questao de temperatura


sh3r3d3r

Recommended Posts

Boas, montei o meu aquario ha poucos dias, e queria colocar um ou dois peixes resistentes para ajudar a fazer o ciclo. O problema é que a temperatura do aquario anda á volta dos 30º, sendo que a temperatura ideal para os 2 peixes que quero lá colocare andam a volta dos 22º a 26º +/-. Já baixei a temperatura do aqucedor para 22º+/- mas mesmo assim a temperatura nao desce :S. Alguma sugestão!?

 

cya

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muda parte da agua para agua fria, ou seja mudas 15% do aqua de agua fria

imagina a temperatura vai pros 25º mt bem, ma so termostato vai tentar aquecela portanto biaxas o termsotato demodo a que ele desligue a luz, isto devido ao termostato nao ser calibrado acho que e isso...

 

 

cumps

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois isso de ter a temperatura muito alta é um bocado chato... vou dar algumas sugestões:

 

1) Desliga o termostato - tem estado imenso calor, não se justifica. quando o verão se aproximar do fim ligas outra vez.

2) Reduz a quantidade de tempo em que o aqyário tem as luzes acesas - a iluminação aquece imenso...

3) Abre um bocado a tampa do aquário - para ver se refresca um pouco.

 

Não precisas de tomar estas medidas todas... são só ideias, agora é uma questão de veres quais é que são viáveis para o teu caso.

 

Fica bem e boa sorte com isso.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi, pois realmente tem estado muito calor. Obrigado pelas sugestões, ja desliguei o termostato a tampa ja a tinha retirado. Agora tambem nao tenho peixes, so a partir de amanha é k irá receber 2 ou 3 habitantes. Vamos ver como as coisas correm.

 

cya

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Se tens problemas de temperatura, sugiro que arranjas 2/3 garrafas de1.5 lts de agua e as ponhas no congelador...vai-te dar geito uma dentro do aqua de quando em quando, vais ver....

Cumps

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, é uma boa ideia, mas colocar garrafas em gelo(que é cm elas saem do congelador)= dentro do aqua nao irá causar uma oscilação muito brusca na temperatura? é que parece ser uma boa ideia, é k já experiemntei td o k me disseram e até agora a temperatura nao desce. :)

 

cya

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se constatares que a temperatura esta a cair muito, deves tirar claro. A quantidade de garrafas deverá ser em função da litragem e da temperatura a que se encontra a agua X aquela a que deveria estar.

Só falei em 2/3 garrafas, para as puderes rodar, poderás necessitar s+o de uma ou de meia duzia, isso terás tu de avaliar...

Quanto ao mais, 1.5 de gelo em 50 litros a 30 graus não fazem a temperatura descer muito depressa....tú é que tens de ver qual a tua litragem e ir experimentando quantidades...

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois isso de ter a temperatura muito alta é um bocado chato... vou dar algumas sugestões:

 

1) Desliga o termostato - tem estado imenso calor, não se justifica. quando o verão se aproximar do fim ligas outra vez.

2) Reduz a quantidade de tempo em que o aqyário tem as luzes acesas - a iluminação aquece imenso...

3) Abre um bocado a tampa do aquário - para ver se refresca um pouco.

 

Não precisas de tomar estas medidas todas... são só ideias, agora é uma questão de veres quais é que são viáveis para o teu caso.

 

Fica bem e boa sorte com isso.

pa da pra fazer essa dica do o desligar? agora ate acabar o verao ? tas a fazer isso?

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pa da pra fazer essa dica do o desligar? agora ate acabar o verao ? tas a fazer isso?

 

Sim, tenho o termostato desligado já à cerca de 15 dias (+/-). A temperatura da água do meu aquário não desceu ainda abaixo dos 25º C, oscila entre os 25º e os 28º com o termostato desligado.

 

A titulo de exemplo posso dizer o seguinte:

Hoje por volta do meio dia fui ver a temperatura, as luzes ainda não estavam acesas e estava a 26.5º C. Aproveitei e fiz uma TPA de 30% com agua fresquinha da torneira para "animar" a bicharada. Desceu para os 24º C. Entretanto agora ao fim do dia (fui ver mesmo agora) encontra-se nos 27.5º C.

 

Até mais.

 

PS: Cuidado com as mudanças bruscas de temperatura, os peixes são sensiveis a mudanças bruscas do que quer que seja. Ao tomarem medidas para arrefecer o aquário façam-no de uma forma gradual.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atênção ao Sol, parece despropositado, mas se por algum tempo o aquario apanhar sol directo a temperatura dispara, juntamente com algas e outras coisas mais... :wink:

 

Mas é estranho, pois se com o termoestacto e as luzes desligadas têns 26ºC na agua, a temperatura no compartimento do aquario ainda deve ser algo superior.. :P

 

Por acaso o termómetro está a fazer a leitura correcta?

Tenta verificar a temperatura com outro termómetro, de preferência um emprestado e que tenhas garantias de uma leitura correcta.

 

Espero ter ajudado

Ricardo

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho o mesmo problema, nao se trata do termostato. a questão é k tem tado muito calor. hoje tenho o aquario a 29º. axo k o melhor conselho é mesmo desligares a iluminação do aquario e abrires a tampa e de x em quando ires "refrigerando" a agua atraves de garrafas de agua congelada ou dakelas cenas k se usam para manter as geleiras frias (é o k uso).

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atênção ao Sol, parece despropositado, mas se por algum tempo o aquario apanhar sol directo a temperatura dispara, juntamente com algas e outras coisas mais...  :wink:  

 

Mas é estranho, pois se com o termoestacto e as luzes desligadas têns 26ºC na agua, a temperatura no compartimento do aquario ainda deve ser algo superior.. :?  

 

Por acaso o termómetro está a fazer a leitura correcta?

Tenta verificar a temperatura com outro termómetro, de preferência um emprestado e que tenhas garantias de uma leitura correcta.

 

Espero ter ajudado

Ricardo

 

a leitura penso estar certa, pk ate uso dois termometros diferentes e ambos indicam o mesmo. Optei por tirar a tampa, embora a agua se vá evaporando e bem rápido. Não tem passado os 29 e os peixes para já vao-se aguentando. Vamos ver como corre. talvem uns cubitos de gelo :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de x em quando ires "refrigerando" a agua atraves de garrafas de agua congelada ou dakelas cenas k se usam para manter as geleiras frias (é o k uso).

 

cumprimentos

 

E não é que resulta mesmo??? O meu já está bem mais fresquinho, thx. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quais são os peixes em causa que podem ficar assim tão perturbados com essa temperatura?

Durantes estes dias tive o meu áqua a 32º durante o periodo em que as lampadas estão ligadas.

Tenho o termostato ligado a 25º durante a noite, assim que o dia avança e logo que as lampadas se ligam atinge esta temperatura.

Ainda não morreu nenhum, não noto nenhum comportamento anormal e mesmo as plantas continuam a crescer sem problemas aparentes.

 

Já agora gostaria de saber se: será que no habitat deles a temperatura será constante? Não terá picos de temperatura, sendo em alguns casos alta? Quando o sol atinge uma maior aproximidade (Portugal 13h/15h) as temperaturas sobem, será que lá acontece o mesmo?

 

Apenas para reflectirem sobre o assunto...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.