Recommended Posts

Publicado

Boas caros foristas:

Tenho o meu aquário á cerca de 4 meses, e com o pouco orçamento que tenho lá fui comprando umas coisitas (baratas), para indo pôr uns peixitos.

Eis as caracteristicas:

Aquário:

60 Litros —> 60/30/30 cm

Filtro

Aquapor —> 200 l/h

Termóstato

Aquapor —> 100w

Lâmpada

Aquapor —> 14w (acho eu...e sei que é pouco :S )

Fundo : Areia de rio

Flora:

-Cabomba Caroliniana

-Bacopa

-Limnophila

1 Limpa Vidros - Otocinclus affinis

1 Coridora albino - Corydoras sp.

2 Danio Zebra - Brachydanio rerio

TPA´s - 1 vez por semana : 15 litros

PH actual : 6,5-7

Decoração:

2 plantas pequenas em plástico

1 tronco devidamente tratado (fervi 4 vezes..repousou 3 dias)

1 ilha em pedra pequena

De referir, que não enchi o aqua logo q comprei. Tratei a areia, coloquei agua, passados só uns dias coloquei plantas, esperei 1 mês para o ciclo e então comprei os danio zebra...os outros ainda vieram mais tarde.

Fotos:

10qgej7.jpg

10qggeg.jpg

10qghlc.jpg

10qgjue.jpg

Dá pa ver o coridora aqui á frente

O que vos vinha pedir, a todos vós que têm mais experiência, é o que eu posso fazer para melhor em termos visuais e não só o meu aqua.

Eu quero comprar mais plantas e peixes (peixes que se usam para comunitários), mas não queria comprar coisas á sorte, e gostaria de ter uma coisa minimamente atraente, sem gastar muito é claro.

Dêm-me dicas se poderem em relação a isto que eu falei, e também sobre equiipamento que poderei alterar ( se não fôr já, num futuro proximo).

Desde já obrigado...espero pelos vossos comments =)

p.s.:Acho que os peixes se assustaram com o primeiro flash lolol.. e fujiram lá pa trás do aqua...por isso não se vêm.

Publicado:

1º vai olhando para os tópicos que já existem e vai escolhendo o tipo de aquário que gostarias de ter.

2º esse filtro podes colocá-lo no lixo e ires pensando em comprar um em condições. Também existem vários tópicos com a filtragem adequada para esse tipo de aquário.

3º A iluminação é uma desgraça. Se queres fazer um plantado ou qualquer coisa que se assemelhe a tal precisas de 30W de iluminação no minimo.

4º Vai pensando em arranjar maneira para resolveres essa questão retirando a tampa ou adapatares essa tampa às soluções pretendidas (existe também muita info sobre isso).

5º Não colocava muitas mais coisas, a começar pelo substrato, porque se quiseres fazer uma coisa aceitável vais ter que remodelar completamente esse aquário.

Um filtro de cascata de 200L/h e uma calha dupla de 2x18 de fluorescentes, uma areia mais fina (praia) e algumas pedras já fazes uma coisa para manter os peixes e algumas plantas menos exigentes com alguma facilidade.

cumps

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

Boas,

Acho que é possível melhorares o aqua sem gastares muito dinheiro e sem teres que começar pelo princípio.

O filtro está com que material filtrante? A esponja e a amostra de carvão que os da aquapor costumam trazer? Se não puseres muita fauna ou fauna que não provoque uma carga biológica muito grande talvez te safes com esse filtro desde que faças umas adaptações, corta a esponja aí pra um 1/3 e substitúi o carvão por material filtrante em condições; mas seja como for 200 l/h para esse aqua não é lá muito.

Quanto à iluminação depende do que pretendes, se quiseres fazer um plantado à séria terias que começar do príncipio e mudar a iluminação, com essa podes colocar plantas desde que não sejam muito exigentes em termos de luz, nomeadamente fetos de java (microsorum pteropus) ou anúbias, que até têm o extra de serem preferencialmente amarradas a troncos ou pedras, o que te permitirá jogar um bocado com o lay-out, seja como for vai ao site da Tropica e procura lá nas fichas de plantas algumas que necessitem de pouca luz e sejam de manutenção fácil. As cabombas com essa iluminação acho que vais ter problemas... claro que um fertilizante (liquído por exemplo) é sempre boa ideia para aquários com plantas que queremos ver crescer, mas mesmo com fertilizante acho que as cabombas não se vão dar muito bem. O que fazia sem demora era retirar as decorações artificiais.

Quanto à fauna uma corydora só é pouco, são animais que gostam de viver em pequenos cardumes (uns 6 pelo menos) e como tens o aqua bastante vazio parece-me boa ideia investires numas corys. Os danios são peixes que nunca tive mas que tenho ideia que também se dão bem em cardume.

Já agora, ciclaste o aquário sem nenhuma matéria orgânica a decompor-se lá dentro? Se sim o mais certo é que não tenhas no espaço de um mês criado grande colónia de bactérias. Devias investir pelo menos nos testes de amónia e nitritos para verificar isso.

Ficas ainda com espaço para alguma fauna, agora depende um bocado do teu gosto, corys já tens, por isso não precisas de mais peixes de fundo, os danios são peixes de meia-água e superficie se não me engano, talvez devesses arranjar um triozito de platies ou guppies, mas depende muito do teu gosto, e claro, pesquisa sobre as espécies antes de as comprares. ;)

Abraços.

Cumprimentos,

David de Jesus

http://peixedourado.blogspot.com/

Publicado:
Boas,

Já agora, ciclaste o aquário sem nenhuma matéria orgânica a decompor-se lá dentro? Se sim o mais certo é que não tenhas no espaço de um mês criado grande colónia de bactérias. Devias investir pelo menos nos testes de amónia e nitritos para verificar isso.

Abraços.

Obrigado pelas dicas...eu n explikei bem. Os danio como são peixes, segundo li, q s ambientam bem logo de inicio coloqueios nos primeiros dias. Por isso o ciclo foi feito com eles lá dentro.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!