Recommended Posts

Publicado

Boas!

Sou novo no Forúm e posso dizer que sou novo neste hobbie, visto que os ultimos aquários que tive foi à cerca de 10 anos, ficou alguma experiência mas na altura não aprofundei muito! Estou agora à procura de plantas rasteiras com raiz(não flutuantes) que deêm aquele aspecto de «carpete» visto não conhecer muito bem as espécies pelos seus nomes gostaria que me ajudassem. E já agora gostaria tb de saber se isso não será prejudicial para a manutenção do aquário visto serem plantas rasteiras que provavelmente esconderão a sujidade!

Obrigado!

Publicado:

Olá André!

Antes demais nada bem vindo ao forum de aquariofilia.

Para fazeres um tapete tens a planta musgo de java (Vesicularia dubyana)

varenr003.jpg

Devo-te dizer que é uma planta muito gira, cresce rápido e aguenta qualquer tipo de agua a qualquer tipo de temperatura. Eu tenho a mesma planta a fazer de tapete (ainda só cobri um terço) e é um espectaculo! :oops:

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

viva, as plantas que te referes são muito dificeis de manter, o que não quer diser que não tenhas sucesso. A sujidade que te referes é má aos teus olhos é inestética, mas para as plantas é um adubo natural, por isso é bom. Penso que estás a falar de glossostigm elatinoides, há mais umas quantas que se podem usar mas esta é por excelência a eleita.

aqui no fórum tens alguns link's para a pesquisa de sites de plantas, procura no subtópico das plantas um tópico sobre isso.

26675160.img.jpg

Publicado:

Olá Sérgio!

Quando se encontra sujidade agarrada á minha Vesicularia Dubyana, a minha corydora albina trata disso :oops:

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

Mini,

Eu em tempos tive um aquário em que tinha musgo de Java, mas nunca o consegui manter agarrado ao solo... Ficava sempre em tufo... Há algum segredo para conseguir espalhá-lo pelo aquário e mantê-lo rasteiro? Na imagem já vi que dá para o agarrar a rochas, mas para isso seria necessário cobrir o fundo com rochas... :oops:.

Publicado:

Sérgio,

Fui pesquisar pela planta que me falaste e realmente é essa a tal planta que falava... Só que fiquei um pouco desanimado visto que é dificil mantê-la pelo menos para já enquanto não ganho traquejo....

De qualquer forma muito obrigado pela dica...

Já agora gostava de lançar outra pergunta a todos que é a seguinte:

Para ter um aquário com plantas de cuidados faceis e médios é necessário recorrer ao CO2? Em que casos se deve recorrer a essas botijas?? É que eu em todos os aquários que tive em tempos nunca tinha ouvido falar de tal? Ou será isso uma variante das pedras difusoras ligadas a uma bomba de ar??

Obrigado a todos pelas dicas!!

Publicado:

Olá André!

Deixas-o crescer á vontade para cima ou pra baixo, quando ja tiver muito agarras-o ao areão, compras algumas rochas vulcanicas e pousas por cima do musgo. ;)

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

viva, há quem use o musgo para cobrir o areão, como se trata de um musgo tem que ser agarrado a algo a uma madeira ou a uma pedra. Não leva muito para se agarrar. A ideia é teres várias pedras com o musgo atado, pode ser com linha de algodão. O co2 é fundamental, depende do número de plantas e as suas exigencias. Sem co2 não há sintesse, fotossintese. Bomba de ar, é altamente prejudicial.

olha, eu disse que era difícil mas não disse que não conseguias. Basta teres o que a planta necessita, e terás sucesso. Mais uma vez este tema do Co2 já foi largamente discutido, faz uma pesquisa por co2, e vais encontrar uma seria de post sobre como se fazer procedimentos/resultados.

Se queres um conselho não baixes a fasquia por pensares que não és capaz, se os outros são! Porque motivo tu não serás? Podes pegar no conhecimento adquirido e fazer melhor.

26675160.img.jpg

Publicado:

Boas,

Muito obrigado aos dois... Com estas ajudas preciosas acho que estou pronto a começar o meu aquário... Falta apenas aprender tudo o que conseguir sobre o tão falado CO2... Vou começar dentro de dias a escolher o areão e o subestrato e vou populá-lo apenas com algumas plantas altas no fundo e vou tentar usar a dica do Mini com o musgo, não vou porém desistir da planta que falaste Sérgio, vou apenas tentar ver quais são os valores ideais que vou ter com o aquário, e, no caso de serem os ideais para essa planta vou arriscar... Mas primeiro quero estabilizá-lo com muita calma apenas com algumas plantas e sem nenhum peixe, depois vou decorá-lo com umas rochas (para além das que vou usar para segurar o musgo) e depois quando tudo estiver em harmonia vou buscar uns cardumes bonitos ;) :D :?

Publicado:

viva, então inspira-te aqui

http://www.mynatureaquariums.com/

O meu conselho é aquando da montagem ter o maior número de plantas, mesmo sendo um gasto inicial grande, assim tens mais sucesso pois dás às algas menos hipótese de invadirem o aquário.

Já agora estás a falar de um aqua com que setup?

26675160.img.jpg

Publicado:

Olá Sérgio!

O co2 é fundamental, depende do número de plantas e as suas exigencias. Sem co2 não há sintesse, fotossintese.

Eu não tenho nada de Co2 no meu aquário... ;) Já ouvi falar que issoé só para aquários de capacidade alta, pois o meu éde 20 litros nao justifica ter uma garrafa de Co2. No entanto, estava com ideias de tentar fazer uma receita caseira de Co2 mas tneho medo que corra mal e lixe o aquário todo.

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

olá, boa foto hehehe

olha depede do número de plantas, tu não tens injecção de co2, mas tens co2 na tua água. O co2 é tão importante como boa luz, eu tb tenho um nano de 20L e tenho uma garrafa de 75dl podia não ter, mas as plantas crescem melhor sem dúvida. Eu se fosse a ti colocava co2.

tenho 3 khulis e elas não ficam com falta de ar, e eu raramente as vejo.

26675160.img.jpg

Publicado:

Boa-Noite Sérgio!

O link que me deste tem aquários simplesmente fantásticos!

É exactamente aquela linha que quero seguir... Mas gostava que me explicasses uma cena...No aquário de 30 Gallon ele mostra como faz a disposição do areão e divide o aquario ao meio com 2 tipos de areão....

Aquilo é para quê? São subestratos? Eu noto que ele delimita o crescimento das plantas por aquela linha divisória.... certo? Que tipos de subestratos há? E já agora onde consigo encontrar vários tipos de areão? A areia fina e branca de algumas praias é desaconselhável certo?

Desculpem toda esta rajada de perguntas, mas eu estou a adorar tudo isto... E este forum é simplesmente espectacular... Podem contar comigo para dar dicas aos mais novos assim que adquirir todos os conhecimentos básicos:!: :!::!:

Publicado:

Olá Sergio!

Eu até fazia um CO2 caseiro, o problema é se calha mal! :sleeping: e lá vai o aquario á vida :D :shock:

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

Olá Diogo, é bom teres esse medo de lixar o aqua porque há sempre a possibilidade - mesmo malta mto exprimentada comete erros.

Uma forma de ires devagar é fazeres a mistura de CO2, e colocares a saída do tubo próximo da superfície do aquário... tipo poucos cm, sem pedra difusora nem nada. Deixas ficar assim umas semanas e notas se as plantas melhoram e se o pH não desce muito. Conforme as coisas correrem pelo melhor, podes baixar mais um pouco, sempre com atenção ao desenvolvimento do aqua.

As plantas vão tentar absorver tanto CO2 quanto a energia que absorvem da luz lhes permitir, o que quer dizer que há uma dose certa de CO2 para equilibrar com a luz que recebem.

Se metes CO2 a menos elas atrofiam e podes ter probs de algas, se metes a mais, atrofiam os peixes com o choque de pH e dificuldade em respirar, o que tb não é nada bom.

Um abraço miúdo e boa sorte para o teu mini-aquário :sleeping:

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

Olá!

Em breve irei montar um nano plantado e antes de colocar qualquer tipo de peixes experimento o Co2 caseiro e vejo como sai a minha experiencia, com este aquário já tem peixes é memlhor não arriscar. as plantas estão com um desenvolvimento considerávelmente bom, por isso não há urgencia.

Obrigado

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:
Sérgio,

Fui pesquisar pela planta que me falaste e realmente é essa a tal planta que falava... Só que fiquei um pouco desanimado visto que é dificil mantê-la pelo menos para já enquanto não ganho traquejo....

De qualquer forma muito obrigado pela dica...  

Já agora gostava de lançar outra pergunta a todos que é a seguinte:

Para ter um aquário com plantas de cuidados faceis e médios é necessário recorrer ao CO2? Em que casos se deve recorrer a essas botijas?? É que eu em todos os aquários que tive em tempos nunca tinha ouvido falar de tal? Ou será isso uma variante das pedras difusoras ligadas a uma bomba de ar??

Obrigado a todos pelas dicas!!

O dificl é subjectivo...

como geralmente a malta tem pouca luz e CO2, muitas plantas que nessas condições são fáceis tornam-se dificeis em outras condições...

eu quando me iniciei na aquariofilia, fui um dos primeiros a ter glossostigma a sobreviver por mais de um ano, (palavras od senhor Rui da Ruimar)...

ele não conhecia ninguém que consegui-se a ter...dizia ele que era preciso muita luz....coloquei luz e CO2, mesmo com águas não óptimas (com sódio como o caraças...)

CABRXXS DOS GAJOS DA EPXL, elas lá crescem...

desde que se tenha boa luz...

A água de lisboa tem alguns problemas sódio com fartura...eles para evitar que haja corrosão nas tubagens (se forem de cobre ou chumbo...até é bom que não haja corrosão) colocam Soda Cáustica NaOH (YAICKS) entre outras mistelas...

daquilo que me apercebi é mau para o crescimento das glossos...

mas aguentam-se e até crescem...(com muita luz, CO2 e fertilização liquida)