Recommended Posts

Publicado

Comprei areia de coral, enganado, a pensar que se tratava de areia branca, fina e normal.

Perguntei ao tratador da loja se haveria algum problema de a utilizar no meu aquário de água doce. Ele disse que não havia problema. Só era conveniente andar mais em cima dos níveis da água.

É verdade? Não haverá mesmo problema nenhum? Já alguém experimentou fazer isto?

Abraço.

Publicado:

É para um aquário comunitário de molly's, guppy's, etc...

Já agora, também comprei aquela areia castanha rica em ferro e pretendo nela plantar algumas espécies de plantas. Que altura necessito em geral de areão para as raízes se darem bem?

Abraço.

Publicado:

Agora que estou a encher o aquário, está-me a aparecer espuma junto às paredes do aquário. Mau sinal? Que poderá ser? A água está negra por ter o aquário com aquela areia castanha. Poderá ser de estar a utilizar este tipo de areia?

Abraço.

Publicado:

Lavaste a areia?

Se não lavaste devias ter lavado.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Disseram-me para não lavar porque o negro que a areia tem acumulada faz bem às plantas.

E a espuma? Foi de não ter lavado a areia? Pode trazer problemas ao aquário?

Abraço.

Publicado:

Não lavaste nenhuma das areias?

E meteste a areia castanha à superficie?

Tás feito... para limpar isso vai ser o cabo dos trabalhos e cada operação de manutenção suja tudo.

Que eu saiba a unica areia que não se lava é a areia fertil para as plantas, mas essa é normalmente coberta por uma camada de areia de outro tipo exactamente para evitar que se levantem partículas que sujam a água.

A espuma é normal em areia que não foi lavada e à partida não faz mal nenhum, é apenas feia.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Não. Não a pus à superfície. Meti a areia e só depois coloquei água no aquário.

Usei uma caneca para ir deitando água dentro dela para que à medida que transbordasse a àgua caísse suavemente sobre a areia.

Liguei para a Ornimundo e disseram-me que era normal esta sujidade toda e disseram-me também que em 24 horas, +- toda ela acabaria por desaparecer. Realmente, já enchi o aquário à cerca de 2 horas e já se nota a água mais nítida.

O meu medo era mesmo a espuma, mas se ela é inofensiva e acaba por sair quando ligar o filtro e a água entrar em movimento, não vejo qualquer problema.

PS: Esta areia castanha é fertil e propícia para a criação de plantar naturais. Não necessito de utilizar substracto com ela.

Abraço.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!