Escova Publicado Maio 12, 2006 Publicado Maio 12, 2006 Boas, gostava que me pudessem dizer se neste esquema que vem com este balastro electronico(Phlips HF-Basic 2x36w PLL ou TLD), tenho que fazer um shunt entre os pinos da lampada para o pino 5 e 1 do balastro? O mesmo para os pinos 2 e 4 do balastro, ou aqui basta ligar os pinos laterais das lampadas entre si? Já agora este balastro só tem 5 pinos, e o terceiro pino segundo o esquema não liga a nada... será assim? O esquema está reproduzido tal e qual vem no balastro, menos as bolas vermelhas e a palavra "Shunt..." De referir que comprei lampadas PLL 36w da Philips de cor 6500K. Desde já Obrigado. Citar
Oinq Publicado: Maio 12, 2006 Publicado: Maio 12, 2006 nop, a lampada n precisas deles ligados... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Escova Publicado: Maio 12, 2006 Autor Publicado: Maio 12, 2006 Então nesse caso, só necessito fazer um shunt entre os pinos laterais entre cada uma das lampadas, tal como está no esquema através da linha que lá está ligando um pino ao outro? Certo? Citar
ARTART Publicado: Maio 12, 2006 Publicado: Maio 12, 2006 Penso ser um pouco estranho nao ser necessario ligar esses pinos das lampadas, mas esperemos que algum expert se pronuncie... Citar
Escova Publicado: Maio 13, 2006 Autor Publicado: Maio 13, 2006 Mais alguém pode dar uma ajuda? Sei que andam por aqui muitos experts... mas não devem estar virados pra este lado... :D Citar
Oinq Publicado: Maio 13, 2006 Publicado: Maio 13, 2006 lampada n precisas deles ligados... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Escova Publicado: Maio 13, 2006 Autor Publicado: Maio 13, 2006 Ok Oinq, vou testar e depois digo como funca, thanks :D Citar
Oinq Publicado: Maio 14, 2006 Publicado: Maio 14, 2006 LOL não é testar, é ligar como lá diz... os dois pinos nas lampadas que ficam desligados, as pontas por exemplo, são reservados ao arrancador... como com balastro electronico não usas arrancador, não os ligas... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
jopapeca Publicado: Maio 14, 2006 Publicado: Maio 14, 2006 Boas os dois pinos nas lampadas que ficam desligados, as pontas por exemplo, são reservados ao arrancador... como com balastro electronico não usas arrancador, não os ligas... Efectivamente, só são ligados 1 'pino' de cada ponta da lampada. Eu pessoalmente não gosto deste tipo de balastro, isto não utiliza os filamentos da lampada para fazer o pré-aquecimento, ou seja faz um arranque a frio. Citar Um abraço Paulo Campos
Oinq Publicado: Maio 14, 2006 Publicado: Maio 14, 2006 pois... faz com que a lampada tenha logo o brilho quase maxino no momento do arranque... mas olha que as lampadas duram mais do que com balastro electromagnetico... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
jopapeca Publicado: Maio 14, 2006 Publicado: Maio 14, 2006 :D Eu estava-me a referir só a balastros electronicos, a maior parte dos electronicos usa os filamentos. Citar Um abraço Paulo Campos
Oinq Publicado: Maio 15, 2006 Publicado: Maio 15, 2006 Ai sim? olha sempre a aprander... ja vi uns 4 ou 5 modelos diferentes e nenhum usava... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
jopapeca Publicado: Maio 15, 2006 Publicado: Maio 15, 2006 Nuno ou não percebeste o que te disse ou então só podes estar a brincar . Basta ver os da osram, que suponho que conheces, excepto a serie economica as outras usam os filamentos. Ou então estou redondamente enganado :D Citar Um abraço Paulo Campos
Escova Publicado: Maio 15, 2006 Autor Publicado: Maio 15, 2006 Os filamentos que não são usados servem para que? quais as vantagens /desvantages da sua (não) utilização? Parece-me que ao serem concebidos desta forma servem, ou o fabricante está a enganar o pessoal? Citar
Oinq Publicado: Maio 15, 2006 Publicado: Maio 15, 2006 LOL os da Osram so conheço os mais baratos!! LOL e ja conhecer esses :D ohh escova lê lá o que escrevi 2 ou 3 posts acima... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
jopapeca Publicado: Maio 15, 2006 Publicado: Maio 15, 2006 Boas, Os filamentos quando usados com balastros convencionais (electromagnecticos) têm como unica função auxiliar o arranque, quando o circuito é ligado os filamentos são aquecidos sendo desligados no momento em que se dá a ionização do gas (o arrancador é o responsavel por este processo). Já no caso dos electronicos, os filamentos (quando usados) ficam sempre alimentados com uma tensão baixa, suficiente para os manter a uma temperatura que facilita a manutenção do fluxo de electrões de um filamento para o outro. A unica finalidade é manter o fluxo de plasma mais constante e ligeiramente mais intenso. Se por acaso estiver enganado alguem que me corrija. Nuno, por acaso dei o exemplo da osram, mas tenho aqui alguns 'dos chineses' que tambem usam os filamentos. Não me parece que seja uma questão de preço. Será que não se destinam a fins diferentes? Citar Um abraço Paulo Campos
Escova Publicado: Maio 15, 2006 Autor Publicado: Maio 15, 2006 Oinq: sim eu li o que escrevestes, o problema é que para quem percebe tudo é claro e simples, mas para quem não percebe, se as coisas não forem explicadas detalhadamente... é complicado... eu sei do que falo popis por vezes tb incorro nesse erro ao tentar explicar a laguem certas coisas, penso que as pessoas tb sabem e fico-me por meias explicações. De qq forma obrigado pela ajuda a todos. jopapeca: Fins diferentes? queres dizer tipos de lampadas diferentes? se sim não me parece pois no balastro está a dizer que é para PLL e TLD. Citar
jopapeca Publicado: Maio 15, 2006 Publicado: Maio 15, 2006 Esgalha, Não, estava mais a pensar no tipo de utilização, domestica ou profissional. Mas independentemente de eu ter dito que preferia os outros, não estou a dizer que esses não funcionem e que não sejam bons. Simplesmente acho que os outros são melhores, mas até posso estar enganado. Se tiveres mais alguma duvida, 'posta' ai que a gente pelo menos tenta explicar :D Citar Um abraço Paulo Campos
Oinq Publicado: Maio 15, 2006 Publicado: Maio 15, 2006 Os filamentos que não são usados servem para que? os dois pinos nas lampadas que ficam desligados, as pontas por exemplo, são reservados ao arrancador... como com balastro electronico não usas arrancador, não os ligas... não sei como explicar melhor... desculpa :D Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Just_me Publicado: Maio 15, 2006 Publicado: Maio 15, 2006 O pré-aquecimento prolonga a vida da lampada e a curva de diminuição de intensidade não é tão abrupta. Ou seja, duram mais e enquanto duram produzem mais luz. (comparação entre balastro electronico com e sem pré.aquecimento). Já agora o pré-aquecimento demora nem 1 segundo se não me engano. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts