Luis Dias Publicado Maio 7, 2006 Publicado Maio 7, 2006 Olá, Utilizo agua de osmose para as minhas mudas numa proporção de 90%(osmose) - 10% (torneira só filtrada com o filtro de carvão e micro particulas). Esta mistura dá no final um pH de 6.6. O meu problema é quando passo esta agua para os aquarios (mudas de 50% 2x por semana) esta fica com um pH de 7.9. (A muda é feita com um tubo, daqui sei que não é o problema) O pH sai da torneira a 8.2 O aquarios de destino não têm areao. Um só tem um filtro biologico sem plantas e o outro tem um seco-humido e um fluval 304 com algumas plantas em potes. Alguem imagina o que se estará a passar? É que eu não adiciono a estes aquarios qualquer tipo de quimico e tambem não têm pedras de qualquer especie(só difusoras). É práticamente só agua, peixes e muita oxigenação. Agradeço desde já qualquer ajuda, Luis.Dias Citar
Luís Fortunato Publicado: Maio 7, 2006 Publicado: Maio 7, 2006 Olá. Muito estranho... ou talvez não. Dizes que a água da tua torneira tem o pH=8.2 Isso em termos de KH dá uma dureza muito alta Experimenta, medir os valores de GH e KH, depois de esta passar pela osmose. É que o facto de teres o pH a 6.9, é porque o poder tampão da água à saída da osmose é muito baixo, logo vais absorver CO2 atmosférico, baixando o pH. E, experimenta também, misturar 10% de água da torneira com 90%, arejar a mistura, e passados uns minutos medires o KH e GH. É que tal como já disse em cima, podes ainda ter um GH e KH grandes... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Luis Dias Publicado: Maio 8, 2006 Autor Publicado: Maio 8, 2006 Experimenta, medir os valores de GH e KH, depois de esta passar pela osmose. É que o facto de teres o pH a 6.9, é porque o poder tampão da água à saída da osmose é muito baixo, logo vais absorver CO2 atmosférico, baixando o pH. Oi Luis, Depois de passar pela osmose o gH fica a 20ppm e o kH a 40ppm. E, experimenta também, misturar 10% de água da torneira com 90%, arejar a mistura, e passados uns minutos medires o KH e GH. É que tal como já disse em cima, podes ainda ter um GH e KH grandes... Boa ideia. Será o próximo passo. Mas... já agora, o que é que a oxigenação vai provocar? a saida do co2 da água, aumentando assim o pH? Será isto possivel? E... mesmo que o kH seja elevado (não sei se 4 já é elevado para o que estamos aqui a falar) não é suposto este servir de tampão ao pH a que a agua se encontra? Obrigado, Luis.Dias Citar
nmpsilva Publicado: Maio 8, 2006 Publicado: Maio 8, 2006 Se calhar o que vou "dizer" é um disparate (se assim for agradeço que me corrijam) mas aqui vai: Porque não fazer uma TPA com água engarrafada que tenha um PH baixo? Será que não ía resolver o problema? Ocorreu-me esta ideia ao olhar para um garrafão de água que na "etiqueta" indica ter um PH de 5,6. Citar Cumprimentos Nuno Silva
Luís Fortunato Publicado: Maio 8, 2006 Publicado: Maio 8, 2006 Olá. Mas... já agora, o que é que a oxigenação vai provocar? a saida do co2 da água, aumentando assim o pH? Será isto possivel? Sim... é. Às águas dos poços acontece-lhes isso mesmo. O pessoal recolhe a água do poço, todo feliz, e vê que o pH é ácido. Uns dias depois, quando quase todo o CO2 já se evaporou, constactam que o pH subiu "ligeiramente" E... mesmo que o kH seja elevado (não sei se 4 já é elevado para o que estamos aqui a falar) não é suposto este servir de tampão ao pH a que a agua se encontra? Atenção que um KH/GH de 40 ppm equivale a cerca de 2,24 graus alemães (dHº). Isto nos sistemas naturais, a menos que haja outros tamponizadores (o que no teu caso não acontece) tais como turfas e ácidos húmicos, é muito instável. Daí, na minha opinião, que quando adicionas a água da torneira, e a da osmose ao perder o CO2, o pH suba novamente. Porque a contribuição de tamponizar o pH, por parte da água proviniente da osmose, é practicamente nula O KH serve, como tu disseste e bem, de tamponizador do pH da maior parte das águas naturais. Mas como o KH é baixo à saída da osmose (e algum pode ser já devido ao CO2, o que poderá fazer baixar mais o valor, ou seja, o que é real) ao adicionares outro tipo de água qualquer, o pH da solução final tende a ser igual ou parecido ao da água da torneira (que é o que te acontece). Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Luís Fortunato Publicado: Maio 8, 2006 Publicado: Maio 8, 2006 Olá. Porque não fazer uma TPA com água engarrafada que tenha um PH baixo? Será que não ía resolver o problema? Ocorreu-me esta ideia ao olhar para um garrafão de água que na "etiqueta" indica ter um PH de 5,6. Uma razão (a mais importante): A longo prazo (talvez não muito longo), a água de osmose compensa mais que andar a comprar água engarrafada. O problema do Luis Dias, é conseguir acertar com a razão de água de Osmose/Torneira até atingir o pH/GH/KH melhor para fazer as trocas. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
nmpsilva Publicado: Maio 8, 2006 Publicado: Maio 8, 2006 Uma razão (a mais importante): A longo prazo (talvez não muito longo), a água de osmose compensa mais que andar a comprar água engarrafada. Tens toda a razão. "Pequenos" problemas que por vezes não consideramos. Mas de qualquer forma, para aquários mais pequenos (os meus, por exemplo) a utilização esporádica de àgua engarrafada não tem problema, pois não? É que em alturas em que detecto valores de PH muito altos na àgua da torneira costumo recorrer a esse método para as TPA's. Citar Cumprimentos Nuno Silva
Luis Dias Publicado: Maio 8, 2006 Autor Publicado: Maio 8, 2006 O KH serve, como tu disseste e bem, de tamponizador do pH da maior parte das águas naturais. Mas como o KH é baixo à saída da osmose (e algum pode ser já devido ao CO2, o que poderá fazer baixar mais o valor, ou seja, o que é real) ao adicionares outro tipo de água qualquer, o pH da solução final tende a ser igual ou parecido ao da água da torneira (que é o que te acontece). Bom, muito obrigado pelo diagnostico. Agora soluções. Consigo aumentar o kH sem aumentar o pH? (Sem recorrer a quimicos) Será aconcelhavel ir diminuindo a oxigenação até arranjar um bom compromisso com um pH baixo? Se conseguir isso, será este um equilibrio precario, uma vez que o Kh seria inalterado? Obrigado, Luis.Dias Citar
Luís Fortunato Publicado: Maio 8, 2006 Publicado: Maio 8, 2006 Olá. Consigo aumentar o kH sem aumentar o pH? (Sem recorrer a quimicos) Não... e já agora, como é que queres alterar a química da água sem recorrer a químicos? Eu percebo o que queres dizer, mas não te esqueças que tudo são produtos químicos. Inclusivé tu mesmo. Em sistemas naturais, é impossível diminuires o pH e o KH aumentar. No entanto, nos aquários há uma, e uma só maneira, de o conseguir. Injectando CO2... mas se tu queres fazer isso, aconselhava-te a regular muito bem a quantidade de CO2 que injectas. Não te esqueças que tens um KH muito baixo, e uma ligeira variação no fluxo de CO2 pode causar uma alteração, minimamente brusca no pH. Se for esse o caso, não o aconselharia a fazer sem um método totalmente preciso (CO2 Químico e/ou de botija). Mas nesse caso, terias que parar com a oxigenação da água, pois assim o CO2 só estaria a fazer "bolhinhas" dentro de água. Será aconcelhavel ir diminuindo a oxigenação até arranjar um bom compromisso com um pH baixo? Se conseguir isso, será este um equilibrio precario, uma vez que o Kh seria inalterado? Não, não é aconselhável O teu problema, é que não tens um tamponizador ácido (alguns tipos de areão e turfa). Onde eu moro, o pH da água da torneira é da ordem dos 7.4-7.6. No entanto, mantenho o pH dos meus aquários ou a 6.0-6.5 (turfa e troncos) ou a 6.6-6.8 (akadama). Não digo que no teu caso funcionem às mil maravilhas, mas sem substracto ácido nem turfa nos filtros, é um bocado complicado andares a acertar isso :D Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
