Recommended Posts

Publicado

Boas,

Testei hoje o ph do meu aqua de 20 litros plantado e qual não é a minha surpresa quando dá um pH de 6. Todos os meus outros aquas são abastecidos com a mesma água e todos deram um pH de 7 para cima. Poderá ser de o aqua ser plantado e o CO2 produzido pelas plantas estar a baixar o pH? Isto está-me a aborrecer porque o aqua tem 3 guppies e 6 de pH parece-me um bocado baixo para eles, apesar de me parecerem todos de boa saúde e bastante activos.

O setup do aqua é o seguinte:

Parâmetros:

pH - 6

Amónia - 0

Nitritos - 0

Temperatura - 31° (tem estado um calor terrível na casa)

Fertilização de 15 em 15 dias com JBL Ferropol.

Substracto:

Areão de rio pequeno, diversos seixos de rio.

Equipamento:

Lâmpada de 8 Watts Aqua-Glo ligada 12 horas por dia.

Filtro de decantação com bomba de 150 l/h, material filtrante de esponja e EHEIM substract pro.

Termoestato de 25 Watts.

Oxigenação com bomba 24 horas por dia.

Flora:

1 Lilaeopsis novae-zelandiae, 2 Cryptocoryne wendtii, 1 Echinodorus parviflorus, 1 Didiplis diandra, 1 Eusteralis stellata, 1 Microsorum pteropus "Windelov" e 1 Cladophora aegagropila.

Fauna:

3 Guppies, 5 Tanichtys albonubes, 1 Ampulária Dourada e 3 Amano.

O que pode estar a causar a descida do pH? Devo tentar subi-lo? Alguém mantém guppies com este ph? :)

Obrigado desde já.

Cumprimentos,

David de Jesus

http://peixedourado.blogspot.com/

Publicado:

Eu preocupava-me mais com a temperatura do que com o ph...

E sim, o CO2 vai-te baixar o pH, mas tu estás a adicionar CO2 ?

Qual é o ph da tua torneira? Faz umas mudas de água (20%) para ver como é que isso fica.

Cumps

Pedro Figueiredo

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Publicado:

Boas,

O CO2, referia-me ao que as próprias plantas produzem, CO2 não adiciono já que as plantas tem estado a dar-se bem sem adição.

Entretanto testei o dGH que deu 5, o KH que deu 2 e os nitratos à volta dos 75. Os nitratos em excesso podem aumentar a acidez, correcto? O KH, quer-me parecer que o buffer é muito baixo... o facto é que faço uma tpa e o pH normaliza para muito perto do 7, mas passados 2 dias volta a baixar bastante, hoje fiz a leitura e deu-me 5,5. :wink: O problema de fundo qual poderá ser, tenho mais 3 aquas na mesma sala, com a mesma água e só este tem este pH, a única diferença significativa neste aqua é ser plantado. Isto não é querer estar com preciosismos, mas 5,5 parece-me um bocado baixo para guppies, estou com receio que isto acabe mal. Alguém me pode dizer se tem experiência com guppies nestes pH's?

A temperatura tenho tentado baixar, um pouco com cada tpa, termoestato desligado e aquário aberto, mas mesmo assim não tem feito grande efeito...

Obrigado.

Cumprimentos,

David de Jesus

http://peixedourado.blogspot.com/

Publicado:

5.5 quer-me parecer ser muito baixo para guppies, eles são resistentes, mas nessa faixa de pH , já estãoa a entrar em esforço.

Quanto aos motivos, é realmente estranho só teres o pH a esse valor nesse aqua, quando dizes ter mais aquarios.

Tens então, qualquer coisa nesse de diferente dos outros (lógica de Sherlok Holmes, eu sei :roll: )

Quanto a mim, poderá ser ou excesso de materia organica em decomposição (muita atenção a essa ampularia, é um animal de trabalho, mas se morre sem dares por isso, lixa-te com F grande a agua toda num instante...), ou, embora não tenhas referido, tens algum tronco dentro do aqua, ou usas turfa? A turfa, passado algum tempo de utilização, faz o pH quebrar drásticamente, é preciso ter algum cuidado com ela...e os taninos de um tronco, embora muito mais lentamente, tambem fazem descer o pH...embora seja um processo muito lento, portanto, não é de considerar como causa para o teu problema...

Sugiro, só pelos dados que nos forneces, que aumentes as tpa's (até ajuda na temperatura), reduzas um pouco a quantidade de comida que dás e dês umas aspiradelas valentes no areão...

Se tiveres a usar turfa, troca-a.

vai dando noticias...

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!