Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

3 simples perguntas sobre este assunto, relativamente a quem tem discus:

1. Para criação, a que valor mantêm a agua?

2. Para crescimento?

3. Em adultos?

Indiquem se é em ppm ou ms.

Obrigado,

Luis.Dias

Publicado:

Boa noite.

A pergunta é simples mas a resposta não.

Cada caso é um caso e "chegamos lá" por experimentação e erro.

Em traços gerais:

1 Ph 6,2 a 7, Gh<3, Kh<3 temp. 28/29,5

2 7,5>Ph>7, Gh>6, Kh>8 temp. 30/32

3 = crescimento

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Oi João,

Isto significa que não medes a condutividade?

Sei que atraves do gH e kH podes ter uma ideia da condutividade, mas como a relação não é directa...

Faço estas perguntas, porque em todo lado que leio, parece sempre que o importante é a condutividade, mesmo o pH é relegado para segundo plano.

Percebo a agua mais dura para crescimento e adultos. Mas a temperatura... podias dar umas dicas de como chegaste à conclusão desse incremento de 1 a 2º?

Obrigado,

Luis.Dias

Publicado:

Bom dia.

Tambem tenho medidor de condutividade.

Em traços gerais a condutividade é a capacidade da àgua conduzir um corrente electrica.

Quanto maior for a quantidade de "ions" na mesma maior a condutividade.

Em traços gerais quanto mais Kh e Gh maior a condutividade.

A "questão" é que ao medires a condutividade não consegues "saber" o que medes pois o aparelho não sabe a diferença.

Ou seja:

+ - 33 ms equivale a uma dureza de 1 logo 330ms de 10

O problema ´´e que destes 10 não sabes se são Kh ou Gh. :wink:

O que é quepretendes fazer com discus :)

Manter, engordar, criar :D

Um abraço.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Olá João,

Facilita-me lá a vida. Se tens medidor e medes... diz lá quanto é que marca. ;)

Na realidade, dou-te toda a razão. Os medidores TDS, medem a quantidade de sais dissolvidos na agua, sem os distinguir. No entanto, podes por aproximação, subtrair os sais conhecidos que medes via kH. (acho eu. o assunto muito provavelmente é mais complexo...)

Assim, se por hipótese, o teu TDS marcar 300ppm e o teu kH medir 40ppm, ficas + ou - a saber que o resto dos sais que lá estão contribuem na ordem dos 260ppm, para a dureza total.

E para que é que isto me serve, perguntas tu. Pare dizer a verdade, não me serve de muito. É só uma questão de comodidade.

Basta-me um pH estável e uma condutividade num valor correcto (que ainda não sei qual) e tenho a minha água ‘feita’. Ou seja, a água ‘pedra’ que eu tenho aqui na minha zona, ‘obriga-me’ à utilização de uma osmose e a misturas. Estas misturas, são melhor controladas com a medição de condutividade do que com medições individuais de gH e kH.

O que pretendo fazer com os discus? Eheh… acabaste de responder. “manter, engordar” e se um dia lhes apetecer, “criar”.

Obrigado,

Luís.Dias

Publicado:

Boas.

Não te adianta saberes os valores da minha àgua pois será diferente da tua.

Eu pertenço a Almada e apesar da àgua que nos chega ser de furos no seixal os parametros diferem.

A minha àgua sai com uma cond. de aprox. 450 ms.

Quais são os parametros da tua àgua?

Um abraço.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:
Não te adianta saberes os valores da minha àgua pois será diferente da tua.

Sim. A não ser que utilize uma osmose mais uns 'pozinhos'...

O que eu queria mesmo saber era da experiencia dos mais experientes, em termos de valores standard. Quais os que são utilizados para reprodução, crescimento e em adultos... apesar de cada caso ser um caso, é quase certo que há uma janela de valores que é aceite pela comunidade, como sendo o melhor.

A minha àgua sai com uma cond. de aprox. 450 ms.

Pois, já eu tem dias. Já a 'apanhei' com 795ms e já a apanhei a 380ms. Mas a média é sempre a cima dos 550ms-600ms(não meço diariamente)

Quais são os parametros da tua àgua?

