Malveira (em frente das Trouxas da Malveira) Telemóvel:963551737/925152246/937094319 Telefone fixo: 212407737http://www.facebook.com/aquaedenshop
ramirezi Publicado: Fevereiro 14, 2004 Publicado: Fevereiro 14, 2004 As lâmpadas HQI, ou lâmpadas de iodetos metálicos, são lâmpadas de descarga em alta pressão. Funcionam de maneira completamente diferente das lâmpadas incandescentes. Uma descarga elétrica entre os elétrodos das lâmpadas faz com que o gás de enchimento do tubo de descarga emita luz.Portanto a luz é produzida por um arco de descarga. Isto tudo para dizer que todas as lâmpadas de descarga precisam de uma reactância, que é uma espécie de balastro que limita a descarga e possibilita o acendimento. Portanto as lâmpadas de iodetos metálicos todas necessitam de um projector com a respectiva reactância, convencional ou eletrónica, e ainda um ignitor. A Osram lançou recentemente as lâmpadas HCI, que superam em eficácia luminosa e em restituição de cores as "antigas" HQI, e que comecei agora a usar num dos meus aquários plantados.Também nestas lâmpadas existem é claro, diferentes temperaturas de côr e indíces de restituição de cores. Citar LOJA ONLINE AQUAEDENhttp://www.aquaeden-shop.net LOJA FÍSICA AQUAEDEN Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B Malveira (em frente das Trouxas da Malveira) Telemóvel:963551737/925152246/937094319 Telefone fixo: 212407737http://www.facebook.com/aquaedenshop
Visitante Publicado: Fevereiro 15, 2004 Publicado: Fevereiro 15, 2004 Olá Ramirezi.. obrigado pela tua explicação! Já agora.. impõe-se uma pergunta. As lampadas HCI têm um projector proprio? ou podem ser usadas nos projectores para lampadas HQI? E a diferença de preços? Estas novas lampadas são muito mais caras? Obrigado Citar
ramirezi Publicado: Fevereiro 15, 2004 Publicado: Fevereiro 15, 2004 Nas novas lâmpadas de iodetos metálicos HCI da Osram , a principal mudança reside na forma da ampola de cerâmica central, que deixou de ser cilíndríca para passar a ser oval, e maior.Segundo a Osram esta nova ampola possibilita um aumento de iões geradores de luz existentes, produzindo um espectro mais completo. Uma das novas lâmpadas tem um índice de restituição de cor de nível 1A, ou seja, Ra>90. Estas lâmpadas funcionam exactamente nos mesmos projectores em que funciona qualquer lâmpada de iodetos metálicos, como é o caso das HQI. Citar LOJA ONLINE AQUAEDENhttp://www.aquaeden-shop.net LOJA FÍSICA AQUAEDEN Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B Malveira (em frente das Trouxas da Malveira) Telemóvel:963551737/925152246/937094319 Telefone fixo: 212407737http://www.facebook.com/aquaedenshop
ramirezi Publicado: Fevereiro 15, 2004 Publicado: Fevereiro 15, 2004 As lâmpadas têm o mesmo preço. Citar LOJA ONLINE AQUAEDENhttp://www.aquaeden-shop.net LOJA FÍSICA AQUAEDEN Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B Malveira (em frente das Trouxas da Malveira) Telemóvel:963551737/925152246/937094319 Telefone fixo: 212407737http://www.facebook.com/aquaedenshop
Visitante Publicado: Fevereiro 16, 2004 Publicado: Fevereiro 16, 2004 Viva, O que é importante para o nosso caso, principalmente para quem tem aquários plantados, não é tanto a temperatura de cor (embora seja muito importante em termos estéticos), mas a intensidade luminosa.A intensidade de iluminação indica a quantidade de fluxo luminoso que recebe uma superficíe. Não é bem assim. A intensidade luminosa apenas te indica a quantidade de luz recebida por uma superficie e não a qualidade da mesma. Sabendo que as plantas necessitam principalmente de luz na frequencia dos vermelhos e azuis, podes ter muita intensidade luminosa, mas se esta for fraca nestas frequencias as plantas vão ressentir-se. Para medir a qualidade de luz para a fotossintese usa-se PAR (Photosynthetically Active Radiation) que normalmente apenas está indicado em algumas lampadas de horticultura. Citar
Visitante Publicado: Fevereiro 16, 2004 Publicado: Fevereiro 16, 2004 E agora digam-me uma coisinha... Uma lampada MQI da General Electrics, é equivalente às HQI da Osram? A lampada é esta: ARC70/UVC/TD/743 da General Electric (é uma lampada de 70 watts) Obrigado Citar
