tfernandes Publicado Maio 22, 2006 Publicado Maio 22, 2006 boas.. desde já quero felicitar os criadores deste forum pois é muito util aos aficcionados pela aquariofilia... comprei um aquario de 80 cm e neste momento tem cerca de 85 lts.. tem um filtro interno 300l/h, uma lampada de 18w e um termostato de 100w... a principio coloquei o areão, um tronco e um vasito e depois a água... fiz testes (electronicos) de ph (7.2), coloquei umas plantas (4 diferentes nao sei o nome) e trabalhou o filtro e luz (12h/dia) durante 5 dias.... depois dos 5 dias comprei um gupie macho, 2 coridora albino, 1 Botia Palhaço e 1 raposa voadora... o gupie e as coridora sempre se mostraram e mostram energeticos, o palhaço a principio andava sempre escondido mas agora ja se mostra mais.. o raposa sempre parado acabando por morrer ontem (penso que ja deveria vir doente pois foram os meus pais que o compraram) ah, os peixes estao ha 4 dias no aqua.. mas a minha questao é a seguinte... as plantas estao muito debilitadas, ficando amarelas nas pontas acabando mesmo por ter que cortar as folhas.. falei lá na loja e deram-me ferreal mas nao noto diferença nenhuma (ja o apliquei há 3 dias)..... alguem me pode ajudar sobre as plantas? Citar
ccdsantos Publicado: Maio 22, 2006 Publicado: Maio 22, 2006 Vais ter alguns problemas com esse layout, a filtragem e a luz é insuficiente, a colocação de peixes deverá ser gradual, tipo 3 peixes de cada vez e esperar 1 semana antes da colocação de mais, fazer ambientação de meia hora quando os trazes, deverias ter esperado mais antes do primeiro peixe, deverás fazer trocas de água de 20% da água por semana, lá mais para a fentre e depois de mudares a iluminação ou ampliares os watts com mais lâmpadas poderás colocar co2 caseiro... com o tempo compra um filtro externo, vê aqui no forum... Se tiveres paciência e leres a coisa vai correr lindamente... CS Citar
tfernandes Publicado: Maio 22, 2006 Autor Publicado: Maio 22, 2006 "Por exemplo, um aquário com 100 litros de água, deve ter um filtro que debite 300 l/h. " in aquariofilia.online.pt se o aquario tem 85 lts nao chegará 300l/h? o filtro é daqueles colados ao vidro onde tem o termostato dentro e a bomba e isso tudo.. de quantos watts a lampada entao? e a questao das plantas? pode dever-se a quê? abraço.... Citar
tfernandes Publicado: Maio 22, 2006 Autor Publicado: Maio 22, 2006 fiz uma pesquisa e as plantas que tenho lá são: 1 sagittaria-eatoni 1 bacopa monnieri 1 micranthemum umbrosum Citar
Redox Publicado: Maio 24, 2006 Publicado: Maio 24, 2006 Ola, boas! Penso que o kit que compraste é igual ao que eu comprei. é Da RENA, trazia o kit completo com lampada de 18 W filtro e ate uma caixita de comida para peixe. Ainda não consegui entender muito bem o principio da iluminação, até porque apesar de ser 18 W, a lampada da uma luz viva e bst forte. Penso que serao lampadas de aquariofilia, mas enfim... No entanto, estou a ter o mesmo problema que tu tens com as plantas. parece que as folhas ficam meladas e amareladas, pouco vicosas. Tenho uma que está linda, mas é a única. Em relação há filtragem, demorei 2 semanas a ficar com a água limpa e cristalina(após a colocação do areão e do substracto). Penso que podes contornar isso com colocação de fibra de vidro e biocerâmica no filtro. Actualmente tenho 4 platys, 2 espadas e 3 escalares, e estão todos de boa saude. Comecei a introduzir os peixes gradualmente após a primeira semana. A luz podes sempre procurar plantas que necessitem de menos luminosidade.... Grande abraço! Tb sou novato nestas coisas e se tiver dito algo errado, agradeço que os mais experientes corrijam! Citar
ki_ko Publicado: Maio 25, 2006 Publicado: Maio 25, 2006 hum o que tens é uma caixa de decantação, logo deves colocar da seguinte forma o material filtrante na caixa 1.ceramicas, 2.esponja,3.lã antes da bomba, tambem podes usar carvao activo agora no principio entre a esponja e a lã. para ja começaste mal, a pressa é inimiga da perfeiçao, deverias ter esperado mais tempo pelo menos 20/30 dias antes da colucação do 1 peixe , lê aqui no forum deves ter a explicação do motivo pa nao estar a explicar tudo outra vez , pretende-se tudo com o inicio do ciclo de vida das bacterias. normalmente a filtração calcula-se multiplicando o numero de litros do aquario por 5, assim teras os l/h necessarios, no teu caso 300 é insuficiente deveras adquirir mais tarde uma bomba mais potente ou um filtro externo. em relaçao as plantas por vezes isso acontece, voltando elas a rebentar mais tarde, poderá tbm ser da lampada nao ser indicada, normalmente quem quer um aqua bem plantado e peixes usa 0,5w luz para 1litro agua . atençao o filtro deve estar sempre ligado e o periodo de iluminaçao que tens é enorme,tenta colocar umas 9h diarias (por exemplo a noite). espero ter ajudado. Citar T-SHIRT AQUARIOFILIA -->>>http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45515
Recommended Posts