Visitante Publicado Fevereiro 10, 2004 Publicado Fevereiro 10, 2004 Boas... Para o mês que vem já vou começar a montar o meu novo aquário de água quente (até agora só tinha um de água fria). As minhas espécies preferidas são os neons e os escalares mas já li que os escalares podem cumer os neons :D Por outro lado também já me disseram que se colocar primeiro os neons e só passado algum tempo depois os escalares que isso já não acontece... qualquer conselho é precioso pois sou nova nisto. Dêm-me opiniões
MotarSolitario Publicado: Fevereiro 10, 2004 Publicado: Fevereiro 10, 2004 ninguem te pode garantir que os neons nao venham a ser comidos. E preciso nao esquecer de que um neon pode ter 4 a 5 cm e um escalar mais de 15cm
Luis Queiroga Publicado: Fevereiro 11, 2004 Publicado: Fevereiro 11, 2004 Olá Não terás problemas se os escalares forem pequenos. Crescendo junto aos neons, nunca os molestarão. Abraço Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
MotarSolitario Publicado: Fevereiro 12, 2004 Publicado: Fevereiro 12, 2004 Luis nao concordo contigo. Por essa teoria entao se tivesses gupys num aquario e lhe juntasses ums escalarsinhos com cerca de 2 meses, e eles crescessem juntos?? Tambem nao lhe fariam mal??? Pode acontecer um ou outro se habituarem, mas na minha opiniao, como os seus instintos estao la, assim que tiverem boca com tamanho suficiente, serao comidos. Será??????
Visitante Publicado: Fevereiro 12, 2004 Publicado: Fevereiro 12, 2004 oi pois é complicado certezas ng as pode dar mas ja ouvi relatos d ambas as situaçoes tanto as d o escalar comer os neons cmo as d nao comer é dificil xauz
Visitante Publicado: Fevereiro 13, 2004 Publicado: Fevereiro 13, 2004 Eu não sou nenhum entendido na matéria, mas esse tb é um dos meus objectivos tentar juntar no aqua neons e escalares, são ambos lindissimos, e a informação que me deram é exactamente essa, primeiro os neons e passado uns tempos juntar os escalares (pequeninos), não quer dizer que não os coma, o risco é que é muito menor. Vamos lá ver, eu tb vou tentar.... :D Aliás, vou hoje buscar os neons
Visitante Publicado: Fevereiro 13, 2004 Publicado: Fevereiro 13, 2004 Neons e Escalares.. nem antes, nem depois, nem durante. A experiencia que tenho com esses dois bichos.. diz-me que nao sao compativeis, nem pequenos, nem adultos. Mais cedo ou mais tarde os neons acabam por desaparecer todos, ou aparecem mortos ou comidos.
Luis Queiroga Publicado: Fevereiro 13, 2004 Publicado: Fevereiro 13, 2004 "É quase impossível levar a tocha da verdade através de uma multidão sem chamuscar a barba de alguém." Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
Ricardo Fernandes Publicado: Fevereiro 13, 2004 Publicado: Fevereiro 13, 2004 Olá pessoal! Pela experiência que tenho com Escalares, se eles estiverem acostumados desde pequenos com os Neons, não há problema. Até à algum tempo atrás, tive junto com Neons, 4 Escalares com 5 anos de idade (bem grandes), e nunca nenhum atacou um Neon. Comprei-os quando eram bem pequenos e juntei-os logo aos Neons, e mesmo quando algum Neon morria, eles não tocavam no corpo. De vez em quando, juntava mais Neons ao cardume e eles nunca atacavam os recém-chegados (mais pequenos que os outros peixes). Existiu um pequeno problema quando um casal de Escalares resolveu desovar no comunitário, e aí começaram a atacar tudo, mas rápidamente a questão foi resolvida, quanto retirei os ovos. Isto é o que eu posso dizer em relação aos Escalares vs Neons Ricardo Fernandes
Visitante Publicado: Fevereiro 13, 2004 Publicado: Fevereiro 13, 2004 Vamos lá ver, eu tb vou tentar.... Aliás, vou hoje buscar os neons eu vou arriscar...mas até o meu aqua de agua quente estar pronto só la para o mes que vem... Zé carlos depois diz-me como curreu
Flash Publicado: Fevereiro 13, 2004 Publicado: Fevereiro 13, 2004 Boas Cá vai um bom exemplo !! Claro que os outros neons estão vivos... Mas o meu escalar achou algo de apetitoso neste .... Hora deixa cá ver se sabe a peixe.... chlop Nem me importei.... Morreu por uma justa causa... comida viva é sempre outra coisa.... -- BRUTAL ..... Dia de festa.... Venha a cervejita que o tremoço já está a ir !! Está quase... mais 15m e venha o proximo !! --- Esta cauda vermelhita.... mais um pouco e já lá chego.... Até já me sinto pró azul..... Cumprimentos ------------------------------------------------ HÁ PEIXES E HÁ CICLIDEOS !!
