Visitante Publicado Fevereiro 11, 2004 Publicado Fevereiro 11, 2004 Olá pessoal.. Uma pergunta já diversas vezes debatida aqui no fórum, mas ainda não consegui chegar a nenhuma conclusão! Descumpem-se se sou "lento" :D ou se é mesmo burrice natural! Para um aquario plantado... qual o melhor sistema de luz? Estou a falar em Watts, Kelvins, Lumens, etc.. Parece-me que a escala corresponde a 0.5 Watts/Litro, verdade? Bom.. mas quando compramos uma lampada, como sabemos qual o espectro de luz que ela usa? Já que as plantas precisam do espectro azul, verde e vermelho.. como é que eu sei esta informação simplesmente olhando para a lampada na loja? Outra pergunta.. Como saber qual a melhor lampada? Existem as Florescentes, as HQI, as de Halogenio, Incandescentes, etc.. Obrigado! Citar
Visitante Publicado: Fevereiro 11, 2004 Publicado: Fevereiro 11, 2004 viva, Vê o topico http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=2578 Lê o artigo em pdf que o Antonio Vitor colocou nesse topico. Citar
Visitante Publicado: Fevereiro 11, 2004 Publicado: Fevereiro 11, 2004 Desculpa.. mas fiquei um pouco na mesma. O Pdf é muito útil, tal como o Thread, mas em nada explica como distinguir as várias lampadas na loja. Olho para a embalagem de uma lampada de Halogénio, e olho para a embalagem de uma lampada Fluorescente.. e fico na mesma! Se ao menos os sites das marcas tivessem aqueles gráficos com os espectros de cada lampada.. talvez fosse mais fácil perceber. Citar
lmvt Publicado: Fevereiro 11, 2004 Publicado: Fevereiro 11, 2004 Eu tambem ja andei a ler os outros posts e ainda tenho uma duvida. A intensidade de um lampada florescente compacta (de rosca igual as incadescentes) e igual a intensidade de uma lampada fluorescente normal se os W forem os mesmos? Obrigado Luis Citar
Visitante Publicado: Fevereiro 11, 2004 Publicado: Fevereiro 11, 2004 Encontrei isto na net: Um dos item mais importantes neste aquário. O aconselhável para que as plantas não fiquem compridas e com poucas folhas é o uso de 1 watt para cada litro. Em aquários com altura acima de 60 cm pode ser usado um conjunto de HQI de 150 watts ou as novas lâmpadas fluorescentes VHO. As lâmpadas são itens importantes: as de 10.000 kelvins são hoje consideradas as melhores, seja fluorescente ou vapor metálica (HQI). Consulte lâmpadas em produtos. Parece-me um pouco demais, nao? 10.000 kelvins num aqua de 60 cm? Já a opção da HQI a 150 watts parece-me bem! Citar
Visitante Publicado: Fevereiro 11, 2004 Publicado: Fevereiro 11, 2004 Vejam este link e tirem as vossas conclusões! http://www.aquahobby.com/tips/brluz.html Citar
Visitante Publicado: Fevereiro 11, 2004 Publicado: Fevereiro 11, 2004 Viva a todos.. Andei a fazer uma recolha dos vários tipos de lampadas que existem (algumas, apenas). Gostava de saber a vossa opiniao sobre a sua utilização para um aquario plantado e exigente em termos de necessidades de luz! Lampada 1 - Halogenio 100 Watts 2.900 K Sabendo que 2.900K é pouco.. (normalmente dizem que o minimo aconselhavel será 4.200K) .. poder-se-á juntar 2 de 50 Watts (cada uma com 2.900 K) fazendo assim: 5.800 K ?? Outra coisa... estas lampadas dizem-se "Brilhantes" e a tonalidade da luz parece-me um pouco amarelada (o que é mau, não é?), mas noutras embalagens desta lampada, dizem-se "Brancas e Brilhantes", serão brancas, de luz branca como a gente quer?? Aconcelham? ou nao? Lampada 2 - Halogenio E estas?? Serão boa ideia? Parece-me que a luz é igualmente amarela?! Lampada 3 - Incandescentes Estas estão fora de questão, não é? São completamente indiferentes para as plantas. Lampada 4 - HQI Claro que as melhores são estas.. porque têm mais de 5.000 K só numa lampada, porque conseguem atingir altos rendimentos de lumens, watts, etc.. mas infelizmente tb são as mais caras, sendo o custo de cada lampada superior a 15 contos (imaginem o refletor). Lampada 5 - ?? Esta é curiosa.. na net encontro-a como fluorescente compacta, nas lojas encontro-a como halogénio. Afinal de contas, é o que? Encontrei uma lampada destas de apenas 15 Watts, com 6.200 K Imaginem concentrar 