xalam Publicado Maio 23, 2006 Publicado Maio 23, 2006 Boas, finalmente tenho o meu sistema de CO2 de botija a funcionar. O conjunto ainda não está a 100%, mas à medida que houver guita, logo se compra o resto.... Para já tenho a botija com um regulador mandado vir da aquaristic, e que com sorte acabou por ser o da Papillon e não o da marca própria. O manual de instruções é um bocado limitado, e fiquei sem perceber muito bem como é que isto funciona... Neste momento está a funcionar, e apenas tenho de desligar a "torneira" do meio para o desligar durante a noite... A minha dúvida está principalmente no manómetro de baixo que julgo estar relacionado com a "torneira" preta do lado direito... Para que serve afinal ??? Funciona ao contrário ??? É a válvula de dosagem ??? Eu apenas estou a usar ainda a mangueira directa para uma pedra difusora, com um normal anti retorno de plástico... Hoje, quando ia ligar o sistema, reparei que tinha alguma àgua na mangueira Será que o antiretorno de plástico não funciona com estas pressões ??? Agradecia umas dicas vossas, e ao mesmo tempo ficava já aqui um How To para quem tivesse dúvidas. Abraço, Xalam Citar O meu comunitário plantado : <<< Xalam's Aquarium >>> VINYL - A new concept of Crew
Jatbas Publicado: Maio 23, 2006 Publicado: Maio 23, 2006 Vou-te explicar. A melhor maneira de meter o sistema a funcionar correctamente é o seguinte. Preparação 1- Fechar a valvula A da garrafa 2- Abrir a valvula de agulha C para deixar o co2 sair totalmente da redutora e fechar de seguida esta mesma valvula. 3- Fechar totalmente a valvula B (rodar totalmente no sentido dentro-fora) Meter em funcionamento 1- Abrir a valvula A. Vais reparar que um dos manometros (o mais graduado que indica a pressão da garrafa vai "disparar" para um determinado valor de acordo com o conteudo da garrafa. Se estiver cheia deve ir para perto do fim da escala verde) e o outro manometro vai ficar a 0 bars. 2- Agora vais regular o "estrangulamento" da pressao atraves do regulador B. Vais regular até teres uma pressão entre 1 e 1.5 no manometro que estava a 0. 3- Regular a valvula C consoante o caudal de co2 que queres. Aconselhava-te a adquirir ou a fazer um conta-bolhas para uma mais facil regulação visual do teu sistema. Quanto a parte da anti-retorno, desde que a agua não passe a mesma! não tens problemas, ela está ali mesmo para essa razão, evitar que a agua passe. Citar AquaWizard
bué_fish Publicado: Maio 23, 2006 Publicado: Maio 23, 2006 Consegui arranjar uma botija daquelas dos cafés (para as jolas ), mas não tem regulador! Queria saber se esse serve para aquela botija e já agora quanto foi? Citar ------------------------------- Um abraço, Nuno Ferreira
xalam Publicado: Maio 23, 2006 Autor Publicado: Maio 23, 2006 nos, excelente explicação com direito a desenho e tudo... Desde já o meu obrigado. No entanto ainda me restam algumas dúvidas. Qual a melhor maneira para fchar o sistema de noite ? Neste momento estou a fechar a válvula de agulha C, é o mais indicado ??? Não será por desligar esta que a àgua está a passar pela valvula anti retorno ??? Qual é a razão do regulador B ??? Posso tê-lo a zero ??? Porquê no 1 e 1,5 ??? Bué_fish : À partida deve dar, a botija que eu estou a usar é um extintor. O regulador ficou em 50 e tal euros e mandei vir da Alemanha... Citar O meu comunitário plantado : <<< Xalam's Aquarium >>> VINYL - A new concept of Crew
Jatbas Publicado: Maio 23, 2006 Publicado: Maio 23, 2006 por uma questao de não teres de andar sempre a regular isso, eu fechava a valvula A, a da garrafa. Citar AquaWizard
kromoAqua Publicado: Maio 23, 2006 Publicado: Maio 23, 2006 Qual é a razão do regulador B ??? Posso tê-lo a zero ??? Porquê no 1 e 1,5 ??? pressão de saida... deve estar a 1bar ou no maximo 1,5- tb eu fechava a principal da botija para não andar sempre a regular a saida. Citar
Luís Fortunato Publicado: Maio 23, 2006 Publicado: Maio 23, 2006 Olá. Eu de momento (não tenho ainda a válvula solenoide), quando quero trancar a injecção de CO2, fecho a torneira da garrafa, como já aqui foi aconselhado pelo nos e o kromoAqua. Vantagem: No dia seguinte escusas de andar a regular tudo de novo (redutor e válvula de agulha) Desvantagem: Devido ao CO2 que se encontra entre a torneira da botija e a válvula de agulha ainda ser considerável (e ainda ter uma pressão jeitosa), até se extinguir o caudal, entenda-se a pressão ser nula, ainda vais ter umas boas horinhas de CO2 a bombar no aquário Eu acabei de trancar a minha botija, e as luzes do aquário só se desligam à meia-noite :D E não me admiro nada, que ainda fique uns minutos depois da meia-noite a libertar CO2 no aquário. Eu depois passo por aqui à meia-noite a dizer se ainda sobrou CO2 e está a borbulhar no aquário. