mcostamarques Publicado Junho 2, 2006 Publicado Junho 2, 2006 boas pessoal, tudo? tenho andado com um problema! os meus dois aquas um de 60 e outro de 90 litros ao fim de algums dias (nao muitos porque faço mudança de agua todos os fim de semanas) aparececem umas algas acastanhas k se retiram facilmente com a mao!aparecem nos troncos e folhas das plantas! tenho os niveis de ph, gh, nitritos, nitratos, amonia.. normais, mas nao sei qual o problema! a minha questao é! i -->sto acontece por nao ter os akuas com plantas suficientes para "comer" os nutrientes existentes aparecendo assim as algas?ou esta relacionado com a iluminaçao? tenho uma iluminaçao muito fraca(90 L 25W no de 60L 18W, no verao vou muda-la ). em relaçao a filtragem gostava de saber k kalkulos se fazem para estimar a potencia da bomba a usar.(pk talvez possa ser esse o problema mas penso k nao pk nunca tive problemas c os filtros) ajudem-me pls lol ando com este problema a cerca de 1 mes desde k montei novamente os dois akuas Obrigado Citar
miguel angelo 2 Publicado: Junho 2, 2006 Publicado: Junho 2, 2006 Boas, boas pessoal, tudo? tenho andado com um problema! os meus dois aquas um de 60 e outro de 90 litros ao fim de algums dias (não (palavra corrigida) muitos porque faço mudança de agua todos os fim de semanas) aparececem umas algas acastanhas k se retiram facilmente com a mao!aparecem nos troncos e folhas das plantas! tenho os niveis de ph, gh, nitritos, nitratos, amonia.. normais, mas não (palavra corrigida) sei qual o problema! a minha questao é! i -->sto acontece por não (palavra corrigida) ter os aquas (palavra corrigida) com plantas suficientes para "comer" os nutrientes existentes aparecendo assim as algas?ou esta relacionado com a iluminaçao? tenho uma iluminaçao muito fraca(90 L 25W no de 60L 18W, no verao vou muda-la ). em relaçao a filtragem gostava de saber k kalkulos se fazem para estimar a potencia da bomba a usar.(porque (palavra corrigida) talvez possa ser esse o problema mas penso k não (palavra corrigida) porque (palavra corrigida) nunca tive problemas c os filtros) ajudem-me pls lol ando com este problema a cerca de 1 mes desde k montei novamente os dois aquas (palavra corrigida) Obrigado Geralmente a presença de algas castanhas indica falta de luz ou excesso de silicatos. Aumentar os níveis de luminosidade faz em geral com que estas desapareçam. Retiram-se facilmente limpando o vidro, ou sifonando a área afectada. Citar Abraços Miguel Angelo Os meus Discus
mcostamarques Publicado: Junho 3, 2006 Autor Publicado: Junho 3, 2006 obrigado estao mas nao consigo perceber porque se aumentar a luminosidade este tipo de algas desaparece! entao o excesso de luz nao e um factor favoravel ao aparecimento de algas? abraços Citar
Joaoavo Publicado: Junho 3, 2006 Publicado: Junho 3, 2006 Se aumentares a luz, aumentas a fotossíntese (desde que haja CO2), há um maior crescimento de plantas e, logo, uma maior competição pelos nutrientes. Claro que não é assim tão linear, pois envolve concentrações de nutrientes nas proporções certas, etc., mas tens bons tópicos sobre isso aqui no forum. E só uma questao de pesquisar Citar João AvóO meu blog - Naturescaping
mcostamarques Publicado: Junho 3, 2006 Autor Publicado: Junho 3, 2006 obrigado vou peskisar sobre isso Citar
João Magalhães Publicado: Junho 3, 2006 Publicado: Junho 3, 2006 em relaçao a filtragem gostava de saber k kalkulos se fazem para estimar a potencia da bomba a usar Para o de 90 usa uma filtro externo de 750L/h, para o de 60 podes usar um externo de 300 a 500L/h cumps Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Snan Publicado: Junho 3, 2006 Publicado: Junho 3, 2006 Olá Eu vivo aqui na zona de Alverca e acontece-me a mesma coisa. A água da companhia está carregada de silica. O que melhor que consegui até agora, passou por comprar Resina Redutora de Fosfatos e Silica da RedSea (matéria filtrante granulada , que coloquei no penultimo nivel de filtragem , antes da lã de vidro). Sei que a Seachem tb. tem equivalente. Os resultados são de facto notaveis em menos de 48H, já vês resultados. O problema é que torna-se muito caro. Gasto em resinas 30€ a 40€ por mês. Estou a pensar usar uma abordagem diferente. Como habitualmente preparo a agua da TPA em tanque à parte para dar entrada no meu aqua de Discus, estou a pensar eliminar os silicatos nessa fase. Assim a resina filtrante duraria muito mais tempo. As algas castanhas são cianobactérias o que levou-me em tempos idos a cometer um erro dramático. Comprei um anti-algas que não resultou e 2 semanas depois apareceram mais cianobáctérias. A solução passa a meu ver por controle com massas filtrantes ou através de fauna. Alguem conhece por ai alguma outra técnica para controlar os Silcatos? Ouvi dizer que o carbono activado é uma boa solução. Será verdade? Saudações amigas SNAN Citar " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Recommended Posts