4 lampadas destas para prefazer 80 Watts... será correcto pensar assim? E estas lampadas? Serão boa ideia para as plantas do nosso aquario? (Ahh.. a luz é branca.. igual à daylight). Lampada 6 - Fluorescente Compacta T5 T5 Estas são as fluorescentes compactas. Encontrei uma de 25 Watts que dizia: "25 Watts = 100 Watts" (O que quer isto dizer?!?!) e com 6.000 K. Serão uma boa solucão? Lampada 7 - Fluorescente E estas são as conhecidas fluorescentes que só consigo encontrar fluorescentes de 59 cms a 18 Watts!! Não haverá superiores mas do mesmo tamanho?! São as mais baratas mas parecem-me ser pouco eficientes, já que perdem rapidamente a potencia inicial e ao fim de poucos meses começam com um zumbido irritante e horrivel!! Bom.. fico à espera das palavras dos magos da caldeirada.. ou seja.. os genios da lampada! Obrigado pelo vosso tempo! Citar
Visitante Publicado: Fevereiro 12, 2004 Publicado: Fevereiro 12, 2004 Pelo que já li acho que estas a meter os pés pelas mãos em relação a iluminação... os K tem a ver com as cores emitidas pelas lampadas... quanto a escolha das lampadas aquelas que dizes serem de 18W existem varias com watts diferentes sendo que correspondem tambem a comprimentos diferentes.. 43,7cms = 15W 59cms=18W 70cms=20W assim por diante... o que interessa mesmo é que enquanto nas HQI e nos tubos fluorescentes tens variedade de picos de cores... nas outras lampadas n tens... a partida as incandescentes tão fora de questão penso que são propicias ao aparecimento de algas visto que em nada estimulam as plantas.. Citar
Visitante Publicado: Fevereiro 12, 2004 Publicado: Fevereiro 12, 2004 quanto a escolha das lampadas aquelas que dizes serem de 18W existem varias com watts diferentes sendo que correspondem tambem a comprimentos diferentes..43,7cms = 15W 59cms=18W 70cms=20W assim por diante... Eu sei disso.. só que então.. se eu tiver apenas 60 cm de espaço em cima do aquario e tiver que por lampadas para prefazer 200 watts de luz.. em lampadas de 18 Watts (59cm) teria de ter, pelo menos, 11 lampadas ?!?! Isto não é muito pratico? o que interessa mesmo é que enquanto nas HQI e nos tubos fluorescentes tens variedade de picos de cores... nas outras lampadas n tens... Ora bem.. totalmente de acordo.. mas então.. como saber qual o espectro de cores emitidas pela lampada X e pela lampada Y ?? Esta é a essencia da minha dúvida. Citar
Visitante Publicado: Fevereiro 12, 2004 Publicado: Fevereiro 12, 2004 Essa também é a minha dúvida! Tantos experts aqui no fórum e ninguém é capaz de responder? Hélder Citar
Visitante Publicado: Fevereiro 12, 2004 Publicado: Fevereiro 12, 2004 já agora a luz pode alterar a cor da agua?! Citar
Visitante Publicado: Fevereiro 12, 2004 Publicado: Fevereiro 12, 2004 viva, Há aqui alguma confusão com a temperatura de cor, a temperatura de cor não mede a temperatura mas sim a cor, se tivermos 2 lampadas de 5000K (luz branca) cada não vamos ficar com 10000K (luz azul). Desculpa.. mas fiquei um pouco na mesma. O Pdf é muito útil, tal como o Thread, mas em nada explica como distinguir as várias lampadas na loja. Olho para a embalagem de uma lampada de Halogénio, e olho para a embalagem de uma lampada Fluorescente.. e fico na mesma! Se ao menos os sites das marcas tivessem aqueles gráficos com os espectros de cada lampada.. talvez fosse mais fácil perceber. pois é, era bom que todos os fabricantes colocassem o gráfico do espectro na embalagem, mas infelizmente isso não acontece. Eu tambem ja andei a ler os outros posts e ainda tenho uma duvida. A intensidade de um lampada florescente compacta (de rosca igual as incadescentes) e igual a intensidade de uma lampada fluorescente normal se os W forem os mesmos? Intensidade luminosa é uma coisa (lumens) a potencia é outra (Watts). A intensidade luminosa é a quantidade de luz emitida, enquanto que potencia é a quantidade de energia libertada, seja em forma de luz ou calor. Lampada 5 - ?? Esta é curiosa.. na net encontro-a como fluorescente compacta, nas lojas encontro-a como halogénio. Afinal de contas, é o que? Encontrei uma lampada