joel Publicado Maio 16, 2006 Publicado Maio 16, 2006 Boas O meu aquario tem 100*30*40(altura). Montei o aqua à cerca de 6/7 meses com uma calha Arcadia T8 (2*30w). Como quero ter corais (moles), qual é a iluminação que devo ter? *Posso manter a calha (coloquei-a á venda neste forum - ofertas, mas como não sei se a consigo vender...) *optar por apenas uma HQI de 150 W (neste caso a que distância da superficie da agua deve ficar) *será suficiente ex: uma calha de PC (2*18w+2*38w) *será suficiente ex: uma calha T5 (3*39w) agradeço as vossas dicas joel Citar
Marco Madeira Publicado: Maio 16, 2006 Publicado: Maio 16, 2006 Ola... Optaria por T5 ou PC. Ambas chegam para o que queres. HQI seria muito bom, mas tens de pensar no consumo/evaporacao/aquecimento... que penso que serao muitas desvantagens, ja que apenas queres manter moles. :D Citar Abraço...
Pedro Conceição Publicado: Maio 16, 2006 Publicado: Maio 16, 2006 Boas! Sou da mesma opinião do Marco! Como só queres colocar corais moles, não há a necessidade de HQI, mas se estás a pensar por agora só moles e mais tarde duros, então não desperdices dinheiro, junta mais um pouco e coloca HQI! Se não quizeres HQI, coloca umas T5. Tenho uma calha com PC e outra com T5, e acho as T5 melhores! Abraços, Pedro. Citar MEGA ARQUIVO
joel Publicado: Maio 17, 2006 Autor Publicado: Maio 17, 2006 Obrigado Marco e Pedro pela ajuda. em principio vou optar pela T5, mas tenho mais umas questões: uma calha T5 com 2 lampadas marine white + 1 actinica será suficiente para o meu aqua de 100*30*40(altura)? as anemonas são tão exigentes como os corais duros? teria que optar por iluminação c/ HQI? no caso de optar por HQI-basta uma de 150w ? a que distância a HQI deve ficar da superficie da agua? abraços joel Citar
Marco Madeira Publicado: Maio 17, 2006 Publicado: Maio 17, 2006 Quanto as T5 se for mesmo para moles chega... se for para anemonas e duros colocaria outra ao lado... Quanto a HQI poderias por apenas 1 de 150W e colocaria o mais baixo possivel sem levar com respingos de agua e de maneira a que iluminasse todo o aquario. Ainda assim, para o teu caso (e se fosse eu), preferia as 2 calhas de T5 devido aos problemas que ja te tinha dito.... consumo/evaporacao/aquecimento. Citar Abraço...
Recommended Posts