nfdc Publicado: Maio 8, 2006 Publicado: Maio 8, 2006 Provavelmente vou dizer uma asneira mas aqui vai: A água proveniente da osmose inversa não é suposto ter 0º de GH? Não é essa uma das tarefas ( dependendo das membranas ) deste género de equipamento. Citar Nuno Costa
jopapeca Publicado: Maio 8, 2006 Publicado: Maio 8, 2006 Provavelmente vou dizer uma asneira mas aqui vai: A água proveniente da osmose inversa não é suposto ter 0º de GH? Não é essa uma das tarefas ( dependendo das membranas ) deste género de equipamento. Eu tenho a mesma ideia, pelo menos no que diz respeito ao GH Citar Um abraço Paulo Campos
Luis Dias Publicado: Maio 8, 2006 Autor Publicado: Maio 8, 2006 Não... e já agora, como é que queres alterar a química da água sem recorrer a químicos? Eu percebo o que queres dizer, mas não te esqueças que tudo são produtos químicos. Inclusivé tu mesmo. Oi Luis, Pois é, são tudo químicos... por isso é que é bom, não mexer. eheh Mas se tem que ser, tem que ser! Já agora, o que eu preciso mais exactamente é adicionar um buffer acido, para juntar à agua que sai da osmose(pH 6.6), para a manter assim, com pH baixinho independentemente da oxigenação, não é? Conheces alguma coisa no mercado para esta função? Obrigado, Luis.Dias Citar
Luís Fortunato Publicado: Maio 8, 2006 Publicado: Maio 8, 2006 Olá. A água proveniente da osmose inversa não é suposto ter 0º de GH? Não é essa uma das tarefas ( dependendo das membranas ) deste género de equipamento. Que eu saiba, já te respondeste a ti próprio... O GH à saída, depende das membranas que retêm o cálcio e o magnésio. Não só a qualidade, mas também convém saber se já estão a ficar saturadas. Conheces alguma coisa no mercado para esta função? Conheço. Buffers de pH Mas não te aconselho a usá-los. Sem te esqueceres, que quando adicionas um buffer de pH à água de osmose, por mais fraco que seja, vai-te nivelar logo o pH igual ao do buffer. Por isso, é má política deitares um buffer na água de osmose. A menos que nas trocas de água, uses exclusivamente água de osmose. Mas dessa maneira, vais perder sais essenciais aos peixes e às plantas :D Enfim, um dilema... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Luis Dias Publicado: Maio 8, 2006 Autor Publicado: Maio 8, 2006 A água proveniente da osmose inversa não é suposto ter 0º de GH? Acho que tambem depende do gH que metes à entrada da osmose. Já utilizei osmoses com aguas de gH25º e saia a 5º, com aguas de 15º saia a 1º e com 10º saiu a 0º. Conheço. Buffers de pH Mas não te aconselho a usá-los. Sem te esqueceres, que quando adicionas um buffer de pH à água de osmose, por mais fraco que seja, vai-te nivelar logo o pH igual ao do buffer. Por isso, é má política deitares um buffer na água de osmose. A menos que nas trocas de água, uses exclusivamente água de osmose. Mas dessa maneira, vais perder sais essenciais aos peixes e às plantas Enfim, um dilema... Então?!?! ... agora não percebi. Se não usar buffers, como é que baixo o pH depois da osmose? Obrigado, Luis.Dias Citar
Luís Fortunato Publicado: Maio 8, 2006 Publicado: Maio 8, 2006 Olá. Então?!?! ... agora não percebi. Se não usar buffers, como é que baixo o pH depois da osmose? Tu podes usar buffers... mas é altamente desaconselhado. Imagina!! Tens uma água natural que tem dezenas de produtos químicos dissolvidos nela. Carbonatos, Bicarbonatos, Sódio, Potássio, etc... E tem um pH ácido... Agora, se tu pegares em água de osmose e lhe adicionares somente um buffer, o que é que acontece? Tens a água practicamente livre de sais essenciais, e tens somente os sais que constituem o buffer (geralmente um sal e um ácido do mesmo ião, tipo HCl e NaCl)... Ou seja, os peixes vão gramar com o buffer, tudo bem que pode ser em baixas concetrações, mas não têm o restos dos sais... O meu conselho e mais uma vez repito, não sei se funcionará tal como eu, é usares um areão ligeiramente ácido (akadama) e ou turfa granulada no filtro externo. