Recommended Posts

Publicado

boas pessoal,

estou numa nova fase do meu projecto e neste momento surgio uma duvida. Para um aquario com 150©x70(a)x50(l) com Sump, qual a bomba de retorno comprar? A altura da bomba ao topo do aquario é de +/- 1,40m.

Já tenho dois modelos em mente, a New-Jet 2300 (900 a 2300 lts/h) ou a New-Jet 3000 (1200 a 3000 lts/h).

Ambas são de fluxo regulavel!

O aquario vai ser plantado e a fauna vai ser de Altuns, cardinais, Ramirezis, etc.

-------------------------------

Um abraço,

Nuno Ferreira

Publicado:

Um plantado com 70 de altura ?? que plantas vais querer ?? Qual a iluminação ?? Altuns?? Onde os arranjas?

Quanto á bomba ia para a de 3000L/H, para estar á vontade .. :)

Cumprimentos

Filipe Santos

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Publicado:

Olá!

Pelo que apresenta no projecto o aquário em questão (150C x 70A x 50L) dá aproximadamente 525 litros brutos! E usando uma bomba de retorno quer dizer que vai fazer uma sump! se disser que vai ficar com 500 litros de água no sistema não andarei muito longe da verdade :)

Quanto à bomba New Jet 3000, ela debita 3000 litros á saída cuja altura se considera 0, se a coluna de água aumentar, esse valor diminui. Repare: mesmo qua a bomba debite 2000 litros hora a 1,4 metros de altura não será pouco para aquilo que pretende? Isto olhando que (dizem os entendidos) que o filtro deve circular pelo menos 5 vezes o volume do aquário.Ora, o aquario leva 500 litros de água x 5 vezes hora temos 2500 litros/hora. A bomba consegue debitar isso? se calhar não!

Entretanto e uma vez que vai ser um plantado poderá não usar a tal formula das 5 vezes o volume de água. No entanto terá outro problema! A altura do aquário! Quanto mais alto mais potente tem de ser a iluminação...

Abraço

p.s. eu tenho uma new-jet 1200 que faz 1200 litros/hora no max. Com uma coluna de água de 1,4 metros faz a estonteante marca de 120 litros/hora. hehehehehehehehehe

A.K.A. Kapitonio

Publicado:

Bem vou tentar responder as vossas perguntas:

Filipe Santos - Vai ter 70 cm de vidro, o que deve dar 60cm de coluna de agua. Quanto às plantas ainda não sei. A iluminação ou vai ser 2 HQI de 150w cada , ou 5 lampadas T5 de 54w, ou 3 lampadas T5 de 80w (aqui talvez mais qualquer coisa). Os Altuns, costumo receber as ultimas novidades da Animalife por mail e já veio na lista.

kapitonio - Quanto á litragem do sistema é capaz de andar nesse valor, mas as 5X pelo que tenho lido, aplica-se mais a aquarios com Ciclidios africanos. Nos plantados pelo menos 3X deve ser o suficiente (penso eu ;) )

A sump vai ter de capacidade entre os 80 e os 100 lts.

Já agora aproveito e tambem peço aqui a vossa opinião em relação á iluminação, qual dos sistemas atras referidos será o mais indicado?

-------------------------------

Um abraço,

Nuno Ferreira

Publicado:

Boas ...

Acho que para um plantado, 70cm (e é os 70 que conta) de altura é muito, um aquário plantado não deve passar dos 50cm de altura, vai ser muito difícil as plantas rasteiras apanharem luz suficiente ... mesmo com as HQI.

Cumprimentos

Filipe Santos

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Publicado:

Olá!

Para essa altura sem duvida que a melhor solução são as HQI! no entanto eu estou a falar pelo que tenho lido!

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!