Recommended Posts

Publicado:
krushandkill:

"T5 dão mais luz com menos consumo - parece que sim "

em relação a que?

Desculpa, não especifiquei. Em relação às T8.

pelo que dizes, vais usar balastros ferro-magnéticos, esse é que é o erro, usa balastros electronicos. Poupas no consumo, melhoras a qualidade da luz, prolongas o tempo de vida das lampadas, e tens uma melhor preservação de espectro no tempo.

Pois, mas já me decidi para já por T8, devido a questões relacionadas com as minhas férias, em que quero deixar o aqua a ciclar apenas com o ancistru lá dentro, com iluminação e plantas a crescer, para deixar tudo bem simples para a pessoa que vai lá a casa alimentar os peixes. Isso e o facto de preferir gastar 100 ou 200 euros em passeios e compras pela Madeira, do que em lampadas que vão ficar em casa paradas, sem eu lá estar sequer para apreciar o aqua...

Tenho já tudo de lado, apenas tive de gastar dinheiro numa lampada, para ter uma medida. Todo o restante material é reciclagem. Vou usar balastros ferro-magneticos que estão guardados à muito tempo. Assim que tiver a base toda montada, vou comprar lampadas.

Depois, com tempo e calma, vou aprendendo mais sobre plantario geral, fertilização e co2. Aí sim, valerá a pena começar a mudar aos poucos para T5.

Como vês, não é o caso de gastar dinheiro a preparar tudo para T8 e depois gastar de novo para mudar para T5. Trata-se sim de reaproveitar material parado. Ao menos dou uma limpeza nos arrumos.

Mas ainda estou na dúvida se para os peixes e para as plantas crescerem bem, a minha ideia é boa ou se será preferivel fazer 10h seguidas com todas as lampadas ligadas. É que em alguns sites falam da vantagem da simulação da luz nos trópicos para os peixes, noutros sites dizem que plantas bem desenvolvidas só se consegue com solo fértil, co2 e pelo menos 10h de luz seguidas. Que me dizem?

Publicado:

Olá a todos,

Não percebo nada de lampadas nem sequer vou discutir o que é melhor agora esta afirmação(peço desculpa pois não quero ofender ninguém) não tem lógica nenhuma

Sérgio, as T8 estão condenadas pois está prestes a ser aprovada ( ou já foi não tenho a certeza ) uma directiva da UE que impede o uso de balastros ferro-magnéticos, pois estes são prejudiciais para a rede energética.  

A não ser que as pessoas mudem para balastro electronico, que são relativamente raros.  

O que está condenado são os balastros magnéticos não as lampadas T8 e em relação aos balastros electrónicos serem raros só se for por te dar jeito porque eu tenho 160w de T8 com balastros electrónicos e não tive dificuldade em arranja-los.São um bocado mais caros mais em compensação as lampadas T8 são muito mais baratas que as T5.

Em relação a glosso posso dizer que tenho um tapete de glosso bastante bom com as T8 sem qualquer problema e sem estar a crescer para cima a procura de luz num aquario com 160w/+ ou - 220lts com uma coluna de agua de 50cm.A maior dificuldade que eu tive com a glosso foi atinar com as fertilizações na agua e no areão já que o meu areão é o normal de rio, isso é que foi uma guerra.

Não pretendo com isto afirmar que T8 são melhores que T5 ou vice versa já que não tenho conhecimentos para isso(basta dizer que tive que cravar um amigo para me fazer as ligações dos balastros as lampadas que nem para isso presto :D :( )mas apenas dizer que com T8's também se consegue fazer coisas válidas e bem conseguidas.

Desculpem o testamento.