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Luís Fortunato Publicado: Maio 23, 2006 Publicado: Maio 23, 2006 Já parou... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Just_me Publicado: Maio 24, 2006 Publicado: Maio 24, 2006 O ideal, é NÂO fechar a torneira da garrafa! o ideal é estrangular o caudal DEPOIS da valvula de agulha, abrir e fechar a torneira da garrafa repetidamente e depois esvaziar o conteudo do redutor tem efeitos prejudiciais sobre o o-ring, já que cada vez que abrem a garrafa há uma saida rápida de CO2 para o redutor, o que normalmente resulta numa expansão do gás na camara do redutor, o que resulta num arrefecimento, e o arrefecimento brusco das borrachas nao é nada bom para a saude a long oprazo destas. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
kromoAqua Publicado: Maio 24, 2006 Publicado: Maio 24, 2006 podera por uma torneira ( daquelas usadas para bombas de ar ) depois da valula de agulha e antes da anti-retorno. ou não? Citar
Just_me Publicado: Maio 24, 2006 Publicado: Maio 24, 2006 sim, desde que a vedação aguente a pressão, sim. o melhor seria usar daquelas com as ligações "barbadas". Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
xalam Publicado: Maio 24, 2006 Autor Publicado: Maio 24, 2006 Boas, é um facto que ontem, mesmo depois de ter fechado a garrafa, ainda ficou a sair CO2, e acabei por desligar mesmo a válvula de agulha... Hoje ficou só com o excedente, na hora de almoço vou lá ver se já parou... O que é certo é que o uso de uma váçvula sonelóide é feito na saída da válvula de agulha, logo a garrafa nunca está fechada, e aí o Just Me tem toda a razão no que diz em relação ao desgaste... A minha questão é se mesmo estando a usar a válvula sonelóide, que acaba por ter o mesmo efeito do fechar a válvula de agulha, não vou ter na mesma àgua a voltar para trás ??? Tenho um feeling de que a válvula antiretorno de plástico, não está a aguentar o retorno, será ??? Citar O meu comunitário plantado : <<< Xalam's Aquarium >>> VINYL - A new concept of Crew
Jatbas Publicado: Maio 24, 2006 Publicado: Maio 24, 2006 tu ficas sempre com um pouco de co2 nos tubos. Só ainda não entendi a tua fixação com a agua nos tubos! Se amesma não passar a valvula de retorno qual é o problema!? Se tens medo mete duas... Citar AquaWizard
xalam Publicado: Maio 24, 2006 Autor Publicado: Maio 24, 2006 Ok, acho que não percebes-te... O meu receio está mesmo no facto de que a àgua já passou pela válvula antiretorno... Segundo já li em algum lado, se a àgua entra para dentro da botija, adeus botija... Citar O meu comunitário plantado : <<< Xalam's Aquarium >>> VINYL - A new concept of Crew
Jatbas Publicado: Maio 24, 2006 Publicado: Maio 24, 2006 entao essa valvula é uma lastima! mas a agua ja passou para os tubos, ou esta dentro da valvula?! é que é diferente. Citar AquaWizard
xalam Publicado: Maio 24, 2006 Autor Publicado: Maio 24, 2006 Já passou a válvula e estavam umas pequenas gotas no tubo... O que me valeu foi o tubo ainda ser comprido... Será que a válvula não está preparada para aguentar um retorno com uma pressão muito elevada e acaba por deixar passar àgua ??? Ao fim ao cabo é de plástico... Digo isto, porque já reparei que há válvulas antiretorno em metal para os sistemas de CO2. Citar O meu comunitário plantado : <<< Xalam's Aquarium >>> VINYL - A new concept of Crew
Jatbas Publicado: Maio 24, 2006 Publicado: Maio 24, 2006 a minha e da tetra, daquelas normais de plastico. Compra uma nova Citar AquaWizard
kromoAqua Publicado: Maio 24, 2006 Publicado: Maio 24, 2006 mete tubo mais comprido e faz um nó largo. a curva deve travar a agua muito antes de chegar a valvula. e as gotas que vés é agua ou gaz liquidificado? Citar
xalam Publicado: Maio 25, 2006 Autor Publicado: Maio 25, 2006 Apesar de já não haver àgua no tubo, e começar a pensar de que poderia ter sido pelas várias experiências que fiz para perceber o funcionamento dos manómetros, a válvula antiretorno também é da Tetra. Reparei de que também no interior da válvula havia um ligeiro aglomerado de bolhas e àgua, mas não faço ideia se seria gaz liquidificado... Tenho mesmo de pensar na solenóide e pronto. Quando menos lhe mexer melhor... Citar O meu comunitário plantado : <<< Xalam's Aquarium >>> VINYL - A new concept of Crew
xalam Publicado: Maio 26, 2006 Autor Publicado: Maio 26, 2006 OK, hoje de manhâ tinha metade da mangueira com àgua... Defenitivamente algo se passa com a valvula antiretorno... Vou trocar e ver no que dá... Senão aguentar então tem mesmo de ser uma daquelas de metal... Abraço Citar O meu comunitário plantado : <<< Xalam's Aquarium >>> VINYL - A new concept of Crew
Recommended Posts