ricardo gomes Publicado Maio 29, 2006 Publicado Maio 29, 2006 tenho um aquario de 60 cm... aproximadamente 56 litros... com decoração uns 52... as perguntas são o seguinte: ~> Qual a melhor iluminação? isto é... quantos W terá de ter? o objectivo das plantas é decoração e consumirem o que não é bom para os peixes... é para ter musgo de java e uma planta flutuante não identificada... ~> Será que a calha aguenta o calor produzido pela nova lampada? normalmente nas calhas... naquela parte das lampadas.... as calhas da aquapor... dizem... MAX 15w... na minha não diz MAx... apenas diz 15 w.... o que dizem? será perigoso? devo meter algo a proteger? ou não devo tapar? isto é... se não tapar por cima... sempre arrefece um pouco.... ~> Quando me for dirigir à loja... devo pedir uma lampada que não consuma muito... e não produza muito calor... qual será a lampada que devo pedir? Flurescente? compacta? Citar http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Joaoavo Publicado: Maio 29, 2006 Publicado: Maio 29, 2006 Se só vis ter musgo de Java, à partida uma simples T8 deve servir Agora tem em atenção que o musgo é uma planta de crescimento lento, não vai ser uma "máquina" a absorver nitratos e fosfatos. Citar João AvóO meu blog - Naturescaping
Luís Fortunato Publicado: Maio 29, 2006 Publicado: Maio 29, 2006 Olá. Qual a melhor iluminação? isto é... quantos W terá de ter? o objectivo das plantas é decoração e consumirem o que não é bom para os peixes... é para ter musgo de java e uma planta flutuante não identificada... Se estás a pensar em usar lâmpadas de 15 Watts T8, para essas plantas não necessitas ter mais que 30 Watts. Por isso, duas lâmpadas chegam-te. Será que a calha aguenta o calor produzido pela nova lampada? normalmente nas calhas... naquela parte das lampadas.... as calhas da aquapor... dizem... MAX 15w... na minha não diz MAx... apenas diz 15 w.... o que dizem? será perigoso? devo meter algo a proteger? ou não devo tapar? isto é... se não tapar por cima... sempre arrefece um pouco.... Depende da calha... depende da lâmpada... depende do balastro... etc... As lâmpadas nem aquecem muito. Os balastros é que é pior. Isto se não forem electrónicos... Se não queres aquecer a água desnecessariamente, ou mesmo a calha, aconselho-te a retirares o balastro de dentro da calha. Quando me for dirigir à loja... devo pedir uma lampada que não consuma muito... e não produza muito calor... qual será a lampada que devo pedir? Flurescente? compacta? Lâmpadas Compactas (aka Economizadoras) são lâmpadas fluorescentes... Mais uma vez, as lâmpadas não produzem muito calor. No caso de serem usados, o que produz muito calor são os balastros convencionais. Se não queres ter plantas muito exigentes, tais como musgos e plantas flutuantes, já te aconselhei a ficares pelos 30 Watts totais... Agora se queres usar 2 lâmpadas T8 de 15 Watts, ou apenas uma Compacta de 36 Watts, fica ao teu critério... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Sam LopeZ Publicado: Junho 2, 2006 Publicado: Junho 2, 2006 É assim o problema de a calha aguentar ou não mais de 15W não tem a ver com o calor... O problema é se vais usar os componentes eléct´ronicos que já lá estão.. Se vais usar os mesmo, então é óbvio que não podes exceder o que lá está indicado.. Em relação à calha, caso uses balastro diferente, não acredito que ela se "derreta" com o calor, a não ser que seja mesmo muito fraquinha e não metalizada por dentro Citar ..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."
Recommended Posts