martynha Publicado: Fevereiro 13, 2004 Publicado: Fevereiro 13, 2004 Olá, eu tenho no meu aqua, escalares com neons, e também discus, e uma raia entre outros e até hoje nunca tive qualquer problema entre eles!!! Por isso acho que não há problema em por estes peixes juntos desde que vão para lá pequenos!
Ricardo Pinto Publicado: Fevereiro 16, 2004 Publicado: Fevereiro 16, 2004 Só posso dar a minha experiencia pessoal visto ser um novato nisto, portanto aki vai. Juntei cerca de 25 neons com 4 escalares entre 3 a 6 cm, apesar dos escalares serem os "boss's" do aquario, nunca atacaram os neons, e ate comem todos juntos à superficie <----- ( nunca tive neons como estes malucos) without any stress! A sério é mesmo comico ver os neons a comer à superficie, parecem balas a correr a ir buscar a comida. R. Pinto
Miguel Pereira Publicado: Fevereiro 16, 2004 Publicado: Fevereiro 16, 2004 Olá, Os meus domesticos enquanto mantidos com neons nunca lhes fizeram mossa, mas confesso que o meu selvagem é um verdadeiro apreciador dos peixinhos em questão. Um abraço Miguel
Dave Publicado: Fevereiro 17, 2004 Publicado: Fevereiro 17, 2004 Viva, já agora deixo aqui a minha curta experiência de apenas 3 meses sobre estas duas espécies, se bem que ainda muita coisa pode acontecer, até hoje tenho mantido no mesmo aquário 6 escalares juntamente com 8 neons (os quais já lá estavam antes dos escalares) e não se têm portado mal!! :D Os escalares têm cerca de 6 cm em altura e são precisamente da criação do Miguel Pereira.
PedroAlmeida Publicado: Fevereiro 18, 2004 Publicado: Fevereiro 18, 2004 bom neste momento tenho 3 escalares k um acabou de morrer msm agr... mas nao tenho neons.. no entanto o que axo e k e uma kuestao de tentar.. nem tds os peixes tem o msm comportamento.. como as pessoas... uns comem outros nao apenas cabe-te a sorte de escolheres peixes k se dêem bem... eu tive pk os meus escalares estao num comunitario, e pelo k ja li nao se habitam mt bem... e eles tao super bem... o outro e k morreu O destino e que decidirá ou melhor.. tu sim pk a ti e k te cbae esta escolha um pc ou algo... dificil.. mas ara esperimentares arranja escalares pequenos... Um abraço Pedro Almeida
oblivion Publicado: Fevereiro 19, 2004 Publicado: Fevereiro 19, 2004 Boas ppl, Bom eu tive Escalares e Neons juntos durante mais de 6 anos e que posso dizer é que depende da personalidade do Escalar. Todos nós que temos ou tivémos escalares percebemos que é um ciclídeo com uma enorme personalidade... Desta forma eu tinha dois casais de escalares, e dos 4 só uma femea comias os neons. Mas atenção nao andava a correr atrás deles, se lhe desse para isso que eles iam a passar trufa la ia um. Não vejo nada de mal, até pq uma dieta de comida viva so faz bem aos Escalares bom como os alevins dos escalares eram cobiçados pelo cardume de neons. Creio que a questão inicial seria se se daria uma guerra no aquario com os escalares a correr tudo atras dos neons... isso na minha experiencia nao aconteceu. Mas claro se cabe na boca, eventualmente poderá la ir parar. PEACE !!!
Recommended Posts