Recommended Posts

Publicado

Tenho 2 Mollys negras num aquário 80x30x40 com 90 lt e com 10 neons 4 peixes gato e 5 guppies e passado 4/5 dias de virem da loja apanharam ictio. Detectei as mollys com os pontos brancos hoje mas os outros até agora estão porreiros até os 5 alevins de guppie estão na boa.

Pu-las num jarro de água (2lt) que está enfiado dentro do aquário mas preso para não haver trocas de água ou peixes.

Pus um pouqinho de sal para os tais 2 lt e pus o regulador da temperatura dos 25,5 graus para os 30º.

Existe mais alguma coisa que possa fazer com medicamentos caseiros sem ter que ir comprar à loja?

As mollys negras têm uma propenção especial para apanhar a doença ou tive azar nos bichos?

Obrigado

Publicado:

Talvez não seja íctio, mas sim um outro problema causado pela falta de sal. Tenta adicionar um pouco de sal para aquário, mas não muito, porque há plantas e peixes que não o toleram (como os corys).

Não falo por experiência, pois nunca tive mollys, digo isto pelo que tenho lido.

Cumps,

Gonçalo Garcias

Publicado:

E se em vez de andares a torturar as mollies, as deixasses à solta no aqua e atirasses com anti-ictio lá para dentro? É que assim estás a stressar as duas, vão ficar piores e ainda morrem de stress.

Queria te ver a ti, dentro de uma máquina de lavar, no meio do Verão, no meio do campo com os passarinhos a piar e sem puderes sair...:wink::)

Já que subiste a temperatura, os parasitas vão começar a sair de dentro delas e a espalhar-se pela água.

Como elas apanharam, é sinal que o aqua está infestado. Provavelmente os outros peixes ou vão ficar, ou as mollies é que por qualquer razão, estavam mais vulneráveis. Nada como tratar o aqua todo.

Ou então podes deixar a temperatura alta uma semana ou isso, e deixar que passe sózinho. Se elas não melhorarem ou aparecerem mais afectados, ataca com remédio.

Se estiveram bem durante 5 dias, é sinal que alguma coisa as deixou mais vulneráveis. Como o ictio andava à solta dentro do aqua, encontrou 2 hospedeiros para chatear.

Publicado:

Nuna84

O meu caso foi assim, depois de algumas semanas de ter montado o meu aqua, os neon apareceram com ictio, então perguntei aos entendidos na matéria e quase todos foram unanimes a dizer para por a agua a 30º. e deixar assim por 17 dias, fiz e resultou em cheio sem ter que meter porcarias quimicas dentro do meu aqua, já que o icto não aguenta essa temperatura.

Espero que tudo se resolva para bem

Publicado:

Soltei as mollys dentro do aquário com os 30º e juntei uma colher de sopa de sal e 2 dias depois os pontos brancos já desapareceram!

Agora as bactérias devem andar à solta no aquário à procura de vítimas mas penso q se deixar a temperatura alta durante 15 dias as bactérias morrem.

Obrigado a todos

Publicado:

Ainda bem. Mas não abuses do sal, olha que tens peixes que não são nada adeptos de sal na água.