Recommended Posts

Publicado

Se eu fizer o co2 numa garrafa de 1,5l e usar uma pedra difusora para quanto tempo vai dar uma garrafa?

Quanto tempo devo deixar o co2 a ir para o aquário (tem 240L), permanentemente? apenas umas horas por dia? é que não quero ver grandes movimentos no ph...

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Publicado:

Boas,

com o CO2 caseiro é complicado controlar a injeção no áqua, e apenas podes "jogar" com a profundidade de pedra difusora.

Mudanças no PH, é uma questão de o medires várias vezes.

Interromper durante a noite, não dá, se fechares a saída corres o risco de rebentar com a garrafa, se o libertares para o ar estás a desperdiçar...

O CO2 quimico é muito mais barato, mas muito mais limitado em termos de controlo. Já o de botija pode ser controlado, mas é mais caro.

Eu faço uma garrafa de 1,5lt e dá-me para cerca de 3 semanas. É evidente que a força da primeira semana não tem nada a ver com a da segunda e terceira...

Abraço

Publicado:

Olá.

O CO2 quimico é muito mais barato, mas muito mais limitado em termos de controlo. Já o de botija pode ser controlado, mas é mais caro.

Limitado em que termos? Mais limitado que o método caseiro? :wink:

Não percebi. Ou mais limitado que o método da botija?

Se estamos a comparar os métodos do fermentador e o químico, então, nem é preciso pensar muito. O método químico ganha aos pontos ao método do fermentador.

[DIY] CO2 - Injector Químico

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Boas ...

Interromper durante a noite, não dá, se fechares a saída corres o risco de rebentar com a garrafa, se o libertares para o ar estás a desperdiçar...

Smaug o que ele quer dizer é que... não se deve injectar CO2 quando as luzes do aqua estiverem desligadas(e não de noite, porque podes ter programado as luzes para ficarem acesas durante a noite) . Quanto ao fechares a saída .. nem pensar. Quanto ao "desperdiçar", eu não chamaria desperdicio ... porque as plantas quando não têm iluminação não consomem o CO2, e desperdicio seria se estivesse CO2 a ser injectado durante o periodo em que não é consumido, isso sim, é desperdicio e muito prejudicial aos peixes. Porque CO2 em excesso provoca mortes nos habitantes do aquário, visto ser tóxico(em excesso).

Eu de momento já não uso CO2 caseiro, tenho de botija que com a ajuda da válvula selenóide corta a injecção quando as luzes apagam... mas quando tinha o caseiro, sempre que as luzes apagavam eu tirava a mangueira para fora, e é isso que te aconselho. Não pagas mais por isso nem o CO2 dura mais ...:?:

Cumprimentos

Filipe Santos

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Publicado:

Boas, eu disse químico, mas estava a referir-me ao da fermentação...

Não me lembrava desse, sorry...

O facto de tirares a mangueira durante a noite (periodo em que tens as luzes desligadas :shock: ) estás a desperdiçar CO2 para a atmosfera e não para o aqua, e é nesse sentido que eu digo que se desperdiça...

É evidente que se tiveres de botija, podes controlar simplesmente fechando manualmente ou com a solenoide.

O que eu quis referenciar é que entre o processo de fermentação e a botija a diferença está no preço e no controle, e que a botija, apesar de ser mais cara acaba por compensar...

Eu estou a usar a fermentação durante as 24h seguidas sem interrupções, e não tive morte nenhuma de peixes devido a intoxicação de CO2.

Apenas "jogo" com a pedra difusora e a bomba de ar...

Abraço

Xalam

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!