Tiaago Publicado Maio 15, 2006 Publicado Maio 15, 2006 Olá pessoal! Tenho um aquario em casa com cerca de 140x30x40cm que era de um primo que deixou de ter tempo para tratar dele. Neste momento esta vazio e eu gostava de me iniciar na aquariofilia, ate porque não vou precisar fazer grandes investimentos porque para alem do aquario ja existe o filtro e a resistencia de aquecimento. Nã sie se o material que lá tenho é o indicado para me iniciar, mas a cavalo dado não se olha ao dente... :D Tal como já tinha dito, gostava de me iniciar, mas não faço a minima ideia de como começar. ja andei por aqui a ler e vi que é necessario ciclar o aquario.... como é que o faço??com que peixes? como sei que esta feito o ciclo??? Embora o quario seja grande eu so quero peixes pequenos tipo neons e outros do genero.. quais é que posso juntar aos neons?? Outra cena que gostava eram plantas naturais... mas não consegui perceber minimamente como as plantar no fundo... que cuidados ter... É necessario só o substrato? (pelo que percebi é um genero de "terra" ou estou enganado?) e esse substrato fica por baixo do areao ou como funciona??? é preciso também a iluminção certa, não é? não são lampadas fluorcenstes normais? (axo que tenho 2 no aquario mas n sei o tipo nem nada, parecem-me brancas normais) Ah, e inicalmente basta controlar o ph ou é mesmo necessario controlar nitritos e nitratos... ? é que não tenho de momento possibilidade de comprar todos os testes e o do PH já existe lá em casa. Desculpem lá estas questoes todas, mas ja andei a procura de mais informaçao aqui no forum e não a consigo compilar de forma a ficar esclarecido. Cumprimentos e obrigado desde já. Citar
silver_fox Publicado: Maio 15, 2006 Publicado: Maio 15, 2006 tens mesmo o que exactamente? aquario, filtro, iluminação e termostato? a iluminação são mesmo lampadas fluorescentes ou outras adaptadas as necessidades, depois diz quantos watts tens, para bons plantados convém ter 1w/litro. vê a capacidade de filtragem do filtro, deve ser de 4/5x o volume do aquario por hora. para plantar convém teres substracto fértil e por cima desse, areão. tanto um como o outro podes comprar em boas lojas de aquariofilia, em lojas de animais não especificas é mais dificil de encontrares o fértil. aos neons podes juntar outros que "gostem" dos mesmos parametros de agua, é questão de gosto e pesquisares se podes ou não, não convém é ultrapassares a norma 1cm de peixes por litro, ou seja, neons chegam a 3/4 cm, logo, se tiveres 10 necessitam de 30/40 litros de água Citar "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário
Tiaago Publicado: Maio 15, 2006 Autor Publicado: Maio 15, 2006 Logo à noite, quando chegar a casa, ponho as medidas exactas do aquario, que filtro, termostato e e luz tenho. A que temperatura devem ser mantidos os Neons?? queria fazer o ciclo com neons (sao muito baratos), mas não sei se deva meter só um ou dois ou um cardume de 6 ou 7??? eu ja vi que se devem meter apenas 1 ou 2 peixes para o ciclo, mas como o aquario é mto grande não poderei por mais?? Só mais uma cena, posso logo de inicio colocar junto dos neons um limpa vidros ou não devo fazer isso?? Cumos e obrigado Citar
GOLF_inho Publicado: Maio 15, 2006 Publicado: Maio 15, 2006 Nada como ler um bocado e depois postar as duvidas :D http://faq.thekrib.com/pt/ http://www.aquariofilia.online.pt/default....name=instalacao Citar SeMpRe A aPrEnDeR Paul08
silver_fox Publicado: Maio 15, 2006 Publicado: Maio 15, 2006 acho neons muito frágeis para fazer ciclo... mete antes uns SAEs ou uns corydora Citar "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário
Tiaago Publicado: Maio 15, 2006 Autor Publicado: Maio 15, 2006 quantos coridora devo colocar?? posso logo de inicio por o limpa vidros?? obrigado pela ajuda Citar
silver_fox Publicado: Maio 15, 2006 Publicado: Maio 15, 2006 eu fiz o meu ciclo com 2 corys e um pleco, um aquario de 54L, portanto para ti é seguro mete uns 4 corys talvez, mas mete em dias diferentes, um no 1º dia, outro no 2º e os outros no 3º talvez (meter todos n deve fazer mal, mas é melhor não arriscar) Citar "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário
Tiaago Publicado: Maio 15, 2006 Autor Publicado: Maio 15, 2006 estive a ver agora que cheguei a casa e a bomba que tenho é uma Jebo 805 de 900l/h , o termostato é um lifetech 2008 (não vi a potencia) O aquario tem 120cm x 40 cm x 50 cm, sensivelmente 240 litros a iluminação não consegui ver, mas pareceu-me que era uma só lampada. Citar
Recommended Posts