Kenshin Publicado Maio 9, 2006 Publicado Maio 9, 2006 Caros amigos, na minha visita mensal à ornimundo p ver o estado dos bettas, deparei, já por diversas vezes com algo que me desagrada profundamente: o estado em que eles são mantidos! Sim, sim, não me estou a referir às minusculas betteiras que já aqui por tão diversas vezes foram discutidas e difamadas, estou a referir-me a algo que considero ser muito mais grave que a falta de espaço, mas o tornar os nossos tão adorados bettas como algo que "não vale apena tratar porque estão em aquarios pequenos e com a àgua parada...e como estao bem separados, não ha o risco de contagio" isto nas palavras de uma das "cuidadosas" funcionarias que "ama os animais".... Já estou farto! Todas as semanas vejo bettinhas a sofrer e morrer por causa da porcaria de um fungo ou de uma bacteria ou até mesmo por ictio que possivelmente morreria se aumentassem a temperatura da agua. Há dias eu dirigi-me a uma das funcionárias e já pela 20ª vez alertei para o estado dos bettas...e disse até mesmo que eu próprio pagaria uma embalagem grande de remédio do meu bolso, se isso fosse o necessario para que uma doença fosse curada e uma morte evitada.... Enfim, deixo apreciação ao vosso critério. Abraço
aquaben Publicado: Maio 10, 2006 Publicado: Maio 10, 2006 Boas Tens toda a razão por estares revoltado com essa situação, mas os culpados dessa e de outras atrocidades cometidas em algumas lojas somos nós, sim todos nós amantes da aquariofilia, pois continuamos a comprar peixes e outros produtos relacionados nessas lojas. Eu não conheço essa loja que referiste, nem vou adiantar muito este assunto, mas essa loja já por varias vezes foi aqui referenciada neste fórum por ter preço baixos. Mas afinal o que é que nós queremos, são preços baixos ou peixes com qualidade? Bem devemos todos pensar um pouco sobre este assunto, afinal importamo-nos mais com o bem-estar dos peixes, ou damos prioridade ao custo dos peixes? Uma coisa é certa se todos deixarmos de comprar peixes nas lojas que mantêm os peixes sem as condições mínimas, (que já estão expressas em lei), elas de certeza que vão ter que mudar de atitude, ou de ramo. Um abraço, até breve José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
jopapeca Publicado: Maio 10, 2006 Publicado: Maio 10, 2006 Boas, Boas... essa loja já por varias vezes foi aqui referenciada neste fórum por ter preço baixos... Por acaso não acho os preços nada por ai fora, muito pelo contrario até me parece que de uma forma geral os peixes até são um nada mais caros que outras lojas. Mas há ai um outro pormenor, á algum tempo e após uma reclamação da minha esposa sobre uns peixes de agua fria que cada vez que chegavam a casa ficavam com ictio, foi garantido que todos os animais eram objecto de uma quarentena e observados por um biologo, funcionario da loja em causa, de forma a garantir não só a qualidade mas tambem o bem estar dos animais. Mas enfim... eu pessoalmente já não compro lá nada e as poucas vezes que lá vou é rara a vez que não vejo situações identicas á descrita pelo Kreshim. Um abraço Paulo Campos
Kenshin Publicado: Maio 10, 2006 Autor Publicado: Maio 10, 2006 Amigos, não querendo discordar com ninguém, o tal biologo que supostamente está a tratar dos peixes, é o primeiro a dizer que não vale a pena estar a trata-los porque estam em aquarios pequenos e isolados, não correndo o risco de contaminar os outros!!!!!! Mas relativamente aos preços na ornimundo em produtos relacionados com a manutenção dos aquários, os mesmos não são definitivamente baixos...muito menos os preços dos peixes, nomeadamente os bettas, que nesta loja têm o preço mais elevado para venda que já alguma vez vi em qualquer loja de animais (3,35€ para os mais curiosos). Ah, e hà dias comprei la um betta macho, sim comprei mas para cura-lo. Estava tão cheio de fungos que ja nem parecia um peixe mas uma nuvem..comprei-o e curei-o e depois vendi-o a um amigo de confiança...e sim, já não é a primeira vez que faço isto...não resolve os problemas no mundo e se calhar até aumento a procura dos animais, mas se eu não o salvasse iria morrer de certeza. Abraço
aquaben Publicado: Maio 10, 2006 Publicado: Maio 10, 2006 Boas Kenshin- é de louvar o teu acto, mas também é uma realidade o facto de ALGUMAS lojas não tratarem os peixes, porque pura i simplesmente iam gastar mais do que o seu valor monetário… Paulo- o “Ictio”, é um problema muito complicado, e garanto-te que se num aqua onde tenha aparecido “Ictio”, não for desinfestado convenientemente, ele vai lá se manter, mesmo que os peixes não estejam atacados ele está já a espera duma oportunidade, e muita vez basta o simples facto do peixe ficar ligeiramente enfraquecido com a mudança brusca de qualidade da água para que o “Ictio” apareça, e se ele só mostrar os pontos brancos na casa do cliente, deixa de ser problema da loja…Loja onde eu veija peixes atacados com “Ictio” e que eu saiba que um tratamento completo não teinha sido feito nesses aquas, nunca mais lá compro peixes, Pois já gastei muito dinheiro e tempo para conseguir erradicar o “Ictio” dos meus aquas e não vai ser por causa do desleixo de algumas lojas que eu vou ter que voltar a desinfestar todos os meus aquas, todos sim pois basta meter a mão ou a rede num aqua e a seguir passar para outro para que ele fique contaminado, a doença o parasita até pode estar lá meses sem se manifestar visivelmente, (pontos brancos), mas não deixa de lá estar à espera de uma oportunidade… Um abraço, até breve José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
Egnom Publicado: Maio 10, 2006 Publicado: Maio 10, 2006 Pessoal, por acaso este assunto dos bettas é uma coisa que me preocupa sempre que visito lojas e os vejo nestas condições deploráveis. As que mais me têm chamado a atenção são lojas com algum nome entre a nossa comunidade (precisamente por isso) e que deveriam ser as primeiras a evitar este tipo de situação. Entre elas sou obrigado a destacar duas lojas bastante "conceituadas" de Benfica, entre elas uma que é tão "supostamente" especializada em aquariofilia que não posso compreender como podem manter os animais naquelas condições. Posso ainda referir a loja de Santa Cruz-Damaia. Nestas lojas que referi, quase sempre vejo bettas enfiados em copos de plástico (redondos e com uma quantidade ridicula de água). É verdade que os peixes sobrevivem (muitas vezes já encontrei alguns que não resistiram e estavam claramente mortos dentro do copo), mas o stress a que ficam sujeitos não os farão sofrer? Há que tempos que ando a procurar bettas, vendo quais os melhores para uma possivel futura compra. Realmente encontro exemplares maravilhosos nestas lojas, que muito me satisfariam de os ter, mas a verdade é que me recuso a comprá-los, pois as condições em que mantêm os animais são simplesmente ridiculas. Fica o desabafo. Abraço! :D
Recommended Posts