Cumprimentos

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Publicado:

Regal:

Penso que a potência das lâmpadas é o menos relevante para as plantas, pelo que li e "estudei" o que interessa mais é a relação espectro (kelvins) / intensidade (lumens) e na relação potência/intensidade, as T5 são muito mais favoráveis que as T8, pois consegue-se encaixar em determinado espaço mais intensidade com uma T5 do que com uma T8, além de que a T8 consome mais (watts) em determinado espaço!

estás a confundir algumas coisas.

concordo que o espectro é importante, e obviamente que a intensidade é o outro factor importante. agora deixa que discorde na parte do ""na relação potência/intensidade, as T5 são muito mais favoráveis que as T8"

porque isso é valido para a velha solução da T8 com balastro ferro-magnético, mas deixa de ser verdade para balastros electronicos.

"consegue-se encaixar em determinado espaço mais intensidade com uma T5 do que com uma T8," concordo

" além de que a T8 consome mais (watts) em determinado espaço!" errado.

Pegando no teu exemplo, lampadas de 1.5m

T8 da gama lumilux 6500K 58W

Luminous output in lumen 5000 lm

quanto gasta o sistema? depende do balastro:

System power consumption in W (CCG) 71 W

System power consumption in W (ECG) 55 W

System power consumption in W (LLB) 68 W

isto são valores já para balastro incluido nas contas, ou seja...consumo total do sistema.

no entanto posso-te dizer que o fluxo luminoso da lampada tambem varia com o balastro:

(ECG)5000 lm (CCG)5200 lm

eficiencia total:

ECG:5000/55=90,9l/W

CCG:5200/71=73,23l/W

fazendo as contas para a t5 similar (1,5m =80W) que neste caso é a de High Output.

Luminous output in lumen 5700 lm 1)

Max. lumen output at 35°C in lumen 6650 lm

vamos fazer as contas com os 6650lm

mas tendo em conta que:

Average lamp life in hours 24000 h 2)

Economic life in hours 18000 h 3)

ou seja a meter a lampada nos 6650lm o tempo de vida vai encurtar bastante e a degradação da temperatura de cor e do output tmabem é bastante mais rápida.

System power consumption in W (ECG) 86W

eficiencia total do sitema? =77,32l/W

se não confiam nas contas, procurem no catalogo da osram todas as informações com olhos de ver...

realmente as T5 são melhores, do que as T8 SE SE USAREM BALASTROS FERRO-MAGNÈTICOS NAS T8 e isso sim é que é o verdadeiro desperdicio.

a T5 tem algumas vantagens sobre a T8 estando a usar balastros iguais, mas tambem tem desvantagens...

Krush:

"Tenho já tudo de lado, apenas tive de gastar dinheiro numa lampada, para ter uma medida. Todo o restante material é reciclagem. Vou usar balastros ferro-magneticos que estão guardados à muito tempo. Assim que tiver a base toda montada, vou comprar lampadas.

Depois, com tempo e calma, vou aprendendo mais sobre plantario geral, fertilização e co2. Aí sim, valerá a pena começar a mudar aos poucos para T5.

Como vês, não é o caso de gastar dinheiro a preparar tudo para T8 e depois gastar de novo para mudar para T5. Trata-se sim de reaproveitar material parado. Ao menos dou uma limpeza nos arrumos. "

Pelo que dizes pareces ainda não ter percebido que o melhor para as plantas não é necessariamente T5, ou que as T5 é que te vão dar muita luz. O melhor é escolher as lampadas em função do aquário...O que se pode afirmar sem dúvida é que os balastros electronicos são melhores do que os ferro-magnéticos e por isso é que a união europeia decidiu acabar com eles..

Podes preparar tudo para T8 á mesma, mas usando balastros electronicos, que basicamente são ao mesmo preço dos das T5 já que a diferença não é muita em termos de electronica.

"krushandkill:

"T5 dão mais luz com menos consumo - parece que sim "

em relação a que?

Desculpa, não especifiquei. Em relação às T8. "

espero que o texto anterior te ilucide.

e para que vejam que não estou nesta batalha de desmistificar mais um mito da aquariofilia sozinho, pelos vistos há mais quem veja, que o mito das T5 serem X% melhores que as T8 não passa disso, e que é possivel ter boas plantas a 50-60-70 cm de altura de coluna de agua.

Já agora, a perda de fotões na coluna de água é função da densidade de fotões e não das lampadas que os emitem.

