Visitante Publicado Julho 21, 2003 Publicado Julho 21, 2003 Olá, tenho lido que a utilização de plenum conjuntamente com filtro seco-humido, não é compativel, será que haverá alguém que me possa explicar por que motivo?
Marco Madeira Publicado: Julho 21, 2003 Publicado: Julho 21, 2003 Oi... Esse tipo de conbinação gera problemas com nitrato. Ao longo do tempo o aquario irá acumular nitrato... Verifica o tópico algas cabelo do PBrandão que eu lá explico mais ou menos o problema que acontece ao misturar filtros com outro tipo de sistema... Abraço...
SD Publicado: Julho 23, 2003 Publicado: Julho 23, 2003 Viva, plenum faz parte de um sistema que até à uns 2, 3 anos atrás dizia-se ser obrigatório na montagem de um sistema reef. O nome desse sistema é Jaubert, mais uma vez herdou o nome do individuo que o criou. Este sistema consiste em criar uma zona no fundo do aqua só com agua de forma a não existir (ou quase nada) oxigénio para criar o tal local de propagação às basterias nitr... qualquer coisa. Durante a montagem do aqua coloca-se umas traves perpendiculares à largura do aquario no fundo deste. depois coloca-se uma tela tipo rede por cima dessas traves e só depois coloca-se os tais 10 a 15 cm de substrato. Não sei se expliquei bem, mas vou procurar um boneco que represente isso. Sérgio Dantas Abraços
SD Publicado: Julho 23, 2003 Publicado: Julho 23, 2003 Viva, plenum faz parte de um sistema que até à uns 2, 3 anos atrás dizia-se ser obrigatório na montagem de um sistema reef. O nome desse sistema é Jaubert, mais uma vez herdou o nome do individuo que o criou. Este sistema consiste em criar uma zona no fundo do aqua só com agua de forma a não existir (ou quase nada) oxigénio para criar o tal local de propagação às basterias nitr... qualquer coisa. Durante a montagem do aqua coloca-se umas traves perpendiculares à largura do aquario no fundo deste. depois coloca-se uma tela tipo rede por cima dessas traves e só depois coloca-se os tais 10 a 15 cm de substrato. Não sei se expliquei bem, mas vou procurar um boneco que represente isso. Sérgio Dantas Abraços
Marco Madeira Publicado: Julho 23, 2003 Publicado: Julho 23, 2003 Oi... são bacterias desnitrificantes, as responsaveis pelo consumo do nitrato... João, como o Sergio disse esse sistema já pouco se usa. Ele é mais utilizado para grandes aquarios de 1500L para cima. Hoje em dia é 10 12 cm de substracto "e tá a andar"... com substracto fino (aragonita). Abraço...
Zé Publicado: Julho 23, 2003 Publicado: Julho 23, 2003 Oi O principal motivo do uso do plenum era o fornecimento de cálcio. Uma placa de fundo com uma tela por cima e a aragonite ou alimeda não muito finos. Então era formado aí uma bolsa de água sem movimento e logo sem oxigénio o que a fazia acidificar e dissolver o substrato (como no reactor de cálcio mas aqui com adição de co2 para acidificar). Perigoso pois os gases que lá se formam são tóxicos e se algum animal escavar o substrato pode acabar com o aquário. Filtro seco húmido não serve para recife porque (como o Marco disse) há um sucessivo acumulo de nitratos o que só beneficia as algas. Escuta os outros, ainda que sejam torpes e ignorantes; cada um deles tem também uma vida que contar. Zé
Recommended Posts