Recommended Posts

Publicado

Boas!

Tenho um aqua de 150 lts, mas não está plantado :) . Gostaria de o plantar, mas queria umas dicas. É o meu 1º aquário por isso a experiência é nenhuma. :wink:

Gostaria de saber se posso colocar lá as plantas com ele montado ou teria de o desmontar para colocar substrato por baixo do areão e montá-lo de novo?

O aqua já tem peixes e está em funcionamento desde setembro de 2003.

Cumps

Publicado:

viva, não precisas de desmontar nada, só precisas de saber as necessidades de cada planta, e meteres mão à obra. Já deves ter uma boa camada de fertilizante natural desde setembro até agora, as plantas vão gostar.

Mas convêm saber que plantas vais querer, pois há plantas mais e menos exigentes com a luz.

26675160.img.jpg

Publicado:

Bem quanto às plantas, não faço ideia de quais colocar, mas agradecia que me dessem umas ideias, de plantas fáceis de manter, devido à minha inexperîência :wink:

Cumps

Publicado:

será que era possivel dizeres-me qual é a luz que tens no aquario facilitava-te a vida no que diz respeito a saber que plantas podes ou não ter... eu no meu aquario de 69 L com uma lampada de 15W tive musgo e feto de java.. o feto aguentou-se mas o musgo começou a morrer... desde que passei a ter 36W o musgo cresceu a passos largos o feto nem se fala e neste momento tenho echinodorus "amazonense" e rotala macrandra e ainda ludwigia repens e esta tudo com crescimento acelerado... mais do que a dificuldade em manter as plantas é mesmo a iluminação..

todas estas se mantem facil... poes as plantas e depois vais pondo fertilizante liquido de 15 em 15 dias... e já esta...

se tiveres um pleco.. tens de plantar 2 a 3 pés diariamente LOLOL porque o gajo arranca-tos todos do areão.

Nuno Espinal

(deviam por um login para casais :-Pp)

Publicado:

Eu tenho um aquário de 15 litros e introduzi uma planta: Lobelia cardinalis. Qaundo fiz a troca parcial de água abri um buraquinho no cascalho, introduzi 2 bolinhas de adubo da JBL, pus a planta no meio e coloquei o cascalho por cima. O único inconviniente é que a altura do cascalho é pouca: 2 cm. Na loja disseram-me quenem é preciso pôr ferro nem nada!!

Ao plantar ficou meia torta, mas ao outro dia arrebitou! Vamos ver... Eu queria pôr mais cascalho e pôr areia fina nas raízes, mas fazer muitas modificações vai pôr o aquário instável...e os peixes é que vão pagar!! :wink:

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Publicado:

Boas!

Eu tenho 30w no aquario, agora eu não sei se é cada lâmpada ou se são as duas, porque eles não especificam no site http://www.aquapor.pt/starpor.htm o que tenho é de 1 m, magnum pro, penso que a iluminação será suficiente...

E por acaso tenho 2 plecos :shock: mas ainda são pequenos devem ter aí uns 4cm.

Cumps

Abranco

Publicado:

O Aqua so tem uma calha certo? bem deve ser 30W no total, essas calhas so costumam ter 1 lampada. se a calha é de um metro tem uma lampada de 30W, independentemente disso 30W para 15L é muito pouco.. precisas de plantas que sobrevivam facilmente.. ser fizeres 30/150 dá 0,2W por litro... o minimo para que as plantas estejam bem é de 0,5W por litro... eu estou a fazer uma tampa para por 1W por litro... O feto de java realmente é a que deverá ter mais possibilidades de viver no teu aqua... em todo o caso experimenta procurares em sites de aquariofilia plantas que precisem de pouca luz... www.aquariofilia.online.pt ou www.tropica.com.. são algumas ideias.. procura ve se há alguma que gostes do aspecto e que se dê bem com a tua pouca luz..

Publicado:

O aqua tem 2 lâmpadas, presumo que sejam 60w na totalidade. Ontem coloquei uma Lobelia cardinalis, e umas outras que não sei os nomes. Vamos lá ver se elas se vão sobreviver. A Lobelia cardinalis não tinha raízes e é mt pequena´ :D aqui na minha zona é complicado arranjar plantas :shock: .

Cumps

Abranco

Publicado:

Acho que pelo sim pelo não se fores adicionando fertilizante liquido pode servir melhor os teus propositos plantisticos hehehe

Boa Sorte para as plantas e para os peixes :shock:

Publicado:

Boas

Quanto á ilumunação convêm aumentar pelo menos mais um tubo.

No que diz respeito a fertilizantes há que ter cuidado pois mais vale adicionar umas gotas todos os dias, que toda a dose de uma vez, porque senão temos uma invasão de algas.

Abraços

FOCA

Salgados é que esta a dar

Publicado:

Oi, desculpem fugir um pouco ao assunto, mas disseste que tens 2 plecos! Tanto quanto sei os plecos não gostam muito uns dos outros, mas como o aqua é bastante grande não sei!

O que é que acham?

Fiquem Bem

Publicado:

abranco

Dizem que a lobélia é uma planta para pricipiantes... por isso deve arrebitar!!!

Eu acho que os plecos não são mauzitos... São é de hábitos sedentários e nocturnos

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Publicado:
... o minimo para que as plantas estejam bem é de 0,5W por litro... eu estou a fazer uma tampa para por 1W por litro.....

Lua_Maan, Se assim é eu devo ter para o meu futuro aquário (180L) uma lâmpada com 180W? isso não é demais??? Peço desculpa, mas ainda não começei a montar o aqua, estou a tentar criar o Setup ideal e necessito de saber tudo o que vou comprar.... Estes pormenores da Luz ainda não estou dentro deles, mas sem duvida que quero ter um plantado com alguma densidade! Estou a estudar as possibilidades Substrato vs. fertilizante liquido, e agora surge-me essa dúvida da potência da luz...Eu penso que isso deve depender das plantas que plantamos mas a relação que falas de 1W/L deve ser uma média, certo?

Publicado:

Bom é assim, o minimo de iluminação em qualquer aquario deveria ser 0,5W/L, mas isto aplica-se a peixes e a algumas plantitas mais resistentes... eu tenho neste momento esses tais 0,5W/L e as rotalas Macrandras estão a ficar murchas... essas plantas necessitam de 1W/L o ideal sera tentares arranjar iluminação para poderes ter esse 1W/L pode parecer demais mas não é... e quando começares a ter plantas vais dar por isso. quanto ao fertilizante liquido eu tenho de o usar poix quando montei o aquario n estava a planear por muitas plantas naturais.. mas o meu fascinio pelas plantas cresceu como é normal e neste momento tenho o aquario bastante plantado. não pude por substrato como é obvio.. sinceramente nem sei o que será melhor.. teras de perguntar a algum perito nisso como o taslixado ou o mrpcb entre outros...

depois a segunda preocupação é na escolha das lampadas e do espectro das mesmas... para plantas tens de tentar arranjar lampadas com picos nos vermelhos e azuis.. mas tambem tens de ter cuidado para que os peixes mantenham o realce e isso tem muito a ver com a iluminação. eu uso daylight e tropical lamp(plantas).... há ai topicos sobre a iluminação sugiro que dês uma espreitadela neles antes de fazeres alguma decisão.

se tu queres um aquario densamente plantado sim... tens de ter 180W... o que pode não ser complicado de acordo com o comprimento... eu optei pelo tubo flourescente por ser o mais barato a meu ver..

as HQI's são muito mais caras... e as compactas nem sei o preço....

mas não é demais... eu diria que é mesmo o ideal..