Eu custumo 'construi-la' com misturas de osmose e 'desperdicio' de osmose. As proporções nunca são as mesmas. É até atingir um gH de 60ppm(naqueles das gotas), o que faz com que o kH varie entre 1,5 e 2(tambem nunca fica o mesmo) e o pH fica sempre a cima de 8.0, normalmente 8.18 e assim se mantem...

Outro,

Luis.Dias

Publicado:

Caro Luis.

Para crescimento/manutenção esses valores (da torneira) são bons, esquece a osmose.

Para criação...cada caso é um caso:

Se um dia quiseres vir a minha casa verás que não há nada "dentro da gaveta".

.....

Assim:

Caso possas mudar 100% da àgua diariamente os "prototipos" são:

Aquários sem filtros, só aqueciemnto, luz ambiente e àgua Ph 5-6, kh=0, Gh<2 cond.<120ms.

Caso só possas fazer TPA''s de 50% diáriamente:

Aquários com filtro de esponja, Ph 6-6,5 Kh<2, gh <4, 150>cond>100

Caso, como é normal, só possas fazer até 10% diáriamente:

Aquários com filtro, ph 6,5-7 kh=3 gh<5 cond<200ms.

RECORDA àgua com Kh baixos é MUITO INSTÁVEL!

Um abraço.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Oi João,

Para crescimento/manutenção esses valores (da torneira) são bons, esquece a osmose.

Eu bem que queria, mas não confio nem um pouco na agua lá da zona. Ainda se os paremetros se mantivessem sempre constantes, mas não. Já apanhei variações de 400ms em aguas depois de arejadas 24h. Mesmo o pH, depois de 24h de arejamento, tanto fica nos 8.2 como nos 9.0, nunca sei. Assim, se produzir a minha agua, já sei com o que conto.

Se um dia quiseres vir a minha casa verás que não há nada "dentro da gaveta".

Eheh... não digas isso duas vezes...

Caso possas mudar 100% da àgua diariamente os "prototipos" são:

Aquários sem filtros, só aqueciemnto, luz ambiente e àgua Ph 5-6, kh=0, Gh<2 cond.<120ms.

Caso só possas fazer TPA''s de 50% diáriamente:

Aquários com filtro de esponja, Ph 6-6,5 Kh<2, gh <4, 150>cond>100

Caso, como é normal, só possas fazer até 10% diáriamente:

Aquários com filtro,  ph 6,5-7 kh=3 gh<5 cond<200ms.

Xiii... o que eu estou a fazer, é: a mudar 2x por semana, cerca de 50%. O aqua é de 300L, 1 filtro mecanico e um biologico e um UV e só tem 4 discus. gH 3, kH 1, pH 8.2.

Mas, esta tua info é um bom guia!

RECORDA àgua com Kh baixos é MUITO INSTÁVEL!

Sem duvida, o segredo é estar sempre em 'cima' e jogar na antecipação.

Outro,

Luis.Dias

Publicado:

O grande problema de ter e criar Discus é a guita que se gasta constantemente, e o tempo que se tem de ter para eles diariamente, e depois as fatais férias que podem ser o tormento de uma pessoa que os tenha, pois vir de férias e encontrar discus a boiar é terrivel. São animais lindos mas requerem bastante atenção , tempo e dinheiro, é pena pois andava a pensar em ter uns 6 Discus, mas monetáriamente é muito dificil por isso decidi me ficar pelos escalres, ramirezzi, tetras , e talvez no futuro apistos agassizis

Tchau um abraço

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:
O grande problema de ter e criar Discus é a guita que se gasta constantemente, e o tempo que se tem de ter para eles diariamente, e depois as fatais férias que podem ser o tormento de uma pessoa que os tenha, pois vir de férias e encontrar discus a boiar é terrivel. São animais lindos mas requerem bastante atenção , tempo e dinheiro, é pena pois andava a pensar em ter uns 6 Discus, mas monetáriamente é muito dificil por isso decidi me ficar pelos escalres, ramirezzi, tetras , e talvez no futuro apistos agassizis

Tchau um abraço

Não é bem assim! Isso é um mito! Todos os peixes devem de ser tratados bem, e isto quer dizer que têm de ter todas as condições para viver e não "sobreviver" como têm maior parte deles!

