Recommended Posts

Publicado

Boas

Dúvida é simples: uma vez que disponho de algumas rochas com cristais de calcite, provenientes de formções calcárias, será viável a utilização no aquário de mbunas por forma a elevar dureza e kH?!

Segundo me consta a calcite é nada mais nada menos que CaCO3, carbonato de cálcio certo? Que muitas vezes usamos para aumentar tanto kH (devido as carbonatos), como GH (devido ao calcio)..

A dúvida é se os cristais de calcite serão soluvéis na agua como as rochas calcárias e se terão algum benefício..

Acho que já tinha postado, mas apagaram o post... =|

Ou então nem cheguei a enviar... devia ser do sono :D :?:lol:

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Publicado:

Olá.

Puder podes, mas há muitas mais formas de o fazer...

Primeiro de tudo, com Carbonato de Cálcio, por mais puro que seja, só conseguirás elevar o pH até 8.2-8.4. Segundo, isto já não dou tanta certeza, mas um geólogo que o confirme, em princípio, a calcite por ter uma estrutura cristalina diferente da do pó de CaCO3, a sua solubilidade será menor... logo, não conseguirás atingir esse valor de pH e KH.

Eu não sei se as rochas calcárias que se vêm nos aquários de ciclídeos africanos são calcite. Mas creio que não são. O problema mesmo, creio que será a solubilidade menor, face ao Carbonato de Cálcio em pó...

Acho que mais vale usares outro tipo de rocha calcária e/ou aragonite ou areão de coral no fundo do aquário.

Mas pergunta no Sub-Fórum de Ciclídeos Africanos, que concerteza te explicarão melhor do que eu.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Bem duma coisa posso dar-te certezas. A calcite não é o mesmo que vês nos aquarios de ciclideos. Isso é mesmo rocha calcária, não sei o nome certo. Agora a calcite (os cristais) aparecem nas formações calcárias. Aliás, no meio duma rocha calcária, podes ter cristais de calcite formados.

Quando vivi durante uns anos na zona de leiria, coisa que abundava em todo o lado eram formações calcárias e era bastante fácil encontrares cristais de calcite em pequenas pedreiras de extracção de calcario.

Bem então achas que não é tão soluvel como o calcário? Ou pode apenas ser um processo mais demorado?

Seria absurdo tentar desfazer em pó os cristais?

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Publicado:

Olá.

Bem então achas que não é tão soluvel como o calcário? Ou pode apenas ser um processo mais demorado?

Seria absurdo tentar desfazer em pó os cristais?

Eu acho que não é...

Quanto a ser mais demorado... não creio que seja isso que dite a solubilidade de um composto químico. Para minerais constituídos pela mesma molécula, o que diferencia a solubilidade, é a estrutura cristalina da rede. Creio que não é apenas um factor cinético.

Quanto a desfazeres os cristais, eu não sei a dureza destes, mas se calhar é complicado. Mais vale desfazeres um calcário, digo eu...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Certo terás toda a razão...

Desfazer o calcário não seria necessário, pois uso pedras de calcário..

A cálcite seria mais por causa dos carbonatos e do kH, uma vez que o da torneira é de 4 dH e preferia usar rocha do que ter de comprar o carbonato de cálcio...

Abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!