destas de apenas 15 Watts, com 6.200 K Imaginem concentrar 4 lampadas destas para prefazer 80 Watts... será correcto pensar assim? E estas lampadas? Serão boa ideia para as plantas do nosso aquario? (Ahh.. a luz é branca.. igual à daylight). Essa é uma fluorescente compacta. são optimas para os aquarios porque ocupam pouco espaço. Com 6200K é optima para plantas. Lampada 4 - HQI Claro que as melhores são estas.. porque têm mais de 5.000 K só numa lampada, porque conseguem atingir altos rendimentos de lumens, watts, etc.. mas infelizmente tb são as mais caras, sendo o custo de cada lampada superior a 15 contos (imaginem o refletor). Há aqui novamente confusão com a temperatura de cor. A vantagem é conseguir uma elevada potência numa unica lampada. 15 c??? Comprei a minha de 5000K por 9 c. Ora bem.. totalmente de acordo.. mas então.. como saber qual o espectro de cores emitidas pela lampada X e pela lampada Y ?? Esta é a essencia da minha dúvida.Sem o gráfico é dificil. Eu sei disso.. só que então.. se eu tiver apenas 60 cm de espaço em cima do aquario e tiver que por lampadas para prefazer 200 watts de luz.. em lampadas de 18 Watts (59cm) teria de ter, pelo menos, 11 lampadas ?!?! Isto não é muito pratico? Ou pões varias compactas ou 1 HQI. já agora a luz pode alterar a cor da agua?! Pode. Existe um indice (CRI) que nos dá a maneira como as cores são reproduzidas quando comparadas com a luz do sol. Este valor vai de 0 a 100, quanto mais elevado melhor. A luz do sol tem um CRI de 100. Citar
Visitante Publicado: Fevereiro 12, 2004 Publicado: Fevereiro 12, 2004 então se a minha lampada é amarela a minha agua pode ficar amarela?! Citar
Visitante Publicado: Fevereiro 12, 2004 Publicado: Fevereiro 12, 2004 Obrigado Joao.. fiquei com uma ideia mais... luminosa!! Comprás-te uma HQI a 9cts? E o refletor? não é caro? Uma coisa que me preocupa.. no caso de pendurar-mos as lampadas sobre a superficie do aquario, elas ficam, em pouco tempo, encharcadas com agua da evaporação. Como ultrapassar este problema? Não há perigo de curto-circuito?? Por um vidro não me parece que seja a melhor solução porque acabam por formar gotas que difundem e enfraquece a emissão da luz. Obrigado, mais uma vez! Citar
Visitante Publicado: Fevereiro 12, 2004 Publicado: Fevereiro 12, 2004 O reflector comprei daqueles normais para lampadas de halogéneo. Tens de ter atenção é a protecção contra UV, há lampadas que já têm protecção. A minha iluminação está cerca de 25cm acima do aqua, não há problema com a humidade. Citar
Visitante Publicado: Fevereiro 12, 2004 Publicado: Fevereiro 12, 2004 O reflector comprei daqueles normais para lampadas de halogéneo. A sério?? E.. o plástico não derrete? Normalmente esses refletores têm um limite suportado de Watts. As lampadas HQI consomem uma quantidade enorme de watts. Em principio não estarás a usar uma HQI de 150 Watts num refletor para lampadas de halogenio de 40 Watts, não é? Tens de ter atenção é a protecção contra UV, há lampadas que já têm protecção. E se a HQI não tiver essa protecção? Só usando um vidro protector, nao? O empregado da loja pode dizer "Ahh.. claro que tem, sim senhor" e na verdade não ter nada. As fluorescentes não precisam de protecção UV? Nem as compactas? Obrigado pelo teu tempo!! Citar
Visitante Publicado: Fevereiro 12, 2004 Publicado: Fevereiro 12, 2004 A minha HQI é de 70w e uso um reflector para 500w. As HQIs da OSRAM têm na designação a palava UVS (Ultra Violet Shield), de outras marcas não sei. Citar
lmvt Publicado: Fevereiro 12, 2004 Publicado: Fevereiro 12, 2004 Citação: Eu tambem ja andei a ler os outros posts e ainda tenho uma duvida. A intensidade de um lampada florescente compacta (de rosca igual as incadescentes) e igual a intensidade de uma lampada fluorescente normal se os W forem os mesmos? Intensidade luminosa é uma coisa (lumens) a potencia é outra (Watts). A intensidade luminosa é a quantidade de luz emitida, enquanto que potencia é a quantidade de energia libertada, seja em forma de luz ou calor. Eu sei, por isso e que fiz esta pergunta. Citar
