sh3r3d3r Publicado Maio 26, 2006 Publicado Maio 26, 2006 Olá a todos, este é o meu primeiro post aqui no forum, primeiro quero felicitar tds os users pk isto realmente está fantástico. Vamos ao que interessa - comprei hoje um aquario de 60cm e o kit ja vinha com "tudo" menos com uma bomba de ar. A minha dúvida é se a bomba de ar é mesmo necessária!? Tenciono colocar algumas plantas, e quanto ao peixes pretendo que seja com um pouco de tudo, dentro dos limites do aquario claro está. Se alguem me poder ajudar agradeço. cya Citar
João Magalhães Publicado: Maio 26, 2006 Publicado: Maio 26, 2006 http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=43943 Bem vindo ao forum. Espero que os tópicos existentes e os que possam a existir no futuro te possam servir para começares da melhor maneira. Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
David de Jesus Publicado: Maio 27, 2006 Publicado: Maio 27, 2006 Boas, A bomba de ar depende um bocado, a bomba serve para oxigenar a água, tanto os peixes, como as plantas e as bacterias consomem oxigénio, quanto aos peixes quanto maior o peixe mais oxigénio este consome, as plantas durante o dia (com luz) no processo de fotossintese consomem CO2 (dióxido de carbono) e produzem oxigénio, durante a noite é o contrário, consomem o oxigénio, ou seja: a necessidade de maior ou menor aereação depende das próprias necessidades do aqua, que tipo de fauna estás a pensar por lá? E muitas ou poucas plantas? O filtro que vinha com o aqua não tem sistema de oxigenação? Há alguns filtros que dão pra oxigenar a água. Mas seja como for apenas uma agitação superficial da água já provoca oxigenação, pelo que é aconselhável que coloques a saída do filtro junto à superfície de modo a provocar alguma agitação da água. O pior cenário possível é teres muitos peixes no aqua, muitas plantas e muitos detritos em decomposição (as bácterias que os decompõem consomem oxigénio) e dar-se o caso de durante a noite teres os níveís de oxigénio tão baixos que atinjam um ponto crítico e tenhas baixas no aqua por hipóxia (os níveis de oxigénio dissolvidos na água serem tão baixos que os peixes asfixiam), existem também peixes que são especialmente sensíveis à falta de aereação, os loricarídeos, por exemplo. Espero que isto te ajude, mas se especificares mais a fauna e a flora que pretendes por no aqua é mais fácil aconselhar. Abraços. Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
sh3r3d3r Publicado: Maio 27, 2006 Autor Publicado: Maio 27, 2006 obrigado pelas respostas. quanto a plantas vou começar com 1 anúbias anã, musgo de java e uma elódea, mais tarde talvez venha a colocar mais uma ou duas. No k respeita a peixes uns platys, gouramis, alguns tetras, e mais tarde uns plecos. Mas estou a pensar colocar ja as plantas para ir fazendo o ciclo, e para a semana coloco uma bomba de ar, e depois vou metendo os peixes. O meu filtro penso k tambem da para oxigenar a agua a superficie (ainda nao sou mto entendido destas coisas). Mais uma vez obrigado pela ajuda. cya Citar
Recommended Posts