Nuno Teixeira Publicado Maio 14, 2006 Publicado Maio 14, 2006 Olá a todos. Antes de mais os meus parabéns a todos pelo optimo forum. Tenho o meu aquario montado à uma semana e estou com algumas duvidas / problemas. O meu aqua tem cerca de 40L com decoração artificial, areão que me deram na loja, aquecimento e filtro externo AquaClear de cascata. A analise da agua deu PH 7.6, GH 140 e KH de 80. Entretanto, depois da primeira TPA (1/3), usei "acelerador de ciclo" mas ainda não consegui baixar o ph sem usar "quimicos" pelo que ainda não coloquei peixes. Neste momento apareceu-me um "pó verde" em todo o lado. São algas??? Além disso de vez em quando tenho uma especie de farrapos brancos a flutuar pelo aqua e não sei o que possa ser. Finalmente, pelo que tenho lido no forum, comecei a usar turfa à 24 horas na esperança de baixar o ph mas continua tudo na mesma. Coloquei ( de baixo pra cima ) turfa, esponja, carvão e ceramica no filtro mas retirei o carvão agora. Alguém sabe quanto tempo demorá a turfa a apresentar resultados??? O que estou a fazer mal??? Qualquer ajuda é bem vinda Obrigado Citar It's not the fall that get's you.......... It's the sudden stop at the bottom.
Filipe Santos Publicado: Maio 14, 2006 Publicado: Maio 14, 2006 O meu aqua tem cerca de 40L com decoração artificial O teu problema começa aqui ... não consegues meter uma ou outra planta verdadeira ??? um ou outro tronco verdadeiro ??? Acho que isso de usar decorações artificiais não é nada bom, estéticamente e ambientalmente. Mas isto é a minha opinião A analise da agua deu PH 7.6, GH 140 e KH de 80. Para que queres baixar o pH ?? Para quanto o queres baixar ?Que peixes vais introduzir ?? Entretanto, depois da primeira TPA (1/3), usei "acelerador de ciclo" mas ainda não consegui baixar o ph sem usar "quimicos" pelo que ainda não coloquei peixes. Se usares troncos verdadeiros, eles vão-te acidificar a água, logo o pH vai baixar...Também podes usar o CO2 para baixares o pH, mas visto teres um "aquário artificial" o CO2 não te vai fazer bem á população, e para introduzires o CO2 tens de ter uma boa iluminação. Neste momento apareceu-me um "pó verde" em todo o lado. São algas??? Em principio serão algas (não tou a ver é tipo pó ), é normal aparecerem durante o ciclo, quando ainda não temos peixes no aquário. Qual a tua iluminação ?? Quantas horas diárias? Além disso de vez em quando tenho uma especie de farrapos brancos a flutuar pelo aqua e não sei o que possa ser. Eu também não tou a ver Finalmente, pelo que tenho lido no forum, comecei a usar turfa à 24 horas na esperança de baixar o ph mas continua tudo na mesma. Com o filtro que tens é capaz de ser pouca a quantidade de turfa... O que podias ter feito logo no inicio do aquário era espalhares turfa por baixo do areão, ficava em maior quantidade... Mas espera mais uns dias para ver se o pH baixa ... Coloquei ( de baixo pra cima ) turfa, esponja, carvão e ceramica no filtro mas retirei o carvão agora. Fizeste bem em tirar o carvão ... podes retirar a cerâmica e usar só turfa e esponja(ficavas com mais espaço para a turfa), mas, troca a ordem, mete primeiro a esponja e depois a turfa. A turfa também agarra as bactérias ... Citar Cumprimentos Filipe Santos Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof
Nuno Teixeira Publicado: Maio 14, 2006 Autor Publicado: Maio 14, 2006 Quanto à decoração achámos melhor manter o mais simples possivel visto ser o primeiro aqua e optamos pelas artificiais para não complicar. Em relação ao ph a minha ideia era baixar de 7.6 para 6.6 ou mesmo 6 certos. Quanto à fauna tinha pensado em 5 neons inicialmete e mais tarde guppys, coridoas ou ciclideos ( casal ). Dai também a opção de não colocar plantas verdadeiras. Em relação à iluminação é uma SunGlo "normal" de 15W mais ainda não tenho o temporizador e por isso varia mas posso te dizer que é muito pouco tempo. Vou alterar o filtro conforme indicaste. Citar It's not the fall that get's you.......... It's the sudden stop at the bottom.