Ah! E dar as melhores condições possiveis não é um problema, mas sim um prazer!

Publicado:
Não é bem assim! Isso é um mito! Todos os peixes devem de ser tratados bem, e isto quer dizer que têm de ter todas as condições para viver e não "sobreviver" como têm maior parte deles!

Escreveste bem Regal. No entanto, os discus são menos tolerantes a falhas. A margem de erro é muito curtinha, tanto em parametros, como em tempo até resolver o problema.

Claro que quem está habituado a ter discus, imagino que já nem nota, passa a ser um processo natural.

Ah! E dar as melhores condições possiveis não é um problema, mas sim um prazer!

Nem mais. Vale a pena o 'esforço'...

Regal, já que te apanho. Sobre a condutividade, tens alguma opinião sobre o assunto?

Obrigado,

Luis.Dias

Publicado:

Em relação à condutividade, acho que cada caso é um caso! Os meus criavam com 120 µm e agora estão com 180 µm e comem as posturas, pois devem achar que a água não está boa para os pequenos crescerem. Parvalhões, não percebem nada disto! Vá-se lá entender!

Tenho outro casal que já levou posturas avante com 250 µm. E tenho outro que já teve 100 µm, 120 µm, 180 µm e agora está com 250 µm e.... nada! Comem tudo, a minha conclusão é que devem adorar omeletes e não são diabéticos (um ponto positivo, por sinal).

Teoria: deixá-los estar e mantê-los saudáveis, tentar manter o PH e GH baixos (brm baixos) que a condutividade vai baixar. E PACIÊNCIA, apesar de às vezes apetecer castigá-los, não lhes dando comer, pois já comeram uma omelete feita com cerca de 200 ovos! :lol:

Os Discus são tolerantes também, o problema é que são susceptíveis a doenças que os outros peixes não são, nomeadamente, parasitas internos e externos em que se tem de fazer continuamente a prevenção! Agora, com Discus consegues mantê-los com, por exemplo, 0,8 NO2, enquanto que, por exemplo, um Guppy, morre em poucas horas!

Acho que o mais complicado é conseguir a sua boa adaptação às novas instalações, porque parece-me que o grande problema não é a mudança de aquário, mas sim a mudança de envolvência. Ele deve estar habituado a ver todos os dias determinados objectos e cores e quando não so vê, stressa, porque senão vejamos, quando trocamos os nossos Discus de um aquário para o outro dentro do mesmo local, ele não stressa! Agora experimenta trocá-lo, por exemplo para outro compartimento da mesma casa!!! 8)

Publicado:
Boa tarde.

O leitor de condutividade não sabe diferenciar Kh de Gh :lol: .

JPM

Isto é simples! Aqui no Fórum dizia-se cada ºdh de GH é 33 µm de condutividade, mas o que é certo é que tenho 3,34 ºdh de GH o que daria 110 µm de condutividade, mas o medidor electrónico mede 180 µm.

Qual está certo, não sei!

Paciência, o que interessa é os animais estarem bem e sentirem-se bem e isso deixa-me muito feliz! 8)

Publicado:
Isto é simples! Aqui no Fórum dizia-se cada ºdh de GH é 33 µm de condutividade, mas o que é certo é que tenho 3,34 ºdh de GH o que daria 110 µm de condutividade, mas o medidor electrónico mede 180 µm.

Então... os 70 que falta é a componente kH(+- 2º). Normalmente os medidores TDS medem gH + kH, dando assim a totalidade de minerais dissolvidos.

Boa aguinha a tua, hein.

Luis.Dias

Publicado:

Fabricada! :)

Mesmo assim, queria ter um pouco menos de condutividade, mas acho que não vou conseguir sem Osmose.

Mas também não vou colocar osmose, vou aguardar pacientemente e tentar baixar mais um pouco a condutividade através da turfa!