Recommended Posts

Publicado

tenho um aqua 60x40x40 todo plantado com várias especias, entre elas, kribensis, viuvas, 2 gourami perolas, corys, tetras buenos aires e escalares!

Estao todos bem aparentemente, à escepção dos 3 escalares maiores.

Estes à coisa de uma semana começaram a apresentar uns sintomas mt esquisitos: muito parados na parte de trás do aqua em cima das bolhas de ar,às vezes começam a tremer outras vezes parecem q se querem coçar com aquelas 2 "barbatas" q têm na barriga outras vezes tão parados e de repente começam a nadar mt depressa e param de repente.

Mas continuam a comer

O q será? e q tratamento fazer?

Ph a 6.5 com uma temp constante de 28º.

faço TA's regularmente.

agua de furo sem quimicos.

2 filtros interiores- 1 rena Filstar iV3-500l/H e outro(nao sei nome) a 180l/h. Ambos ceramica e esponja

Alimentaçao mt variada- flocos, artemia e larva vermelha congeladas, tubifex etc.

Qt a nitratos e nitritos etc nunca medi!

Publicado:

Esse comportamento que os anglo-saxonicos apelidam de "shimming"por vezes é sintoma de Hexamita ,um parasita intestinal protozoário,dos ciclídeos.Poderás tentar um tratamento com metronidazol (flagyl - 1 comp.por 40 lt de água ,3 dias seguidos ).

Não estando a ver ,também poderia ser um comportamento territorial ou de corte .

Cumprimentos

Rui Ferreira de almeida

Publicado:

Olá,

Tetras Buenos Aires e escalares não são uma boa combinação.

"... muito parados na parte de trás do aqua em cima das bolhas de ar,às vezes começam a tremer outras vezes parecem q se querem coçar com aquelas 2 "barbatas" q têm na barriga outras vezes tão parados e de repente começam a nadar mt depressa e param de repente."

Por toda a descrição de factos esse ambiente não lhes é propicio. Tenta remodelar essa população.

Peixes calmos e pacificos apenas.

Um abraço

Miguel

Publicado:

obrigado pelas dicas!

Mas axo q já descobri um motivo.Tive agora a olhar com cuidado para o aqua e vi q era um maxo molly preto q estava constantemente a perseguir e mordiscar os escalares.Já removi o molly e respectiva femea pa outro aqua.

Miguel Pereira por acaso os buenos aires até sao bastante calmos... nunca os vi a atacarem outro peixe.

olha, sabes, o aqua em que tenho os peixes foi feito pelo teu e meu amigo Gilberto.

Era o aqua da Micaela( minha prima) mas ela deu-mo há uns mesitos. estes buenos aires já vinham com o aqua...

o Gilberto fala-me mt em ti, gostava de te conhecer e ver essa tua enorme criaçao de escalares e discus!!

Um abraço

Publicado:

Afinal era apenas um comportamento territorial como resposta a agressão .

Donde se prova que sintomas semelhantes podem ter causas completamente diferentes( ex irritatibilidade provocada por parasitas ou por agressões).O Miguel que sabe de Escalares como poucos topou logo , só se enganou no agressor.

Cumprimentos

Rui

Publicado:

pois é rui!

E eu a pensar q já tinha aqui uma doença malina no aqua :mrgreen:

Ja viste q os mollys sao lixados??!?!? se continuar a ser agressivo no outro aqua tenho de rifa-lo... :D

pois, o Miguel é já um mestre nisto!!! Ele é q sabe :drinking:

Bem, mas vamos lá ver se era só por causa daquele peixe ou se há mais coisas!!

obrigado pelos comentários

abraço

Publicado:

Olá,

DSalas, folgo em saber que tudo correu pelo melhor.

No passado, já tive alguns Tetra buenos aires, e os mesmos não eram assim tão pacificos :drinking:

De facto o Claudio Gil. já me tinha falado do amigo Daniel ( correcto ? ).

Gostaria apenas de salientar que os Discus estão presentes em reduzido número.

Podes sentir-te perfeitamente avontade para me contactares quando quiseres. Será apenas uma questão de marcar uma data propicia a disponibilidade de ambos.

De igual modo gostaria de aproveitar o facto, para felicitar o Dr. Rui Ferreira de Almeida pelo magnifico contributo e desenvolvimento prestados a aquariofilia nacional, nomeadamente na vertente da higiene e doenças.

Muito obrigado

Um abraço

Miguel

Publicado:

olá Miguel,

sim, sou o Daniel. sou de Porto Covo.

Ok entao fica assim, um dia destes combinamos para nos encontrarmos.

entretanto se tiveres com o gilberto, manda-lhe cumprimentos meus. Há tempo q nao estou com esse maluco :shock:

Um abraço