Paulo Lisboa Publicado Junho 4, 2006 Publicado Junho 4, 2006 Boas, desde Março que tenho o meu aqua a funcionar sempre dentro dos níveis correctos. Contudo, desde há dois dias que notei que tinha alguns peixes com as guelras inflamadas. Fui fazer o teste dos Nitratos e pimba! Valor máximo da escala do teste da SERA (40 mg ou mais...). Já fiz uma TPA de 30% mas o vlaor mantém-se na mesma. Alguém sugere alguma coisa solução? Hoje à noite estou a pensar em fazer nova TPA... Obrigado pela atenção! Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Joao Cunha Publicado: Junho 4, 2006 Publicado: Junho 4, 2006 Acontece exactamente a mesma coisa comigo. No início estava tudo bem mas à medida que a vida no aquário foi caminhando os nitratos dispararam e tenho os peixes com as guelras avermelhadas e segundo o teste da SERA, tenho os nitratos no máximo. Não sei o que fazer para resolver. Já fiz toneladas de TPA's mas nada parece resolver o problema. Amigo plisboa, tens plantas aritificiais no teu aquário ou são naturais? E o número de peixes que metes-te lá dentro é o indicado para a capacidade de água do aquário? Abraço. Citar
Bruno Nogueira Publicado: Junho 4, 2006 Publicado: Junho 4, 2006 Não terão demasiados peixes no aquário? Não estarão a dar comida a mais? É o que me ocorre... Citar Bruno Nogueira
Paulo Lisboa Publicado: Junho 4, 2006 Autor Publicado: Junho 4, 2006 Boas, no meu caso o nº de habitantes permanece inalterado já há algum tempo e só no final da semana é que este problema se manifestou. Quanto a plantas, tenho naturais e com muita fartura. No que respeita a peixes, tenho 47 (+ um, menos um...) sendo que os maiores são um casal de Espadas e uma molie. o resto são guppies, neons, cardinais, platies, tres limpa-fundos, tudo malta pequena... O tamanho do aqua é 1x40x50 (cerca de 140 litros uteis). E não tem nada de novo nas ultimas semanas... Aqui está uma foto actual http://i83.photobucket.com/albums/j301/plx...72/DSC03479.jpg Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Joao Cunha Publicado: Junho 5, 2006 Publicado: Junho 5, 2006 Não vejo qual será o problema então. Passa numa loja especializada e compra aqueles produtos que se metem no filtro e que ao fim de 24 horas fazem desaparecer tudo que é nitratos. Já agora, onde arranjas-te o teu difusor de O2? Quanto custa uma coisa dessas? Vale a pena num aquário de 47-49L utéis? Abraço. Citar
Paulo Lisboa Publicado: Junho 5, 2006 Autor Publicado: Junho 5, 2006 Obrigado pela dica. Vou fazer isso... Quanto ao difusor de O2, não passa de uma simples pedra difusora das mais simples. Encontras em qualquer loja ou supermercado. Tá preso com uma ventosa própria para o tamanho do tubo. Quanto a valer a pena, julgo que sim. A oxigenação da água é uma mais valia para a qualidade de vida dos peixes. Lembrei de outra questão. Ontem (domingo) era dia de por o fertilizante para as plantas (mastergrow da Tropica). Com este pico de nitratos ainda poderá agravar mais a situação ou uma coisa nada tem a ver com a outra? Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Luís Fortunato Publicado: Junho 5, 2006 Publicado: Junho 5, 2006 Olá. O TMG não tem Nitratos nem Fosfatos... Eu li o teu tópico na horizontal... mas do que li, pergunto-te, porque colocas TMG? Tens CO2? E que tipo de iluminação tens? E também muito importante, que plantas? Sim... um bom método para baixar a concentração de Nitratos na água, é aumentar a concentração dos nutrientes que estejam baixos, e obrigar as plantas a assimilá-los a todos... Mas isso funciona bem é num aquário plantado... consoante as tuas plantas e iluminação, poderás estar a fazer um grande erro. Se tens os nitratos altos, aconselho-te a comprares plantas de crescimento rápido ou que sejam verdadeiras pragas, tais como, salvinia natans, lemna minor, cladophora aegagropila (são algas, na realidade), (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes, etc... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Paulo Lisboa Publicado: Junho 5, 2006 Autor Publicado: Junho 5, 2006 Tentando responder à tua pergunta, porque tenho tido excelentes resultados com a combinação de CO2 caseiro com TMG (estive um bocado a tentar perceber o que era TMG mas cheguei à conclusão que era Tropica Master Grow LOL ). Quanto a iluminação, tou um bom bocado a abaixo do queria. Para 140 litros, tenho 72W (2 fluruoscentes - 1 Osram Fluora e uma normal). Quanto a plantas, tenho várias. Echinodorus Bleheri, Anubias Nana (2), Criptocoryne X Wilissi, Rotala rotundifolia (mt recente), Egeria Densa, Glossostigma elatinoides (tb recente mas a crescer, mesmo com pouca luz) e Limnophila sessiliflora. Perante esta info, que me dizes? Já aqui sugeriram que comprasse algo que se coloca no filtro. Vou averiguar hoje depois de sair do trabalho... Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Luís Fortunato Publicado: Junho 5, 2006 Publicado: Junho 5, 2006 Olá. Tens algum tipo de algas no teu aquário? Se sim, podes ter uma carência de algum macro (Potássio ou Fosfato), e os Nitratos estarem a acumular-se no teu aquário... Mas se tu dizes que fizeste uma TPA, e os valores se mantém inalterados, só me ocorre, a tua água da TPA já vir carregada de Nitratos... ou despejaste um frasco de comida para dentro do aquário? Quanto à tua fertilização, ela é necessária se as plantas o pedirem... Se notas carências nas plantas, deves fertilizar. Caso contrário, deixa estar pois pode ser pior a emenda que o soneto... Mede o valor de nitratos da água das TPA, e vê se o pico de nitratos se deve a isso. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Paulo Lisboa Publicado: Junho 6, 2006 Autor Publicado: Junho 6, 2006 Nos últimos 3 dias fiz duas TPA de 25%... esta manhã voltei a fazer os testes e tudo na mesma Tenho tentado ter muito cuidado com a comida, dando só o que eles comem, ou seja, quando começa a cair para o fundo, páro. Quanto à água da torneira, também já fiz o teste e ela vem boa (pelo menos no que toca a este parametro). O que mais estranho é que cada vez tenho mais plantas e a absorção dos nutrientes em excesso deveria ser gradual, digo eu... contudo o cenário mantém-se... Lembrei-me esta manhã que, há alguns dias atrás, na tentativa da limnophilia sessiliflora criar raizes e agarrar o areão, coloquei uma bola de fertilizante partida em vários bocados no areão. Mas não me parece que possa ser disso. Hoje estou a pensar limpar o filtro. Já não sei o que fazer. Os peixes vão se aguentando mas não estão bem e isso irrita-me. Têm as guelras vermelhas (uns mais que outros) mas continuam com boa vitalidade e apetite. Obrigado pela atenção que me tens dispensado! Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
joao costa Publicado: Junho 6, 2006 Publicado: Junho 6, 2006 Olá compra umas plantinhas pois estas ajudam e muito a baixar os nitratos, e faz trocas de água diárias de pelo menos 20% , tenta não perdes nada 1ABRAÇO JOÃO Citar Obrigado Joao Costa
Paulo Lisboa Publicado: Junho 6, 2006 Autor Publicado: Junho 6, 2006 Olá compra umas plantinhas pois estas ajudam e muito a baixar os nitratos, e faz trocas de água diárias de pelo menos 20% , tenta não perdes nada 1ABRAÇO JOÃO Não dá!!! Já não tenho espaço para mais!!! Mas ob na mesma! Se calhar vou continuar a tentar as TPAs. Mas após 2 em três dias sem qualquer resultado, não estou muito crente... Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Nassis Publicado: Junho 6, 2006 Publicado: Junho 6, 2006 Citar Não é permitido assinaturas comerciais. PC
joao costa Publicado: Junho 6, 2006 Publicado: Junho 6, 2006 aspira bem o fundo , quando digo bem digo muito bem pois podes ter bastante matéria organica em decomposição .......... e usa nitrivec da Sera nas tpas, Faz uma tpa de 50% custa mas tb pode resolver o assunto. Isto tb pode ser já da água que usas , é da torneira? Se sim testa-a pode ser daí.... Manda noticias Citar Obrigado Joao Costa
Paulo Lisboa Publicado: Junho 6, 2006 Autor Publicado: Junho 6, 2006 Isto também (palavra corrigida) pode ser já da água que usas , é da torneira?Se sim testa-a pode ser daí.... Manda noticias Já a testei. Esta manhã. Tudo ok. Ontem não pude passar na loja de aquariofilia onde costumo ir mas hoje vou lá só para saber se existe algo que me possa poupar o trabalho de fazer mudas consecutivas de água... é que já me doi as costas de andar todos os dias a acartar baldes! Meninos de escritório... é nisto que dá Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Jorge Serrenho Publicado: Junho 6, 2006 Publicado: Junho 6, 2006 Olá uma pergunta: chegou a limpar o filtro? é que muitas vezes achamos que é daqui ou dali e nem sequer suspeitamos do verdadeiro culpado! O filtro acumula matéria em decomposição e quando menos se espera temos problemas no aquário! abraços Citar A.K.A. Kapitonio
miguel angelo 2 Publicado: Junho 8, 2006 Publicado: Junho 8, 2006 Boas, Da água da torneira não devem vir os nitratos A água de Massamá tem estes parametros http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...=asc&highlight= Citar Abraços Miguel Angelo Os meus Discus
Nuno Antunes Publicado: Junho 9, 2006 Publicado: Junho 9, 2006 Parece-me que o problema do teu pico de nitratos está dentro do aquário :D Tenho tentado ter muito cuidado com a comida, dando só o que eles comem, ou seja, quando começa a cair para o fundo, páro. ???? quando começa a cair no fundo? deves dar a quantidade de comida que eles comam em 2 minutos... nada mais. É preferivel que fiquem com alguma fome que empanturrados... a comida tem de sair por algum lado Dizes que tens 47 peixes, mais coisa menos coisa, o que para um aquário do tamanho do teu e mesmo considerando peixes pequenos como os guppies e afins me parece um pouco excessivo. Além disso em 3 meses os peixes crescem logo a carga biológica aumenta. 47 peixes com 2cm de média já te dá 94L uteis de água... se a média passar para 3cm , são 141L, já muito em cima da tua capacidade util estimada. As plantas vão consumir primariamente a amónia na água e só na falta desta é que vão atacar nitratos. Dizes que ao fazer as TPA's os valores do teste continuam inalterados (pelo menos visivelmente... se estás fora da escala tanto pode ser por uma pequena margem como por uma margem muito elevada), pelo que eu te aconselharia o seguinte: -Tenta limpar um pouco o areão e procura ver se não terás peixes mortos algures (em 47 é fácil perder alguns e não se dar conta) -Faz uma limpeza ao filtro, com especial atenção às esponjas. -Faz uma TPA generosa (50%) -Tenta aumentar um pouco a iluminação para te potenciar o crescimento das plantas. -Vai continuando a testar. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Paulo Lisboa Publicado: Junho 18, 2006 Autor Publicado: Junho 18, 2006 Queria começar por agradecer a todos os que, em tempo útil, me tentaram ajudar! Nos últimos tempos não tenho tido tempo para nada... desde que começou o Mundial que não folgo e chego a casa sempre mt tarde... ou seja, o problema dos nitratos acabou por ficar 'para trás'... ???? quando começa a cair no fundo? deves dar a quantidade de comida que eles comam em 2 minutos... nada mais. É preferivel que fiquem com alguma fome que empanturrados... a comida tem de sair por algum lado Pois... Passei a ter muito cuidado com a quantidade de comida que dou. É que eles parecem sempre ter fome para mais. Especialmente os guppies e a mollie... Dizes que tens 47 peixes' date=' mais coisa menos coisa' date=' o que para um aquário do tamanho do teu e mesmo considerando peixes pequenos como os guppies e afins me parece um pouco excessivo. Além disso em 3 meses os peixes crescem logo a carga biológica aumenta. 47 peixes com 2cm de média já te dá 94L uteis de água... se a média passar para 3cm , são 141L, já muito em cima da tua capacidade util estimada.[/quote'']Depois desta situação já tenho menos, faleceram dois limpa-fundos (que terão de ser substituídos) e um neon... Os outros, melhor ou pior, aguentaram-se. Ainda tenho alguns que apresentam as guelras um pouco vermelhas mas julgo que agora a coisa vai ao lugar. Dizes que ao fazer as TPA's os valores do teste continuam inalterados (pelo menos visivelmente... se estás fora da escala tanto pode ser por uma pequena margem como por uma margem muito elevada)' date=' pelo que eu te aconselharia o seguinte:[/quote']-Tenta limpar um pouco o areão e procura ver se não terás peixes mortos algures (em 47 é fácil perder alguns e não se dar conta) Feito! Não havia nenhuma baixa e limpei tão bem quanto pude o fundo aspirando-o -Faz uma limpeza ao filtro, com especial atenção às esponjas.Feito! Substituí tb um dos discos de esponja -Faz uma TPA generosa (50%) Feito! Que trabalheira!!! Mas valeu a pena! -Tenta aumentar um pouco a iluminação para te potenciar o crescimento das plantas. Estou a guardar esse investimento para mais tarde. Por dois motivos. Estou satisfeito com a velocidade de crescimento das plantas e este problema nasce de erros meus -Vai continuando a testar. Feito! Tudo ok! Estou nos valores mínimos do teste da SERA Para além de tudo isto, gostaria ainda de deixar aqui uma indicação para quem no futuro possa passar pelo mesmo. Comprei um produto chamado JBL NitratEX. Custou-me quase 17 euros mas parece ter ajudado. Optei por esta saída porque, mesmo após a TPA de 50% continuava com valores muito altos (tinha descido de 40 (ou mais) para 20). Como tempo nesta altura é algo que não tenho, optei por esta via. Ou seja, agora está tudo 5 estrelas. Vou retirar o produto da JBL do filtro e ver se regresso aos altos níveis que tinha anteriormente. Voltarei para dar notícias assim que me for possível! Cumprimentos! Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Recommended Posts