Recommended Posts

Publicado

Boas,

estou a dar em maluco com uns pés de Limnophila sessiliflora - que é uma planta espectacular e que se tem dado muito bem no meu aqua, crescendo sempre a olhos vistos. (uma imagem dela no inicio)

5.jpg

O que se passa é que nos últimos tempos tem sido dia sim, dia não, pés desta planta a flutuar.

Os peixes maiores que tenho são uma colisa e dois espadas, o resto é tudo bem mais pequeno. O problema julgo que reside na porcaria do areão que me impingiram quando comprei o aqua.... são uns grãos grandes, muito leves e claros.

Com estas características, ao mínimo puxão dado pelos peixes devem deixar que a planta se solte...

Há algum truque para evitar que tal aconteça??? É que outras plantas, que têm raízes grandes (julgo que a Limnophila sessiliflora não tem pois quando estão a flutuar nunca vi nenhum pé que tivesse...) como a Echinodorus Bleheri ou a Criptocoryne X Willissi nunca se soltaram...

Publicado:

Pois, com uma altura de areão aceitável é facil evitar isso.

Reparei na foto que pareces ter alguns pontos de bolor no tronco...

Tem cuidado com isso

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Publicado:

obrigado pela resposta.

Quanto ao tronco, não há problema. O tronco está ok. Mas confesso que não sei de onde vêm aqueles pontos brancos.

Ob pela dica!

Publicado:

Ferveste-o bem antes de pores no aquário??

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Publicado:

A colisa está sozinha?

É macho ou femea?

Os machos fazem os ninhos de folhas com bolhas e nessa altura conseguem arrancar algumas plantas menos fixas. Poderia ser o tipo a tar com ideias! :wink:

AB

Publicado:
Ferveste-o bem antes de pores no aquário??

Na verdade não. Contudo aquela foto é do inicio do aqua, praí de meados de Março. Ele nunca teve qualquer problema de fungos e hoje está todo plantado com uma anubia, musgo de java e um feto de java.

De qualquer forma, obrigado pela dica! :wink:

Publicado:
A colisa está sozinha?

É macho ou femea?

Os machos fazem os ninhos de folhas com bolhas e nessa altura conseguem arrancar algumas plantas menos fixas. Poderia ser o tipo a tar com ideias!  :D  

AB

Pois... até poderia ser. Só que, entretanto e infelizmente, a Colisa (M ou F, não sei :) ) morreu. Curiosamente, ou talvez não, os pés que eu voltei a plantar e que se aguentam, após a morte da Colisa, não se soltaram. Talvez tu tenhas encontrado a resposta.

Nos últimos dias tenho deixado os pés que se soltaram a flutuar. Confesso que tenho estado na esperança que possa criar raízes... aproveitei também porque tinha uma guppie prestes a dar à luz e estava com esperanças que todo aquele emaranhado de folhas pudesse proteger os alevins.

Ao que parece, não. Não vejo alevins nenhuns e raízes, nem vê-las. :wink:

Já agora, o que aconselham para uma planta como esta? Plantar cada pé isoladamente ou vários em conjunto?

PS - Obrigado pela tua resposta!

Publicado:

o melhor para prenderes esse tipo de plantas é colocares uma pedra junto dos pés que enterraste e apertar o areão com ela deixando-a ficar por uns dias até criar raizes e o melhor é colocares alguns pés juntos,fica mais bonita e compacta.