Recommended Posts

Publicado

Pic_8477_4.jpg

maternidade caseira,num aquario de 40cm tenho uma rede com musgo de java e ricia para aonde fogem os filhotes quando nascem,no resto o aquario encontram-se varias femeas gravidas

Publicado:

Pic_8477_6.jpg

aquario de acasalamento bastante plantado onde se encontram agora um trio de platies quase todos negros(um macho e duas femeas)

Publicado:

Pic_8477_3.jpg

aqui o meu infantario onde se encontram mais ou menos 30 filhotes, tambem tenho aqui agora um casal de platies azuis(os pequenos já são sufecientemente crescidos para se safarem).

Publicado:

Bem Vindo

Tou fascinada com a tua maternidade.......

É daquela rede verde com buracos grandes e os platys refugiam-se lá dentro, não metes a mãe lá dentro, pois não?????

Deves tê-la cozido com fio de nylon e na abertura como fizes-te para a rede não dobrar ou descer abaixo do nivel da água????? (não dobrar??)

Ou basta a dureza da rede para a manter direita??????

Tou a pensar seriamente aproveitar a ideia para fazer uma para as minhas mollies, a menos que cobres direitos de autor :D

Fica Bem

Isa

Publicado:

boas

O tempo de gravidez desde que eu descomfio que as femeas estão gravidas é de mais ou menos um mês.

O aquario maternidade é de 40 cm,a rede é cosida com um fio de plastico bastante elastico tem a largura de 12cm,comprimento de 15 cm e a toda a altura do aquario não precisando de nada para ficar seguro,funciona como um esconderijo de plantas (tem musgo de java-muito-e ricia a flutuar)os pequenos mal nascem dirigem-se logo para lá.

A femea fica com os outros 30 cm com algmas plantas para ter uma grvidez bastante calma.

Este sistema também deve dar bom resultado com molies

fiquem bem

Publicado:

Olá a todos,

Aqui está um bom exemplo de como podemos solucionar as questões da reprodução dos ovovivíparos com uma meternidae que, embora não seja o ideal, já se revela aceitável ( desde que não seja para colocar lá dentro as fêmeas ).

Apenas alguns reparos :

1) Jonasjr, ( desculpa-me tratar-te assim mas não assinas ), os Platys ( Xiophophorus maculatus ) não atacam os recém nascidos se forem bem alimentados, ( não só em quantidade, mas sobretudo na qualidade e variedade do menu ).

Peixes desta espécie nascidos em aquários bem plantados e com espaço suficiente não ligam aos filhotes se não tiverem fome ou carências em certos elementos.

Peixes desta espécie nascidos nas “ outras “ maternidades, certamente levarão muito tempo a deixarem de ver a descendência como alimento.

2) Prezado Filipe Saraiva, um pouco de pesquisa não faria mal nenhum.

O tema já foi tantas vezes aqui debatido que até cansa.

Entenda-se por período de gestação o tempo médio em condições óptimas ou ideais ( também já se falou muito sobre isso aqui ).

Há pequenas diferenças entre as espécies solicitadas mas tomemos como referência as gestações usuais entre os 26 e os 37 dias.

Para te poupar às buscas deixo um trecho repetido algumas vezes só nas minhas intervenções :

Embora se leia habitualmente que para a espécie tal da família Poeciliidae o tempo de gestação seja de tantos dias, isso só é metade da verdade.

De facto, em condições “ ideais “ de alimentação e de meio ambiente os peixes “ cumprem “ esses prazos ( mais ou menos ).

As espécies mais resistentes e habituadas ao longo de incontáveis gerações ao cativeiro como o Guppy também não fogem muito dessas estimativas independentemente do que eu disse atrás, contudo, infelizmente nem sempre é assim.

Se por motivos de stress ou de alguma incompatibilidade com o meio a maioria das fêmeas de poecilídeos ( como o Platy ) podem fazer uma “ guerra de nervos “ e adiarem os partos por bastante tempo ( nalgumas espécies para lá dos 9 meses ).

Tal como certas (G a m b ú s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] abortam no Outono para não serem surpreendidas pelas baixas temperaturas do Inverno em gestação, outras espécies podem adiar a vindas das suas crias ao mundo devido a súbitas alterações no seu meio ambiente que aconselham um parto noutra altura mais propícia à sobrevivência das crias.

Para quando ?... só as progenitoras podem decidir com base em mecanismos que a natureza dotou as suas antecessoras à muitas gerações atrás.

Como ultrapassar este dilema ?

Tentarmos criar as “ melhores condições “ físico-químicas na água onde vivem, dar-lhes alimentação estimulante ( alimento vivo, por exemplo ), controlar a temperatura ( isto implica por vezes variações térmicas diárias e temperaturas mais baixas no Inverno ), dar-lhes muito espaço e vegetação abundante e... depois de todo este esforço rezar para que não tenha faltado nada, para que a futura mãe não esteja a retardar o parto por motivos de saúde e para que quando voltarmos a olhar para o aquário no dia seguinte eles estejam lá... uma nova geração.

Com as minhas melhores saudações

Miguel Andrade

http://www.viviparos.com

Publicado:

boas

Uso este sistema para a taxa de sobrevivencia dos filhotes ser praticamente 100%

A femea fica fora da rede,logo que nascem os filhotes dirigem-se logo para a rede, um refugio que tem musgo de java.

Passados alguns dias transfiro os pequenos para um aquario muito plantado em que a água temperatura,etc. é exatamente igual,crescem aí maravilhosamente

fiquem bem

Publicado:

Oi JOnas jr

Lá investi em rede e fiz uma maternidade a pensar numas mollies que andam prenhas, vai daí que aproveitei a TPA do fim de semana arrumei um bocado as plantas e puz a rede num canto do aquário meio tapada com uma anúbia.

Meti-lhe dentro umas pedras, cabomba e a boiar umas plantinhas, apareceram logo lá dentro dois pequeninos que eu ainda não tinha visto.

E atras deles outros tentaram lá entrar e como eram muito grandes ficaram presos na rede, principalmente os espadas que são uns cuscas.

Moral da história, um ficou com uma cudinha em forma de bigode e uma ferida no lombo e os outros safaram-se melhor,

Tive de meter outra rede desencontrada para fazer os buracos mais pequenos.

Agora só entram os pequeninos.

Mas o pior é que o plastico já começou a deitar cheiro.

E se a femea desovar e os pequeninos não forem lá para dentro xau maternidade.

Enfim, nem tudo resulta.

Fica Bem

Isa

Publicado:

boas

a minha rede bastante rigida os peixes nunca ficam presos independentemente do tamanho ou entram ou não,tambem só a uso pra os recem nascidos,depois transfiro-os para outro aquario.

quanto ao cheiro só se a rede estiver a apodrecer,a minha já a uso mais ou menos á dois anos e nunca teve cheiro.

fica bem

Publicado:

Oi Jonas

Tu tens é peixes inteligentes, não tens espadas que metem o nariz em tudo quanto é buraco, nunca vi.

A minha rede é igua à tua só que branca e mesmo não cabendo eles tentavam à força entrar na rede e depois só passava metade e ficavam presos.

Quanto ao cheiro parece-me que deixou de cheirar tanto.

Seria outra coisa.

De qualquer modo já resolvi a questão ao meter outra rede por dentro, estou só à espera que as minhas mollies tenham bebes se eles forem lá para dentro a rede fica, se não forem a rede tem os dias contados.-

Nem tudo resulta igualmete para todos.

Fica Bem.

Isa