Recommended Posts

Publicado

Estimados amigos de hobby.

Recorro ao vosso saber e experiência para compreender com mais acerto o que se passa com dois dos discos que tenho no aquário.

De há 2 dias a esta parte, notei que dois dos mais robustos exemplares que tenho apresentavam um comportamento fora do habitual, sendo este caracterizado por barbatanas anormalmente junto ao corpo, um dos opérculos fechado, e natação ligeiramente inclinada em relação ao solo. Um destes peixes (porventura o menos afectado), procura por vezes uma planta para se roçar, enquanto que o outro se tem vindo progressivamente a isolar, apresentando algum escurecimento. Este peixe tem, aliás, vindo a ser atacado por outros discos mais pequenos, que até agora estavam na parte mais baixa da tabela hierárquica, e a sua pele tem vindo a perder brilho, sendo notório o aparecimento de uma espécie de areia em certas partes do seu dorso.

O que me tem desorientado (e por isso recorro à vossa ajuda) é o facto de todos estes sintomas poderem apontar para vários problemas, sem eu ter uma certeza precisa dos processos de cura a utilizar.

Já tenho os discus há cerca de meio ano e até à data não tive problemas de maior. O único tratamento que fiz foi com Flagyl para combater parasitas intestinais de um disco de origem selvagem que adquiri (o tal que se está a isolar cada vez mais).

Das razões que possam ter provocado este estado, só consigo pensar em duas:

- o facto de ter introduzido mudanças no aquário durante 3 / 4 dias seguidos, o que pode ter levado os peixes a situações de stress elevadas.

- o facto de ter introduzido no aquário, de forma progressiva (2 semanas), 8 peixes-lápis, 8 nariz de bêbado e 6 corydoras pandas. À parte 4 Sancta Filomenae, esta é a população total do aquário.

Para que lidem com o máximo de informação possível, deixo-vos as características do meu aquário.

Dimensões: 100 x 50 x 40 (200 l, 170 reais).

Filtragem: Fluval 304 (1000 l/hora) com lã de vidro, cerâmica e bio-balls

Iluminação: 2 x 30w

PH: 6.5

KH: 6-10

Nitritos: 0

Nitratos: (Não tenho medido)

TPA’s: 40 litros a cada 5 dias, com adição de turfa líquida, ferro para as plantas e acondicionadores da água da rede pública.

Temperatura: 30º

A alimentação tem sido tão variada quanto possível: comida congelada caseira à base de coração de boi, fígado, camarão selvagem, cenoura, alho e espinafre; artémia congelada e alimentos em flocos e granulado disponíveis no mercado.

Agradeço, desde já, toda a atenção que possam dispensar a este meu problema.

Abraço

Aquariofilia, mundos em formação.

Publicado:

Bom dia.

Aparentemente estão a serve "castigados" por ataques de parasitas externos.

Poderás combatê-los com, por expl., Praziquantel, Esha 2000, Sterazin, etc., etc.

Caso os peixes continuem a comer aproveita e desparasita-os tambem adicionando na comida, Flagyl.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Caro João Machado.

Agradeço a resposta e os conselhos dados. Quando me apercebi da convalescença dos discus, iniciei logo tratamento com Sterazin, mas não o queria prosseguir sem ter uma convicção maior no que estava a fazer. Prosseguirei, portanto, com as recomendações do fabricante, introduzirei o Flagyl na alimentação, farei TPA's mais amiúde e aguardarei que tudo corra pelo melhor.

Grato

Filipe ferreira

Aquariofilia, mundos em formação.

Publicado:

Olá Luís,

esses sintomas parecem-me tipicos de parasitas das guelras...por isso recomentava o Praziquantel (Tenil Vet na farmacia). Para fazeres este tratamento colocas 1 comprimido por cada 50l de água (previamente derretido em água do aquário), ao fim de 24 horas fazes um TPA de 30%, e carvão activo. Voltas a fazer o mesmo tratamento durante 3 semana e uma vez por semana.

Outro tratamento, com aquário hospital, é colocares o peixe duurante 3 horas com a concentração de 1 comprimido para cada 10 litros.

Não esquecer que é conveniente oxigenar a água durante s tratamentos.

Boa sorte

Bruno Quinzico - The Twin

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com