ramirezi Publicado: Fevereiro 17, 2004 Publicado: Fevereiro 17, 2004 Não é bem assim. A intensidade luminosa apenas te indica a quantidade de luz recebida por uma superficie e não a qualidade da mesma. Sabendo que as plantas necessitam principalmente de luz na frequencia dos vermelhos e azuis, podes ter muita intensidade luminosa, mas se esta for fraca nestas frequencias as plantas vão ressentir-se.Para medir a qualidade de luz para a fotossintese usa-se PAR (Photosynthetically Active Radiation) que normalmente apenas está indicado em algumas lampadas de horticultura. Quando falo de aquários plantados raramente me refiro a um valor, como é o caso do indíce PAR, sobre o qual não existem dados nem para lâmpadas fluorescentes nem para iodetos metálicos. Só para lâmpadas de sódio de alta pressão, e mesmo assim, quem quer usar num aquário uma lâmpada com 2050k e com um indíce de restituição de cores Ra de 25? Pois, tem um indíce de luz PAR excelente, mas qualidade de luz não tem nenhuma. Digo isto só, porque quando imagino a iluminação para um aquário plantado, a minha primeira preocupação é sempre saber se a luz será suficiente ou não para o tipo de plantas que quero usar, e depois conjugar o aspecto estético à intensidade que necessito, em termos de temperatura de cor. Nunca penso em PAR´S e acho que nenhum de nós pensa quando pretende montar um aquário plantado. Que é possível fazer crescer plantas aquáticas saudáveis com lâmpadas que emitam uma luz PAR medíocre é! Que é impossível fazer crescer plantas aquáticas saudáveis sem o minimo de intensidade luminosa também. Que seja possível fazer crescer plantas com menos intensidade luminosa, mas com mais luz Par, também é verdade. Glossário: A luz PAR é a parte do espectro da luz mais utilizável pelas plantas, que tem o seu auge na região azul e vermelha do espectro. Citar LOJA ONLINE AQUAEDENhttp://www.aquaeden-shop.net LOJA FÍSICA AQUAEDEN Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B Malveira (em frente das Trouxas da Malveira) Telemóvel:963551737/925152246/937094319 Telefone fixo: 212407737http://www.facebook.com/aquaedenshop
ramirezi Publicado: Fevereiro 17, 2004 Publicado: Fevereiro 17, 2004 Uma lampada MQI da General Electrics, é equivalente às HQI da Osram? A lampada é esta: ARC70/UVC/TD/743 da General Electric (é uma lampada de 70 watts As lâmpadas MQI são equivalentes às HQI da osram, mas MQI era a designação antiga, agora a nova designação é ARC70/UVC/TD/743 da série Arcstream UV Control. É uma lâmpada de 4000k, com filtro de radiação UV,com um fluxo luminoso inicial de 5500 lumens. Citar LOJA ONLINE AQUAEDENhttp://www.aquaeden-shop.net LOJA FÍSICA AQUAEDEN Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B Malveira (em frente das Trouxas da Malveira) Telemóvel:963551737/925152246/937094319 Telefone fixo: 212407737http://www.facebook.com/aquaedenshop
whiteman Publicado: Fevereiro 27, 2004 Publicado: Fevereiro 27, 2004 Boas!!!! Destas lampadas afinal qual é a que no vosso entender é a melhor opçao para um aqua plantado? Se algum de voces usa ou usou alguma destas por favor relate a sua experiência, tou a pensar mudar a iluminaçao do meu aqua e gostava de saber qual a melhor opçao http://www.osram.com.br/produtos/ilumgeral...arga/index.html Obrigado desde ja Citar
Visitante Publicado: Fevereiro 27, 2004 Publicado: Fevereiro 27, 2004 viva, HQI: Vantagens: -dura até 2 anos. -Potencia elevada numa só lampada. Desvantagens: -Aquece muito. -Investimento inicial elevado. Fluorescentes: Vantagens: -Investimento inicial mais baixo. -Variedade de espectros, etc. Desvantagens: -Pouca potencia por lampada. -Dura +/-8 meses. Se for um aquario pequeno o melhor é Fluorescentes. Para aquarios maiores o ideal é utilizar uma combinação dos 2 tipos de lampadas, assim temos o melhor das 2, potencias elevadas em poucas lampadas e varidade no espectro. Citar
whiteman Publicado: Fevereiro 28, 2004 Publicado: Fevereiro 28, 2004 joao_m_gil obrigado pelas respostas ja agora entre estas http://www.osram.com.br/produtos/ilumgeral...pact/index.html e as fluorescentes normais nao ha grande diferença pois nao?? Tem algum inconveniente? Pelo que andei a ver em termos de Lumen ultrapassam as normais e parece q tem boa duraçao tipo 6 anos plas embalagens Obrigado desde ja. Citar
Pedro Borges Publicado: Fevereiro 28, 2004 Publicado: Fevereiro 28, 2004 Aa HQI são pequenos tubos tipo halogénio. Normalmente montam-se num reflector próprio - remover a tampa do aqua e pendurar o reflector por cima. Há aqui (salvo raras excepções) IMENSA ignorância em relação ao significado dos vários parâmetros de iluminação. Eu próprio também desconhecia o significado da maioria deles . Façam um favor a vós mesmos e leiam o pdf referido na segunda mensagem deste thread antes de contribuir para confundir ainda mais o assunto - o PDF é MUITISSIMO bom. Assim quando e só quando todos falarmos a mesma lingua, se tornará possível trocar ideias e experiências bem como tirar conclusões etc... até lá este tópico vai continuar a confusão que está poque cada um interpreta os parâmetros à sua maneira e ninguém se entende. Abraços, Pedro Citar 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Recommended Posts