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Luis Dias Publicado: Maio 8, 2006 Autor Publicado: Maio 8, 2006 Agora, se tu pegares em água de osmose e lhe adicionares somente um buffer, o que é que acontece? Tens a água practicamente livre de sais essenciais, e tens somente os sais que constituem o buffer (geralmente um sal e um ácido do mesmo ião, tipo HCl e NaCl)...Ou seja, os peixes vão gramar com o buffer, tudo bem que pode ser em baixas concetrações, mas não têm o restos dos sais... Bom Luis, desculpa lá continuar a maçar, mas ajuda-me lá aqui a preparar o cozinhado… -A ideia do akadama, não me serve muito bem, porque queria manter o fundo descoberto, para me facilitar nas limpezas. -A ideia da turfa, não posso considerar porque um dos aquas é mantido só com filtragem biológica e aspiração diária. Assim, e voltando ao buffer diz-me: - osmose + Buffer + sais é aceitavel? Ou os sais alteram-me o pH? - Se osmose + buffer + sais fizer sentido, posso também pensar só em agua da torneira + buffer, uma vez que os sais já lá estão? Obrigado, Luis.Dias Citar
Luís Fortunato Publicado: Maio 8, 2006 Publicado: Maio 8, 2006 Olá de novo. -A ideia da turfa, não posso considerar porque um dos aquas é mantido só com filtragem biológica e aspiração diária. Porquê? Nem podes arranjar uma meia de senhora com turfa granulada e coloca-la por cima da bomba de ar? Basta-te ter o mínimo de circulação a passar pela turfa... - osmose + Buffer + sais é aceitavel? Ou os sais alteram-me o pH? Podem alterar o pH... e geralmente são básicos. - Se osmose + buffer + sais fizer sentido, posso também pensar só em agua da torneira + buffer, uma vez que os sais já lá estão? Podes, mas em princípio vais gastar muito buffer a fazer baixar o pH da água da torneira :D Experimenta também fazer uma mistura de 25%-75% de água da torneira e de osmose, respectivamente, e depois acertá-la com o buffer. Mas mais uma vez, não garanto que seja viável... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Luis Dias Publicado: Maio 8, 2006 Autor Publicado: Maio 8, 2006 Porquê? Nem podes arranjar uma meia de senhora com turfa granulada e coloca-la por cima da bomba de ar? Basta-te ter o mínimo de circulação a passar pela turfa... Assim?!? Tão simples? É que nem é tarde nem é ontem, vou já ver isso. Tens ideia de quanta turfa por cada 100L? - Se osmose + buffer + sais fizer sentido, posso também pensar só em agua da torneira + buffer, uma vez que os sais já lá estão? Podes, mas em princípio vais gastar muito buffer a fazer baixar o pH da água da torneira Experimenta também fazer uma mistura de 25%-75% de água da torneira e de osmose, respectivamente, e depois acertá-la com o buffer. Mas mais uma vez, não garanto que seja viável... ...mas é um caso a considerar se a meia de turfa não funcionar. Muito obrigado pelas dicas, Luis.Dias Citar
Luís Fortunato Publicado: Maio 8, 2006 Publicado: Maio 8, 2006 Olá mais uma vez. Assim?!? Tão simples? É que nem é tarde nem é ontem, vou já ver isso.Tens ideia de quanta turfa por cada 100L? Era melhor que estivesse dentro de um filtro, de modo a passar o máximo de corrente de água pela turfa. Quanto a quantidades, é assim... Eu no meu aquário de Loricarídeos de 60 litros teóricos, costumo usar a turfa dentro do filtro externo. A quantidade é metade de um pacote de turfa granulada da Fluval. E dura-me cerca de 2-3 meses, se não mais A manter o pH na ordem dos 6.0-6.5 Acho que já sabes que a turfa deixa a água amarelada... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Luis Dias Publicado: Maio 9, 2006 Autor Publicado: Maio 9, 2006 Só um pequeno update. Coloquei um dos aquas a filtrar com 80g de turfa. Após uma noite inteira de filtragem, a agua estava com um pH de 8.02. Estranhamente, os peixes estão bem, comem bem e são activos. Luis.Dias Citar
Recommended Posts