_Tiago_Oliveira__ Publicado Maio 27, 2006 Publicado Maio 27, 2006 estou a pensar em comprar 2calhas da dymas de 42watts cada salvo erro, total 84w para um plantado das seguintes medidas 100x40x40 o que acham? as lampadas são T5!. Acham que é muito? pouco? Ou fica bem assim? Cumprimentos Tiago Oliveira
nfdc Publicado: Maio 27, 2006 Publicado: Maio 27, 2006 Depende das plantas que quiseres colocar. Nuno Costa
claro Publicado: Maio 27, 2006 Publicado: Maio 27, 2006 Boas, Eu diria que é uma iluminação média, o que quer dizer que plantas com requisitos altos em luz não vingam (principalmente vermelhas) Verifica 1º as plantas que queres colocar, faz uma tabela com os requisitos das mesmas, e tira as tuas conclusões. Espero ter ajudado
Filipe Santos Publicado: Maio 27, 2006 Publicado: Maio 27, 2006 Boas ... Pois ... com essa iluminação ficas com 0.5w/L, dá para fazer um plantado mas com plantas não exigentes ... Cumprimentos Filipe Santos Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof
André Silvestre Publicado: Maio 28, 2006 Publicado: Maio 28, 2006 Olá. Essa coisa dos 0.5 W/l continua a ser um mito, tou a ver... Nem sempre ter 0.5 w/l é pouco para um plantado. Tudo depende de como essa quantidade de luz é usada. O que é que vocês entendem por " plantas mais exigentes"? Plantas vermelhas? E as plantas vermelhas não se dão com 0.5 w/l porquê? Já fizeram experiências controlando todas as variáveis? Tendo em conta que neste caso as lâmpadas até são T5 e tendo em conta que as calhas já trazem um reflector porreiro, essa quantidade de luz chega perfeitamente para teres muitas plantas que estão disponíveis no nosso mercado e isso inclui plantas vermelhas. COm a ideia de que mais luz é o ideal é que depois aparecem as carências de nutrientes por não haver uma fertilização adequada à quantidade de luz...
_Tiago_Oliveira__ Publicado: Maio 28, 2006 Autor Publicado: Maio 28, 2006 obrigado a todos! Andre silvestre achas então que as duas calhas dão para um bom plantado? eu tambem achei tendo em conta que são t5, quanto ao substrato estou a pensar em por aqua basis plus JBL, turfa prensado e akadama. O que achas? Que doses devo por de akadama 30l ou mais Cumprimentos Tiago Oliveira
claro Publicado: Maio 28, 2006 Publicado: Maio 28, 2006 Boas Não sou pessoa de colocar posts ... muitas vezes devido aos "experts" contradizerem os seus próprios conceitos, de um aquário ser diferente de todos outros e logo as exigências serem outras e ...... estão a perceber não estão? Afinal isto é um fórum. Logo acho que conseguiste o que querias. A bela da CALHA afinal serve. Ao tentar ajurda-te falei de um "standard". Logo, digo-te outra vez antes de comprares a bela da CALHA verifica 1º quais as plantas que queres para o belo do PLANTADO.Tira as tuas conclusões. PS: This my last POST
Recommended Posts