• Votar + 1
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Assim sim, uma explicação técnica como deve ser... =)

Bem como tá tão bem explicado, livro-me de levantar duvidas em relação a alguma coisa.

Já fiquei a saber mais...

Já agora, uma vez que ninguem consegue responder no meu tópico, o facto de eu ter uma segunda lâmpada de 18w com uma intensidade luminosa muito maior que a 1ª (gro-lux 15w), retira-lhe a eficácia? Uma lâmpada pode "ofuscar" outra? É que quando ligo a 2ª, a luminosidade da gro-lux some-se toda...

As plantas conseguem à mesma tirar partido das duas lâmpadas...?

Desculpem lá o desvio de tópico, mas ele já está bem desviado... :D

Abraço

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Publicado:

não, para as plantas não. mas o que acontece é que a gro-lux tem a maior parte do espectro na zona baixa do espectro (vermelhos) e na zona alta (azuis-violetas) que é a radiação que as plantas mais utilizam. No entanto...o nosso olho é mais sensivel...ao verde...e portanto a outra lampada parece-te muito mais intensa, os teus olhos ajustam a pupila á luminosidade gerada pela outra lampada e perdes a noção dos verdes e dos azuis violetas...para as plantas, isso já não acontece.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Óptimo tks =)

Só é pena que a cor da flurescente normal seja meio pirosa... =|

Não realça nada o vermelho dos peixes, e eu gosto mais do tipo grolux.

Mas pronto o que interessa é o melhor para elas.

Vou ver se substitu-o a outra por gro-lux também

Abraço

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Publicado:

Podes preparar tudo para T8 á mesma, mas usando balastros electronicos, que basicamente são ao mesmo preço dos das T5 já que a diferença não é muita em termos de electronica.

Mas não é suposto um balastro electronico para T8 não servir para uma T5? Daí o meu objectivo, usar os balastros ferro magnéticos que tenho e aos poucos ir comprando electronicos e lampadas T5.

Mas ainda preciso de uma opinião:

mantenho a ideia de simular luz tropical ou está mais que provado que 10h de luz seguidas é melhor?

Publicado:

os balastros electronicos não são exclusivos das T5, existem balastros electronicos tambem para T8 e PC...com o mesmo tipo de rendimento, só que a maneira como a potência é entregue á lampada é que é diferente...

tipicamente os balastros para T5 não são adequados para t8 e PC, no entanto existem balastros que funcionam tanto em T8 como em PC.

Publicado:

Como já alguém disse que a luz nos tropicos é bem mais forte do que aquilo que se consegue simular, não sei se isso tem vantagens... Os peixes deviam agradecer, agora as plantas não estou tão certo. Mas isso está longe dos meus conhecimentos.

Só acho que estarias a perder algumas horas de boa luz (aquelas em que usas menos intensidade para simular o amanhecer/entardecer)...

Não sei se será verdade, claro.

Abraço

Publicado:

a mim, parece-me claramente um abuso de interpretação... queres ler coisas onde elas não estão escritas...e acabas por meter argoladas das grandes....posso-te dizer que a potência entregue a uma T8 por um balastro electronico é menor que a potência entregue á lampada (W)por um balastro ferro-magnético, e portanto uma lampada T8 com com balastro electronico diminui a sua potência luminosa (l)...no entanto devido ao aumento de eficiencia do balastro e a termos uma diminuição da intensidade luminosa menor do que a diminuição da potência entregue á lampada, a eficiencia (l/W) aumenta.

:(

Lamento muito mas, segundo a OSRAM não é verdade.

myosram no caso das T8 de 30W

quando tu souberes alguma coisa de iluminação e de plantas, podes dizer coisas dessas, até lá valia mais perguntares se são boas ideias em vez de afirmares com ar de expert, quando estás a mandar bacoradas para o ar.

Um regime desses é de iluminação bastante elevada, o que não é de todo aconselhado para a generalidade das pessoas, é um regime já bastante exigente, e lá porque quer por glosso, posso-te dizer que não precisa dessa luz toda.

