Recommended Posts

Publicado

ola!! :shock:

sera q me sabem dizer se este meu peixito é macho ou femea??

Ja o tenho a mais de 4 anos..o isso axo que ja atingiu a maturidade sexual e devia dar mais ou menos pa ver..mas eu nao percebo nada disso...conseguem??

obrigada! :D

f9a86c03.jpg.thumb

Publicado:

É difícil de ver... Se for macho, na época de acasalamento, apresenta um pontos brancos perto dos opérculos. Se for fêmea, esta apresenta um corpo mais roliço. Só sei isto... :sleeping:

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Publicado:

Olá ! Acho que o metodo mais facil para ver o sexo do peixe é observar atentamente o orifico anal/genital do mesmo... Se fôr ligeiramente proeminente para fora é macho... Se fôr concavo para dentro será fémea... Acho que é o metodo mais simples...

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Publicado:

Olá.. sobre o sexos do peixe, já deves ter uma ideia do que fazer.. só te queria perguntar se esse peixe está num aquario ou num globo? Caso esteja num globo, aconselho-te a mudares-lo para um aquario. Os peixes não gostam de ver tudo redondo, e esses globos são uma maldade para a saúde mental dos nossos pobres peixinhos! :D

Publicado:

ele esta num globo...e ja la esta ha mts anos..prai 4 ou mais..n tenho bem a certeza...nao pareçe tar se a dar mal.

Publicado:

Experimenta meteres-te dentro de um globo e viver nele durante 4 anos. Tenho a certeza que ao fim de poucas semanas já não "batias bem da bola". Penso que até já está provado cientificamente que os globos prejudicam enormemente a saude mental dos peixes. Ficam confusos, estrbicos, com stress, etc.. Infelizmente, ou felizmente, os animais têm uma capacidade de resistência muito superior à nossa, o que não quer dizer que se sintam sempre bem. :lol:

Publicado:

Olá ! Embora os peixes consigam sobreviver num goblo (como o teu e muito o provam) não posso de deixar de concordar com o Mephis. A vida de um peixe pode ser penosa embora nos não nos damos conta. Mas se é verdade que o teu peixe como muitos resistem nos goblos imagina teres um cão ou um gato fechado numa sala durante a vida toda... Lá morrer não morrem mas atrofiados de certeza vão ficar...

Pensa nisso...

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
  • 8 meses depois...
Publicado:

lol...

entao se nao tem sexo como ´e que procriam?

por artes magicas?

eheheh devia de ser giro .... :D (ou talvez nao :) )

de qq maneira,para ver se e macho ou femea) eu costumo ver se eles tem o corpo abaulado ou nao.

se tiverem e femea senao ´e macho.

regra geral nao falha.

• 4 semanas depois...
  • 4 meses depois...
Publicado:

Possivelmente está pequeno para 4 anos porque o aquario em que ele esta não tem condições para que ele cresca. Os carassius aurautus crescem consoante o espaço que têm no aquário.

Creio que devias mudá-lo para um aqua normal no minimo com 20 litros. Já seria uma festa para o bichinho. Quantos litros tem o globo onde ele está?

Se nós proporcionarmos boa qualidade de vida a estes peixes, eles retribuiem com toda a sua beleza.

Se gostas realmente dele, compra um aqua novo para ele. Vais ver que não é tão caro assim.

Abraços

Publicado:

caros amigos

vamos ter mais calma com nossos amigos aquaristas,não podemos esquecer que estamos em um forum com aquaristas iniciantes que não tem a noção de outros mais esperientes ok?é muito simples reconhecer os sexos,os machos normalmente nessa idade apresentam um tipo de serrilhado nas nadadeiras peitoral e dorsal,com relação ao orificio genital só podemos verificar diferença mais aparente na época da reprodução,algumas espécies com linhagem mais apurada possuem duas nadadeiras anais e especies comuns apenas uma ok? um grande abraço e até a proxima.

Publicado:

Caros amigos,

Estou 100% de acordo com o colega da contribuição anterior para este tópico.

Acerca do que foi anteriormente escrito posso acrescentar que o indivíduo em causa não tem condições para se aferir sobre qual o seu sexo uma vez que apresenta graves problemas de desenvolvimento.

A espécie Carassius auratus desenvolve-se até aos 35 centímetros, embora os exemplares de variedades cultivadas nunca ultrapassem os 15 centímetros de cumprimento ( às vezes menos ). Já agora para os mais curiosos, o recorde está em 47 centímetros e mais de 3 quilos de peso.

A maturidade é atingida entre os 2 e os 4 anos de idade em condições de desenvolvimento “ normais “, podendo a longevidade chegar a 20 anos de idade ou mais.

O aparelho reprodutivo só atinge a maturação perante condições mínimas... o que de facto não é o caso. O dimorfismo sexual mais aparente só está presente em animais prontos a reproduzirem-se e é mais evidente sobretudo na época da desova ( tem que haver uma evolução térmica e de outros factores ambientais para os peixes poderem sofrer as devidas alterações fisológicas ).

A partir da primeira época de reprodução é possível destinguir com uma relativa facilidade os machos das fêmeas se estiverem bem alimentados e em condições saudáveis, apesar dos caracteres secundários descritos anteriormente noutras contribuições serem sobretudo temporários e muitas vezes restritos à época de reprodução ( a qual na Europa tem lugar entre Abril e início de Julho ). Assim mesmo, como referi, as fêmeas aptas a procriar quando vistas de cima são de facto ligeiramente maiores e sobretudo mais “ avantajadas “ do que os machos devido à actividade dos seus ovários durante a época de procriação alargar o seu abdómen.

De qualquer das formas é sempre difícil distinguir com rigor machos e fêmeas sobretudo em variedades “ cultivadas “.

A propósito de uma intervenção anterior da Patrícia Peniche lamento informar-vos mas há casos de populações do género Carassius possuírem populações de Amazonas ( constituídas unicamente por fêmeas que produzem cópias colonadas de si próprias através de uma forma de reprodução interessante ).

Se quiserem saber mais consultem as minhas contribuições para o seguinte tópico :

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...20053&highlight

Com as minhas melhores saudações

Miguel Andrade

http://www.viviparos.com