Recommended Posts

Publicado

Boas,

finalmente tenho o meu sistema de CO2 de botija a funcionar.

O conjunto ainda não está a 100%, mas à medida que houver guita, logo se compra o resto....

Para já tenho a botija com um regulador mandado vir da aquaristic, e que com sorte acabou por ser o da Papillon e não o da marca própria.

druckm.gif

O manual de instruções é um bocado limitado, e fiquei sem perceber muito bem como é que isto funciona... Neste momento está a funcionar, e apenas tenho de desligar a "torneira" do meio para o desligar durante a noite...

A minha dúvida está principalmente no manómetro de baixo que julgo estar relacionado com a "torneira" preta do lado direito... Para que serve afinal ??? Funciona ao contrário ??? É a válvula de dosagem ???

Eu apenas estou a usar ainda a mangueira directa para uma pedra difusora, com um normal anti retorno de plástico...

Hoje, quando ia ligar o sistema, reparei que tinha alguma àgua na mangueira :wink: Será que o antiretorno de plástico não funciona com estas pressões ???

Agradecia umas dicas vossas, e ao mesmo tempo ficava já aqui um How To para quem tivesse dúvidas.

Abraço,

Xalam

Publicado:

Vou-te explicar.

co20cr.png

A melhor maneira de meter o sistema a funcionar correctamente é o seguinte.

Preparação

1- Fechar a valvula A da garrafa

2- Abrir a valvula de agulha C para deixar o co2 sair totalmente da redutora e fechar de seguida esta mesma valvula.

3- Fechar totalmente a valvula B (rodar totalmente no sentido dentro-fora)

Meter em funcionamento

1- Abrir a valvula A. Vais reparar que um dos manometros (o mais graduado que indica a pressão da garrafa vai "disparar" para um determinado valor de acordo com o conteudo da garrafa. Se estiver cheia deve ir para perto do fim da escala verde) e o outro manometro vai ficar a 0 bars.

2- Agora vais regular o "estrangulamento" da pressao atraves do regulador B. Vais regular até teres uma pressão entre 1 e 1.5 no manometro que estava a 0.

3- Regular a valvula C consoante o caudal de co2 que queres. Aconselhava-te a adquirir ou a fazer um conta-bolhas para uma mais facil regulação visual do teu sistema.

Quanto a parte da anti-retorno, desde que a agua não passe a mesma! não tens problemas, ela está ali mesmo para essa razão, evitar que a agua passe.

Publicado:

Consegui arranjar uma botija daquelas dos cafés (para as jolas :wink: ), mas não tem regulador! Queria saber se esse serve para aquela botija e já agora quanto foi?

-------------------------------

Um abraço,

Nuno Ferreira

Publicado:

nos, excelente explicação com direito a desenho e tudo... Desde já o meu obrigado.

No entanto ainda me restam algumas dúvidas.

Qual a melhor maneira para fchar o sistema de noite ? Neste momento estou a fechar a válvula de agulha C, é o mais indicado ??? Não será por desligar esta que a àgua está a passar pela valvula anti retorno ???

Qual é a razão do regulador B ??? Posso tê-lo a zero ??? Porquê no 1 e 1,5 ???

Bué_fish : À partida deve dar, a botija que eu estou a usar é um extintor.

O regulador ficou em 50 e tal euros e mandei vir da Alemanha...

Publicado:

Qual é a razão do regulador B ??? Posso tê-lo a zero ??? Porquê no 1 e 1,5 ???

pressão de saida...

deve estar a 1bar ou no maximo 1,5-

tb eu fechava a principal da botija para não andar sempre a regular a saida.

Publicado:

Olá.

Eu de momento (não tenho ainda a válvula solenoide), quando quero trancar a injecção de CO2, fecho a torneira da garrafa, como já aqui foi aconselhado pelo nos e o kromoAqua.

Vantagem: No dia seguinte escusas de andar a regular tudo de novo (redutor e válvula de agulha)

Desvantagem: Devido ao CO2 que se encontra entre a torneira da botija e a válvula de agulha ainda ser considerável (e ainda ter uma pressão jeitosa), até se extinguir o caudal, entenda-se a pressão ser nula, ainda vais ter umas boas horinhas de CO2 a bombar no aquário :lol:

Eu acabei de trancar a minha botija, e as luzes do aquário só se desligam à meia-noite :D

E não me admiro nada, que ainda fique uns minutos depois da meia-noite a libertar CO2 no aquário.

Eu depois passo por aqui à meia-noite a dizer se ainda sobrou CO2 e está a borbulhar no aquário.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Já parou... :wink:

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

O ideal, é NÂO fechar a torneira da garrafa!

o ideal é estrangular o caudal DEPOIS da valvula de agulha, abrir e fechar a torneira da garrafa repetidamente e depois esvaziar o conteudo do redutor tem efeitos prejudiciais sobre o o-ring, já que cada vez que abrem a garrafa há uma saida rápida de CO2 para o redutor, o que normalmente resulta numa expansão do gás na camara do redutor, o que resulta num arrefecimento, e o arrefecimento brusco das borrachas nao é nada bom para a saude a long oprazo destas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

sim, desde que a vedação aguente a pressão, sim. o melhor seria usar daquelas com as ligações "barbadas".

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Boas, é um facto que ontem, mesmo depois de ter fechado a garrafa, ainda ficou a sair CO2, e acabei por desligar mesmo a válvula de agulha...

Hoje ficou só com o excedente, na hora de almoço vou lá ver se já parou...

O que é certo é que o uso de uma váçvula sonelóide é feito na saída da válvula de agulha, logo a garrafa nunca está fechada, e aí o Just Me tem toda a razão no que diz em relação ao desgaste...

A minha questão é se mesmo estando a usar a válvula sonelóide, que acaba por ter o mesmo efeito do fechar a válvula de agulha, não vou ter na mesma àgua a voltar para trás ??? Tenho um feeling de que a válvula antiretorno de plástico, não está a aguentar o retorno, será ???

Publicado:

tu ficas sempre com um pouco de co2 nos tubos. Só ainda não entendi a tua fixação com a agua nos tubos!

Se amesma não passar a valvula de retorno qual é o problema!? Se tens medo mete duas...

Publicado:

Já passou a válvula e estavam umas pequenas gotas no tubo...

O que me valeu foi o tubo ainda ser comprido...

Será que a válvula não está preparada para aguentar um retorno com uma pressão muito elevada e acaba por deixar passar àgua ??? Ao fim ao cabo é de plástico... Digo isto, porque já reparei que há válvulas antiretorno em metal para os sistemas de CO2.

Publicado:

mete tubo mais comprido e faz um nó largo. a curva deve travar a agua muito antes de chegar a valvula.

e as gotas que vés é agua ou gaz liquidificado?

Publicado:

Apesar de já não haver àgua no tubo, e começar a pensar de que poderia ter sido pelas várias experiências que fiz para perceber o funcionamento dos manómetros, a válvula antiretorno também é da Tetra.

Reparei de que também no interior da válvula havia um ligeiro aglomerado de bolhas e àgua, mas não faço ideia se seria gaz liquidificado...

Tenho mesmo de pensar na solenóide e pronto. Quando menos lhe mexer melhor...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!