Visitante Publicado Fevereiro 10, 2004 Publicado Fevereiro 10, 2004 Boas Ando a tentar planear o setup para o meu reef, e umas das coisa q me chateia´sao os salpicos na entrada da agua na sump e na entrada da agua no aquario qdo a luz falta. Como é q voces fazem para q a agua nao salpique ao entrar na sump? O tubo pode estar submerso? E qdo a electricidade vem de novo e a bomba de retorno começa a mandar para cima e salpica tudo, resultando ate em acumulaçao de sal nos filtros da iluminação? Gostava de saber da vossa experiencia pessoal ou de aquarios q conheçam. obrigado
João Cotter Publicado: Fevereiro 10, 2004 Publicado: Fevereiro 10, 2004 Olá SPS, Como é q voces fazem para q a agua nao salpique ao entrar na sump?Eu resolvi assim: dentro da sump uma caixa de acrílico aberta em baixo e em cima. No seu interior e na linha de água uma placa de eggcrate na horizontal. Por cima do eggcrate algumas bioballs fora de água (poucas). As tubagens largam água em cima das bioballs e a água não salpica para fora.Não convem o tubo ficar imerso! E qdo a electricidade vem de novo e a bomba de retorno começa a mandar para cima e salpica tudo, resultando ate em acumulaçao de sal nos filtros da iluminação? Penso que é inevitável, a não ser que as tubagens ligadas às bombas tenham válvulas anti-retorno. De qualquer modo não aconselho. Podem vir a dar problemas e cortam um pouco a potência das bombas. Pode ser que mais alguém tenha outra solução. Um abraço João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
Diogo Lopes Publicado: Fevereiro 10, 2004 Publicado: Fevereiro 10, 2004 Olá, No meu caso o tubo de entrada na sump vai até ao fundo ficando sempre dentro de água. Fiz uns furos no tubo de queda para entrar ar - o resultado é uma maior oxigenação da água à entrada da sump (depois é importante ter vários vidros para cortar as bolhas. Não convem o tubo ficar imerso! Gostava que desenvolvesses um pouco esta questão... O tubo não convém ficar imerso porquê? O tubo de retorno está colocado dentro do aqua por forma a que se mantenha sempre dentro de água (mesmo quando a luz falta) e está virado para a superfície por forma a movimentá-la! Espero que ajude! Abraço, Diogo
João Cotter Publicado: Fevereiro 10, 2004 Publicado: Fevereiro 10, 2004 Gostava que desenvolvesses um pouco esta questão... O tubo não convém ficar imerso porquê?Diogo, quando disse isso referia-me ao tubo (ou tubos) que vem do aquário e entra na sump. No meu caso, quando estão imersos provocam alguma resistência à descida da água, o que leva a que o nível da água do aquário se eleve um bom bocado. É verdade que uso demasiada potencia em bombas para este aquário em relação à capacidade dos overflows. Cada caso é um caso. Baseei-me no meu quando respondi, de modo que acredito que a saída do tubo imerso possa ver viável noutros setups.O tubo de retorno está colocado dentro do aqua por forma a que se mantenha sempre dentro de água (mesmo quando a luz falta) e está virado para a superfície por forma a movimentá-la! Sim, os meus tubos de retorno estão na mesma situação. Um abraço, João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
A l e x a n d r e Publicado: Fevereiro 10, 2004 Publicado: Fevereiro 10, 2004 O tubo de retorno está colocado dentro do aqua por forma a que se mantenha sempre dentro de água (mesmo quando a luz falta) e está virado para a superfície por forma a movimentá-la! Como é que o tubo fica sempre dentro de água quando a luz falta? Só se estiverem a falar do "corpo" do tubo. O bocal por onde sai a água, que é o que interessa para o caso, não fica de certeza debaixo de água quando a luz falta, ou estarei a fazer confusão? Quando a luz volta os salpicos são inevitáveis mas podem ser minimizados se o bocal for largo e o caudal pequeno. No entanto a maioria dos casos não é assim. manklit Aluga-se este espaço.
João Cotter Publicado: Fevereiro 10, 2004 Publicado: Fevereiro 10, 2004 manklit, Como é que o tubo fica sempre dentro de água quando a luz falta? Só se estiverem a falar do "corpo" do tubo. O bocal por onde sai a água, que é o que interessa para o caso, não fica de certeza debaixo de água quando a luz falta, ou estarei a fazer confusão? Não deixas escapar nada! :D De facto, metada da abertura do bocal fica mesmo fora de água quando é cortada a corrente. João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
Visitante Publicado: Fevereiro 10, 2004 Publicado: Fevereiro 10, 2004 Como fazem para ter os tubos de retorno ao aquario sempre submersos? qdo a luz falta, a agua nao faz retorno p a sump, esvaziando o aquario ate ao nivel desses tubos?
Diogo Lopes Publicado: Fevereiro 10, 2004 Publicado: Fevereiro 10, 2004 Olá, O retorno da minha sump é feito através de um tubo perfurado que acompanha a traseira do aqua. Quando a luz falta a água desce até ao nível da coluna seca - como o tubo de retorno está um pouco abaixo deste nível mantem-se dentro de água. O caudal é espalhado pelos diversos buracos por isso quase não há salpicos!!! Abraço, Diogo
Visitante Publicado: Fevereiro 10, 2004 Publicado: Fevereiro 10, 2004 ok, parece q os salpicos sao inevitaveis... eu no meu reef antigo cortei uma curva de 90graus de forma a imitar aquelas peças q estao á saida das pulsadoras tunze e orientava desta forma a água para baixo. qdo a luz vinha salpicava menos pq a água ia p baixo em vez de ir para a frente...
Diogo Lopes Publicado: Fevereiro 10, 2004 Publicado: Fevereiro 10, 2004 Olá, Espero que a explicação seja suficiente!! Se existirem dúvidas posso colocar uma foto logo à noite! Abraço, Diogo
Visitante Publicado: Fevereiro 10, 2004 Publicado: Fevereiro 10, 2004 Uma foto é sempre benvinda. Mas se o tubo perfurado esta abaixo do nivel da colunna seca tem de fazer retorno para a sump, nao é? Agradeço a vossa prontidão para me ajudar, espero brevemente colocar novas questoes.
Diogo Lopes Publicado: Fevereiro 10, 2004 Publicado: Fevereiro 10, 2004 Mas se o tubo perfurado esta abaixo do nivel da colunna seca tem de fazer retorno para a sump, nao é? Tens razão na tua observação!!! Desculpa a minha falta de exactidão nos termos!!! Ele não está abaixo - sai ao nível da coluna seca e depois assim que entra ar desferra! Como tenho muitos furos e a bomba é forte existem efectivamente salpicos, mas são muito reduzidos - a água quando chega ao aquário sai por um momento relativamente devagar e é o suficiente para todos os furos ficarem debaixo de água! Ok - em resumo - há sempre salpicos!!! :D Mas acho que esta solução minimiza muito a situação! Já pensei em colocar uma válvula anti- retorno e baixar ainda mais o nível do tubo de PVC... Abraço, Diogo
Recommended Posts