Plantas do rio Guadiana (Mértola-Pomarão)

Egnom

Recommended Posts

Ora viva. Este fim de semana que passou fui fazer a descida do rio Guadiana entre Mértola e o Pomarão em kayak. Subi também um pouco do Guadiana no sentido inverso ao Pomarão. Vi imensas plantas aquáticas e meio-aquáticas, peixes e uns caracóis. Entre as plantas, vi imensas Ceratophyllum demersum, que se aguentam inclusivamente na parte do rio que está sujeita a influência das marés(e consequentemente a água salgada), vi o que penso ser alguma espécie de Cryptocoryne a crescer em vários troncos de madeira (também sujeitos ás marés), e mais algumas espécies que não consegui identificar. Uma das espécies que não consegui identificar, foi a que mais me chamou a atenção. Cresce como a Ceratophyllum demersum lançando várias ramificações, mas as folhas são enrugadas como as folhas de uma Crinum calamistratum, mas mais pequenas. Apenas a consegui detectar na parte do rio não sujeita à influência das marés, junto a uma espécie de azenha, (seguindo o rio na direcção contrária ao Pomarão). Gostava imenso que alguém me conseguisse identificar esta planta. Um abraço a todos e fica a sugestão de fazerem esta descida do rio, pois vale bem a pena. :oops:

Partilhar nas redes sociais

Olá

Apanhada nesta altura do ano os 25º não são problema, a agua algo acida é capaz de ser. Aonde as apanhou a agua é bastante dura e alcalina. No entanto as plantas têm uma grande capacidade de adaptação e já vi essa especie em agua neutras, portanto é muito provavel que se adapte. Vai é precisar de uma iluminação intensa pois que estão habituadas a ela.

Abraços

Paulo José

Partilhar nas redes sociais