Como eu aconselhei a por T8 com 232W e T5 com 216W por forma a conjugar 4 temperaturas, concluo o seguinte:

o ramirezi ( http://pwp.netcabo.pt/aquaeden/volume.htm ) e o resto do mundo não percebem nada disto...

Quanto ao exemplo aqui colocado, devem os membros saber que as T5 vão ficando mais eficientes ao nível do rendimento, à medida que a potencia vai diminuindo. Isto sem falar das T5 High Efficiency que são mais eficientes que as T8.

Na Alemanha, o mercado de Aquariofilia resume-se praticamente a T5, PC e HQI. T8 só para complementar temperaturas.

Nos Estados Unidos, as PC e as HQI estão na frente, logo seguidas pelas T5.

Como é que se pode conceber que:

com taxas de eficiencia ( conjugando todas as potencias disponíveis ) próximas entre T5 e T8

com uma produção de lumen superior no caso das T5

se consegue baralhar tudo e dizer com um ar de ( isto sim ) expert:

Ahh e tal, depende do caso.

Então diz quais são os casos, porra.

Se estiveres mudo ou surdo, aqui vão alguns exemplos:

T8 apenas com aquários de ciclideos africanos, nos quais a iluminação não é um factor primordial e naqueles casos em que o uso de T8 permite uma maior diversificação de temperaturas, relativamente às T5.

Após ter dito que não me manifestaria mais neste tópico, quebrei a regra pois a minha humildade tem limites perante o orgulho de outros.

Depois de, com algum nervosismo, se recorrer ao insulto fácil, gostaria de saber se os moderadores existem e qual a função deles.

Mas lá está, já não é a primeira vez que tenho a sensação de que há membros de primeira e de segunda neste fórum.

E agora é mesmo definitivo.

Este tópico acabou para mim.

Quanto ao fórum, talvez.

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:

Pedro,

Acho que fizeste mal as contas! Verifica: 1 T5 de 1,43 m debita 49 watts e não 80 watts que mencionas!

Publicado:

Regal,

acho que estás enganado... mas diz-me onde viste isso.

De qualquer maneira:

Technical - Electrical Data

Luminous Efficacy in lm/W 71 lm/W

Rated wattage in Watts 80 W

Technical - Geometries

Length in mm 1449 mm

Tube diameter in mm 16 mm

System power consumption in W (ECG) - 86W

Luminous flux with ECG in lumen - 6150 lm

se quiseres confirmar a informação:

www.osram.com

passar o rato por cima de products

carregar em product catalogue na janela azul que aparece ao lado

no lado direito ir carregando nos + que estão á frente das seguintes frases:

Lamps for general lighting

Fluorescent lamps

16mm (T5)

Linear- CAP G5

Lumilux T5 HO (High Output)

carregar em lumilux

ir para a ultima página do produto e escolher a lampada que escolhi para exemplo, 1.5m T5 Lumilux 6500K

que tem o código: FQ 80W/865 HO UNV1

carregar na lampada e ver as informações.

tem a listagem de informação técnica da lampada e cá em baixo alguns dados da lampada a funcionar com balastros diferentes.

Regal, se estiveres a falar de high efficiency...sim, uma lampada de 1,5m é de 35W e dá entre 3000l a 3500lm

e aqui vão as especificações da lampada equiparavel á anterior:

FH 35W/865 HE UNV1

Luminous Efficacy in lm/W 87 lm/W

Rated wattage in Watts 35 W

Technical - Light Technical Data

Luminous output in lumen 3050 lm 1)

Max. lumen output at 35°C in lumen 3500 lm

Technical - Life

Average lamp life in hours 24000 h 2)

Economic life in hours 18000 h 3)

com o balastro: QT-FH 1x14-35/230-240 CW

38 W

3300 lm

e comparando com a T8 de 1.5m tambem:

L 58W/865 FLH1

que foi a indicada em cima

Luminous Efficacy in lm/W 86 lm/W

Rated wattage in Watts 58 W

Technical - