Recommended Posts

Publicado

Boa noite

Adquiri recentemente um casal de Ramirezzi e passado pouco tempo, após ter feito uma TPA, um dos Ramirezzi iniciou uma postura mas o "companheiro" não ligou nenhuma aos ovos (pelo menos até à hora dos comer), o que me levou a dúvidar da virilidade do rapaz.

Adiante...

Será possível ajudarem-me a identificar se o Ramirezzi que está nas fotos é macho ou fêmea?

th_Aqurio2006_05_30070.jpgth_Aqurio2006_05_30069.jpg

Muito obrigado

Cumprimentos

Nuno Silva

Publicado:

Olá Nuno.

Antes de mais queria alertar-te para o estado de saúde desse ramirezi. Está bastante debilitado: magro, sem cor, tem o abdómen interiorizado e está claramente atrofiado no crescimento. Tendo em conta estes sinais, é bem possível que já esteja contaminado com parasitas intestinais... Esse peixe não tem um futuro risonho.

Sobre o seu dimorfismo, é impossível dizer se é macho ou fêmea: não tem coloração e as barbatanas não estão ainda completamente desenvolvidas.

O peixe come?

P.S.: quando quiseres comprar ramirezis ou qualquer peixe numa loja, certifica-te que estão gordinhos, que comem bem e apresentam vivacidade. Peixes como esse são aqueles que não devemos trazer para casa, sob risco de nos morrerem no aquário sem termos culpa.

Abraço

Publicado:

Já me tinha apercebido que o bicho estava magro, mas como ele come tal e qual como os restantes peixes (está num comunitário) e é bastante activo pensei que a sua magresa se devia ao facto de ainda ser novo e que com o crescimento ía ao sítio.

Parece que me enganei , em mais do que um aspecto, pois comprei-o numa loja reputada de Lisboa - digo isto pelos comentários que tenho lido - e acreditei quando me disseram que era um peixe excelente (de boa estirpe) e que como era bastante novo o aspecto era perfeitamente normal. Isto com pré-encomenda, uma semana de espera e um valor acima de qualquer outro espaço comercial.

Mas isso agora não interessa nada... O que importa é tentar tratar este "desgraçado".

O que me aconselham a fazer?

Deixá-lo estar no comunitário livremente, adquirir uma divisória em rede ou passá-lo para outro aquário e isolá-lo?

Para além de alimentação é aconselhável administrar algum medicamento para ajudar a combater os parasitas intestinais?

Obrigado

Cumprimentos

Nuno Silva

Publicado:
tambem pode ser da foto que não está grande espinguarda :cry:

Mas a culpa não é do fotógrafo: é da máquina... bigsmile:wink::lol:

Vou então colocá-lo num aquário mais pequeno que tenho aqui (+- 30 lts), aumentar o regime calórico e ver o andamento do bicho.

Obrigado

Cumprimentos

Nuno Silva

Publicado:

Para qualquer peixe com parasitas intestinais e até outros problemas eu uso flagyl, já consegui otimos resultados e recuperaçoes.

assinaturatucunassh5.jpg