Just_me Publicado Maio 18, 2006 Publicado Maio 18, 2006 Estava aqui a ver umas fotos no fórum e reparei que a maior parte das acroporas (sem ser as de "prato") que aqui vejo parecem exibir um crescimento mais na vertical do que na horizontal, em comparação com algumas das que vejo, no livro do nielsen (most beautiful aquariums in the world). Será pelas espécies serem diferentes, ou será uma questão de iluminação(intensidade ou espectro) ou de poda (fragmentação) ? Ou algum outro factor? Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Duarte Conceição Publicado: Maio 19, 2006 Publicado: Maio 19, 2006 Olá Pedro. Bom post! Pena não ter havido ainda ninguém que se manifestew ... adiante. Pelas experiências que tenho tido com acroporas não hesito em compará-las aos bonsai. A maioria das espécies cresce sempre na vertical e em direcção à luz, sendo que se lhe partires um ramo normalmente irás obter 2 ou mais com orientações distintas mas claramente verticais. Por outro lado, li algures um post no qual o Calfo a propósito da rentabilização dos sistemas de propagação referia que se deviam colocar os pequenos frags deitados, ao contrário do que normalmente fazemos que é espetá-los estilo palito no rissol. Experimentei com um frag de acropora e não é que ele tem mesmo razão. A base está muito larga e tenho uma espécie de 3 colónias a crescerem em vez de ter apenas. Vou tirar uma foto e depois coloco aqui. Cumps DC
A l e x a n d r e Publicado: Maio 20, 2006 Publicado: Maio 20, 2006 Essa recomendação do calfo não funciona com todos os corais. Há alguns que de facto quando deitados se desenvolvem e "agarram" mais depressa mas há outros que talvez pelo facto de uma maior extensão de tecido ficar encostada à rocha e não exposta à luz levam mais tempo a "colar" ao substrato e por conseguinte a começar a crescer. A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
Just_me Publicado: Maio 20, 2006 Autor Publicado: Maio 20, 2006 Ok, então pegando nisto, e sabendo que os corais produzem pigmentos e fazem-nos deslocar dentro do tecido para fazer fotoregulação chegamos á conclusão que a fotoregulação é muito importante para o coral. Será que tal como as plantas que alinham as células para se protegerem de luz demasiado intensa aliada á produção mais intensa de pigmentos vermelhos como defesas rápidas, semi-rápidas e em ultimo caso de crescimento mais compacto ou mesmo horizontal, poderemos ter que ter mais atenção aos espectros e intensidades a colocar sobre os corais para moldar o seu crescimento? Por exemplo, outro dia fui a casa do Marco e ele tinha uma acropora directamente debaixo de uma calha de 2x54 t5 10000K. Pelo que o Marco dizia a acropora crescia a bom ritmo mas estava castanha. Depois de falarmos um pouco ele trocou uma das t5 por actinica, e parece que 3 dias depois a acropora estava verde. Faz todo o sentido como protecção primária da acropora a produção de pigmentos, será que a longo prazo não se obtêem crescimentos mais compactos e mais horizontais com espectros com picos mais fortes nos azuis intensos e mesmo nos UVA? É que é obvio que o coral vai crescer para a luz, se faz simbiose com organismos fotossinteticos, mas se crescer eternamente para cima na natureza poderá ter problemas de luz a mais, fragilidade, etc... Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Marco Madeira Publicado: Maio 22, 2006 Publicado: Maio 22, 2006 Oi pessoal... Interessante ponto de vista Pedro. De facto a acropora esta mais verde que nunca e o facto e que levou apenas 3 ou 4 dias a passar de castanho a verde claro e depois de 1 semana da troca estava completamente verde tropa escuro. Agora neste momento esta dessa cor mas com as pontas a ganhar uma especie de rosa/violeta. Foi muito interessante o que falamos e mais ainda a transformacao de cor em tao pouco tempo. Duarte e Alex, para terem uma nocao estou a falar daquela acropora que eu o Ze e o Alex "rachamos" a uns anos atras e que deu origem ao topico "a nossa acropora"... Quanto a direcao do crescimento Pedro, é uma questao de teste mas sei de mais dois factores que influenciam a direcao de crescimento. Guerra quimica e movimentacao. Ja vi em varios aquarios os corais tomarem uma direcao de crescimento para fugirem a movimentacao muito forte e para fugirem de algum vizinho mais chato como Hidnophora ou Euphilya. Ja vi tambem acoporas e montiporas terem alguns galhos ou pratos bem mais fortes e solidos do que os restantes galhos devido a um crescimento tipo "reforco da propria estrutura" devido novamente a excesso de movimentacao ou fonte de movimentacao muito proxima. Quanto ao facto de crescerem influenciados pela temperatura de cor da lampada ou como forma de se defenderem dos raios uv penso que seja valido mas nunca ouvi nada sobre isso nem nunca estive atento a esse tipo de influencia... mas que e muito possivel la isso é. Uma coisa e certa.... a cor do coral depende muito da protecao que este gera aos raios uv assim como nos e as plantas. Conheco um aquario (sergio dantas) em que quase todas as acroporas que ele tem crescem em prato independentemente do tipo de acropora que sao... ainda nao conseguimos saber o porque. Isto com a seguinta iluminacao: Eram 3 HQI x 250 10.000K sem actinicas. Neste momento mudou para 2 HQI 400 x 2 sem actinicas e o senario de crescimento é identico. Abraço...
Duarte Conceição Publicado: Maio 24, 2006 Publicado: Maio 24, 2006 Olá Pedro. Conforme prometido aqui fica a foto da Acropora que referi no post anterior Conforme poderás reparar, ao colocar a muda deitada, deu origem a uma base mais larga que o tradicional e proporcionou o crescimento vertical de várias colónias. Cumps DC
Recommended Posts