Joaoavo Publicado Maio 23, 2006 Publicado Maio 23, 2006 Montei recentemente um nanoplantado de 10L. Como seria de esperar surgiu-me o problema das algas filamentosas e os Red Cherry's não dão conta delas. A minha dúvida é: será que posso recorrer a um apagão 3 dias sem prejudicar a riccia? Pergunto isto porque a riccia não tem estruturas de reserva especificas como as outras plantas e pode não aguentar este "tratamento". Se alguem já experimentou diga sff. Obrigado João AvóO meu blog - Naturescaping
Luís Fortunato Publicado: Maio 23, 2006 Publicado: Maio 23, 2006 Olá. Antes de mais nada, 10 litros são muito difícies de manter Basta-te descuidares um pouco no CO2, e os peixes todos cá em cima... Fertilização, idém... Quanto ao problema das algas, o apagão será um "ataque" às algas... não a erradicação do problema. Da experiência que já tive com essas algas, elas devem-se quase na sua exclusividade, a níveis de fosfato baixos na coluna de água. Eu tinha uma praga autêntica delas no meu plantado, comecei a fertilizar com fosfatos (mantendo o seu valor na ordem dos 2 ppm) e em 4-5 dias desapareceram... tanto as filamentosas verdes (beard algae) como as pretas (brush algae). No caso das algas pretas, o processo é mais demorado, mas aconselho-te a colocares um SAE ainda pequeno para as erradicares. a partir do momento em que não tenhas mais, retira-o do aquário, pois não é um peixe indicado para se manter em 10 litros apenas... Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Joaoavo Publicado: Maio 23, 2006 Autor Publicado: Maio 23, 2006 Tenho consciencia que não vai ser fácil manter o aquario, mas não é impossível. Já tenho alguma experiencia e estou sempre atento ao nivel de CO2. Para além disso faço TPA diárias para evitar a acumulação de nitratos. Nunca tinha lido que as algas se deviam a falta de fosfatos, mas faz muito sentido neste caso, porque não dou alimentação praticamente nenhuma e não fertilizo com fosfotos, daí ser normal que estejam em niveis muito baixos. Obrigado pelasdicas Luís. Ainda assim, a minha duvida ficou por responder. A riccia terá algum problema com o apagão? João AvóO meu blog - Naturescaping
Luís Fortunato Publicado: Maio 23, 2006 Publicado: Maio 23, 2006 Peço desculpa por ter saltado esse pormenor... Se a riccia no momento em que induzes o apagão estiver saudável (exceptuando as algas), agguenta muito bem os 3 dias sem luz. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Joaoavo Publicado: Maio 23, 2006 Autor Publicado: Maio 23, 2006 Obrigado. Vou fazer isso então e começar a introduzir fosfatos no aquario. Espero que dê. Mais uma vez, obrigado por me esclareceres. João AvóO meu blog - Naturescaping
José Cruz Silva Publicado: Maio 23, 2006 Publicado: Maio 23, 2006 Olá! Que tipo de filamentosas tens? Eu tive alguns problemas com filamentosas verdes, tipo cabelo muito compridas e a causa era ferro em excesso. As filamentosas tipo pincel, quanto aos fosfatos não sei, comigo não resultou assim como o Luis disse. apenas consegui conte-las com SAE, mas para 10 litros é pouco volume para um peixe desses. Eu nos meus e como tenho um de 18 litros vou mudando os SAE's de um aqua para o outro, no mais pequeno basta um dois dias para estar sempre tudo limpinho. Abraços Zé Néo
Joaoavo Publicado: Maio 24, 2006 Autor Publicado: Maio 24, 2006 Sao algas verdes, tipo cabelo, que estao misturadas com o musgo de java e a riccia. O problema é que não tenho SAE's, nem grandes nem pequenos, e não encontro nas lojas. Tenho red cherry's e eles nem lhes tocam. João AvóO meu blog - Naturescaping
Recommended Posts