Recommended Posts

Publicado

gostaria de saber como combater as cianobacterias que me apareceram no substracto(akadama)....e em algumas folhas...acham que com red cherries eles comem aquilo tudo?

Cumprimentos

Frederico

Publicado:

Boas!!

Função pesquisar???

Os Red´s não as comem.....eu usava agua oxidenada, numa aplicação directa com seringa nas "ditas" e tive bons resultados.

Mas no meu caso devia-se ao facto de ter pouca circulação da agua no aqua...é preciso averiguar o porquê das cianonacterias aparecerem!

Abraço

A verdadeira beleza anseia por ser tocada...

• 2 semanas depois...
Publicado:

Olá, Frederico!

Uma forma eficiente de combatê-las é com o estolato de eritromicina. Amigo, procure uma farmácia de manipulação, com certeza lá você conseguirá o medicamento na dose precisa. O fármaco é eficiente e seguro, desde que você use a quantidade preconizada e faça as TPA recomendadas. Abaixo ensina direitinho como fazer.

http://aquabrasilis.sites.uol.com.br/text/...nta/cianos.html

No meu aqua surgiu essa "alga" (ou melhor, bactérias cianofíceas) eu usei esse tratamento e foi um sucesso. :?

Com relação à água oxigenada, é uma opção, mas acredito que ela seja mais adequada para o tratamento das algas petecas.

Água oxigenada: deve-se aplicar na área acometida pela alga, através de uma seringa. Não se deve simplesmente jogar H2O2 no aquário, a aplicação deve ser localizada. Deve-se tomar esse cuidado pois há muitos materiais oxidáveis no aquário e o objetivo é atingir as algas.Não aplique a água oxigenada sobre as Riccia fluitans, pois fatalmente elas morrerão. A dose é de 6 ml para cada 100 litros de água efetiva (descontar o volume ocupado pelo cascalho, enfeites...). O água oxigenada deve ser a de 10 volumes. A aplicação não deve ser diária, eu acho que o período mínimo (nada científico, é no "achômetro" mesmo, ) seriam de 3 dias. Não se deve aplicá-la diariamente, pois a peróxido de hidrogênio (água oxigenada) ao oxidar, libera O2, e o excesso de oxigênio na água é prejudicial. Borrife no local desejado e depois de cerca de uma hora faça uma TPA.

Abraços

Publicado:

Voto também na pouca circulação de água, se a aumentares vais ver resultados mas não a curto prazo, mas a natureza é assim lenta, e se algo ou alguém a apressar modifica tudo o resto.

Já agora Luiz, "PETECA" - também quero... :D

Publicado:

Já não ha cianobacterias...nada melhor que umas mudas de agua e um reforço da equipa de limpeza :?

Obrigado pelos vossos comentarios e tambem pela vossa ajuda é importante e faz tambem aprendermos alguma coisa...sim porque estamos sempre a aprender mesmo que estejamos neste hobbie a imenso de tempo que é o meu caso mas por incrivel que pareca nunca tinha tido cianobacterias...ha sempre uma primeira vez... :wink:

abraços

Publicado:

equipa de limpeza duvido um bucado porque nada pega nisso.

geralmente costumam aparecer quando a niveis de nitratos que promovem o aparecimento da bacteria em zonas de fraca corrente. Isto é as condições genéricas para aparecerem segundo tenho lido por ai.

Com as plantas a bombar em plento (e os niveis de o2 a um bom nivel) é tiro e queda para as gajas morrerem de vez :wink:, alias, para qualquer alga.