Nassis Publicado: Maio 14, 2006 Publicado: Maio 14, 2006 Se nao queres por algo mais realista para o aquario nao te dar tanto trabalho inicialmente ..nao ponhas tambem coisas fora do real... Isso fica feio ...sai caro... Acredita... o meu aquario tinha tudo do mais irreal possivel...tirei tudo e pos tudo ao natural...e agora eu e os peixes estamos mais felizes Eles tem sitios por onde se esconder;D Citar Não é permitido assinaturas comerciais. PC
Filipe Santos Publicado: Maio 14, 2006 Publicado: Maio 14, 2006 Em relação ao ph a minha ideia era baixar de 7.6 para 6.6 ou mesmo 6 certos. Para esses valores penso que não vais conseguir ... tinha de ser muita quantidade de turfa+Co2+troncos ... podes conseguir descer num máximo até 7.0 menos que isso acho que vai ser difícil ... Também acho que não é necessário teres o pH a esse nível, os único peixes que requerem pH mais baixos daqueles que referiste(sem contar com o casal de ciclideos, que não sabemos quais são) são os neons(6.0 a 6.5), mas isso por vezes não é assim, é um assunto muito discutido aqui no fórum, mas posso dizer por experiência própria que tenho um cardume de cardinais num pH entre 7.0 e 7.6 e estão de perfeita saúde ... mas agora isso é contigo. Quanto à fauna tinha pensado em 5 neons inicialmete e mais tarde guppys, coridoas ou ciclideos ( casal ). Dai também a opção de não colocar plantas verdadeiras. A que ciclideos te referes ??? Americanos ou Africanos??? Em relação à iluminação é uma SunGlo "normal" de 15W mais ainda não tenho o temporizador e por isso varia mas posso te dizer que é muito pouco tempo. Ok ... mas trata de arranjar um temporizador o mais rápido possível (tens nas Lojas do Chinês, a cerca de 5€)... os periodos de iluminação "instaveis" podem criar mau ambiente aos peixes ... e o tempo que deves ter o aquário iluminado varia entre 8 e 12 horas. Citar Cumprimentos Filipe Santos Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof
Nuno Teixeira Publicado: Maio 15, 2006 Autor Publicado: Maio 15, 2006 olá novamente e desde já obrigado pela ajuda. A ultima analise da agua deu um ph de 7.2 apesar de ter ficado meio amarela. Alguém sabe como manter a agua limpa sem perder o beneficio da turfa ( ph baixo )? retirar a turfa e adicionar "ph stabeliser" é uma boa opção??? Em relação à fauna estou a pensar em 5 neons, 1 cascudo limpa fundos, 1 coridora marmore e 1 casal Apistograma Cacatuoides. Em relação à iluminação qual é a melhor hora para os peixes? E em relação à alimentação??? É que tenho reparado na diferença entre o manual ( faq ) / loja de animais / esperiencia pessoal das pessoas do forum. Citar It's not the fall that get's you.......... It's the sudden stop at the bottom.
Guta G Publicado: Maio 20, 2006 Publicado: Maio 20, 2006 Quanto à iluminação, penso que 10 ou 11 horas é o suficiente, num período de dia normal -- algo entre as 7 e as 21. Eu tenho das 8 às 20 (12 horas) Citar Cumps, Gonçalo Garcias
yosin Publicado: Maio 20, 2006 Publicado: Maio 20, 2006 Eu aconselhava-te a colocares, pelo menos uma plantinha natural. Não dá muito trabalho e os peixes agradecem-te. Citar
Recommended Posts