Visitante Publicado: Fevereiro 12, 2004 Publicado: Fevereiro 12, 2004 Normalmente para além dos Watts também vem os lumens na embalagem das lampadas, é verificar. Citar
Visitante Publicado: Fevereiro 12, 2004 Publicado: Fevereiro 12, 2004 200w num aqua de 60cm? :D isso da mais de 3,7w/l.é muito. um boa iluminaçao pra um aqua plantado ,que eu saiba nao deve ultrapassar os 1,6w/l.enfim acho que nao deve ultrapassar? pode nao fazer mal ,mas acho um desperdicio de watts. Citar
Visitante Publicado: Fevereiro 12, 2004 Publicado: Fevereiro 12, 2004 Blue_Glow.. aquilo dos 200 Watts num aqua de 60 cms foi só um exemplo.. e nao te esquecas que nao sabes a altura.. Pode ter 60 cms de comprimento e 2 metros de altura (porque nao?) :D O reflector comprei daqueles normais para lampadas de halogéneo. A minha HQI é de 70w e uso um reflector para 500w. Desculpa lá, João.. mas deves estar a fazer alguma confusão, a menos que nao tenhas contado tudo! Porque não podes usar uma HQI num refletor de lampadas de halógeneo comuns. Os refletores para HQIs têm além do refletor, um dispositivo qualquer (que nao faço ideia de como se chama.. mas deve ser aquilo para "arrancar" a luz). Um refletor de Halógeneo custa por volta dos 5 Euros.. um refletor de HQI custa por volta dos 90 Euros. Não estarás a pensar que a tua lampada é uma lampada comum de halogeneo? É que HQI em refletor de halógeneo não combina! Que se prenúnciem os "Génios da lamparina". Acho-vos muito calados... Obrigado Citar
A l e x a n d r e Publicado: Fevereiro 12, 2004 Publicado: Fevereiro 12, 2004 Oi pessoal. A minha especialidade (se é que tenho alguma :D ) não são os plantados. Isto muito rapidamente... para plantados a ideia que tenho, mas não a certeza, é que a iluminação ideal sem ser fluorescente é a HQI até 5000-6000K. Tens umas da Osram com 4300, salvo erro, e tens outras também da Osram com 5200K. Estas já as vi em uso em vários plantados. Têm protecção UV, por isso qualquer vidro temperado serve para colocar no projector. Podes usar sim senhor um projector para lampadas de halogénio desses de 500W. No entanto no máximo só podes usar lampadas de 150W HQI. Não ultrapasses este valor. Além desse projector precisas de um balastro (transformador) uma rectância e/ou um ignitor, mas aqui já não me lembro bem. De qualquer maneira se fores a uma loja eles explicam-te isso tudo. Lembro-me de me pedirem uns 20 e poucos € pelos componentes que precisava para pôr uma lampada de 150W a trabalhar, além do projector de halogéneo. As tais lâmpads HQI da osram de 5200K (teóricos) têm esta referência, para 150W por ex.: Osram HQI-TS-150/D (D de daylight) Depois há as WDL e as NDL. Uma delas é 4300K penso eu de que mas é uma questão de perguntares na loja. manklit Citar Aluga-se este espaço.
lmvt Publicado: Fevereiro 12, 2004 Publicado: Fevereiro 12, 2004 Normalmente para além dos Watts também vem os lumens na embalagem das lampadas, é verificar. Fui verificar - e lampadas fluorescentes normais e compactas com os mesmos Watts tem mais o menos os menos lumen. Citar
Visitante Publicado: Fevereiro 12, 2004 Publicado: Fevereiro 12, 2004 Boas!! No meu aqua de cerca de 92L (80 cm ) tenho a iluminação que vinha com o conjunto do aqua (Rena modelo qq coisa...) A lÂmpada q tenho segundo me disseram na altura (ha + 1 ano) e q era boa para peixes e plantas pq tinha a gama de frequencias ou comprimentos de onda adequados, etc ,bla bla , conversa para vender. Bem o certo e q a lampada e fluorescente e tem 18 W e o tampo do aqua so tem espaço para 1 lampada destas ( acho q tem 59 cm). Como posso eu cumprir a regra dos 0.5 Watt / Litro ? Isso implica q la ponha uma catrefada de lampadas!?!?! ou poderia usar uma dessas HQI no lugar desta de 18W ??? Como sao essas de HQI? nunca vin nenhuma mas suponho q sejam tubulares como as fluorescentes! se assim fosse poderia substituir uma pela outra? O meu aqua agora tem bastantes plantas, revolucionei-o ha menos de 1 semana, e tenho receio q nao tenha luz sificiente, no entato estou a usar CO2, sera q posso assim compensar a deficineca de luz??? Citar
Recommended Posts