Recommended Posts

Ois

Os meus filtros são de ceramicas, carvão e esponja, e li algures que o carvão estraga as plantas?????

Sério????

Que plantas????

Então os filtros devem ser só mecânicos????

Expliquem.....

às vezes quanto mais se lê mais baralhado se fica.

Isa

Partilhar nas redes sociais

O carvão não estraga as plantas... quer dizer, estraga se atirares o carvão com muita força e partires as plantas. :D Ou se fizeres um churrasco com o carvão... e com as plantas...

O que o carvão faz é retirar elementos que as plantas consomem. Logo crescem menos, apresentam carências e potencialmente fazem aparecer algas por haver elementos em excesso.

Pronto. :D

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Acrescentando apenas mais qualquer coisinha a uma tão explicação do Vlad, o carvão só se deve usar para retirar da agua (através de filtragem quimica) residuos de produtos, como por exemplo medicação. Ainda assim deve ser usado durante pouco tempo, pois quando saturados poderão começar a libertar para o aqua os residuos que haviam retirados, sendo muito prejudicial.

Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147

Oi

Então porque raio vendem os filtros com o saquinho de carvão ????????

Se calhar nem todas as plantas se darão com o carvão, mas das que tenho não me posso queixar.

E de facto Vlad, não costumo atirar-lhes com o carvão nem fazer churrasquinho nem com elas, nem com eles nem nelas......já agora nem neles....... :D

Obrigada .

Isa

Porque o carvão é útil para deixar a água cristalina quando se monta um aquário novo. Ao fim de umas semanas pode ser retirado. Há quem utilize sempre.

Se calhar nem todas as plantas se darão com o carvão, mas das que tenho não me posso queixar

As plantas não se dão mal nem bem com o carvão. Existem é plantas mais ou menos exigentes em relação aos nutrientes de que necessitam. O carvão activado pode retirar alguns desses nutrientes. Com plantas fáceis de manter (aníbias, fetos de java, valisnérias, etc.) a utilização de carvão não afecta, de forma perceptível, o seu crescimento

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Então o ideal será deixar as ceramicas e a esponja, mais nada????

De facto a minha água anda sempre muito limpinha, mesmo depois de remexer no areão e levantar aquela bodeguice toda ao fim de pouco tempo fica limpinha.

As minhas plantas não são muito exigentes acho eu e têm crescido bem, vai daí que acho que vou deixar o carvão.

Agradeço a vossa colaboração.

Isa

Oi Pessoal

POis ontem resolvi comprar uma espécie de lã filtrante própria para filtros, na Ornimundo, para por no lugar do carvão.

Entõ puz as ceramicas no fundo, a esponja por cima e por cima a tal lã.

Perguntas:

Entre as ceramicas e a esponja deve ficar um espaço?Ou posso juntar às cerâmicas?

Depois o tal material meti-o em água quente como diz no saco e dobrei em várias partes e meti no filtro.

Certo ou errado????

Deve ficar solto????

Devo deixar espaço entre a esponja e esta mátéria??'

Faz mal a lã ficar dobrada?

Alguém que me esclareça.

Obrigada.

Isa.

Oi

Em 1º lugar porque são pouco espertos, sempre poupavam o saquinho do carvão.

Em 2º lugra assim já ficas prevenida para quando precisares. :wink:

cumps

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Oi João Maglhães.....

O saquinho foi directo pro lixo porque já estavam há mais de 3 meses no filtro.

Mas como tenho dois de reserva já servem.

Espero que não, sinal de que os meus peixinhos andam saudáveis.

e quanto ao resto????

Ninguém responde????

Eu acho que não deve estar muito mal pois a água tá limpinha, até me parece mais cristalina que antes.

Espero pela resposta, talvez amanhã, já que hoje embora teja a chover o pessoal deve ter ido todo passear.

Isa

Quanto ao resto não é relevante. Alguns filtro trazem no manual como fazer, no entanto não é muito importante a ordem pela qual se mete as matérias filtrantes nem o espaço que fica entre elas.

Se colocares o filtro mecânico a montante da cerâmica esta irá ficar menos suja do que se for ao contrário.

cumps

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

vou aproveitar a pergunta da isa e pedir uma ajuda.

o meu filtro faz parte do kit que veio com o aqua.

no meu filtro existe uma esponja e depois mais em cima dentro de um cubo branco um saco com qq coisa dentro que pelos vistos deve ser o tal carvao.

ja tenho isso assim a 1 mes ? devo fazer o q ? que é isso das ceramicas e do filtro de lã ? nao percebo nada disto , hehehe deem uma ajudinha aqui ao pobre rapaz.

gracias

setup do meu aqua. kit aquapor sirius 60x30x30

54 litros

iluminacao - 1 lampada de 15 w

aquecedor - aquamatic plus 100 w

filtro - aquapor AQ300 de 5w

Boas,

A unica relevancia que ha na ordem da materia filtrante é a sua porrosidade. Deve-se colocar (ao meu ver) a matéria pela ordem menos densa mais perto da entrada de agua suja. Ao longo do tempo as partes maiores ficam presas no inicio da filtragem, decompõem-se ao longo do tempo em partes mais pequenas que sobem dentro do filtro até a parte biologica onde as bacterias conseguem transformar os restos minusculos em quimicos para as plantas.

Oi Nuno

O kit é da aquapor????

Eu de inicio tive um só que passava a alimpá-lo, como era pequeno ficava cheio de folhas, comida, caca de peixe, e tinha de o lavar quase dia sim dia não.

Vai daí que optei por comprar um filtro bio-mecãnico, que tem o motor, as tais ceramicas a esponja e depois a materia filtrante.

Vê aqui para ficares com uma ideia neste site espanhol:

http://www.drpez.com/drcol146.htm

ou este:~

http://www.drpez.com/drcol139.htm

ou este

http://www.aquallun.com.br/filtros.htm, talvez este site te esclareça sobre os filtros.

Fica bem, se tiveres mais alguma duvida é só dizer.

Isa

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!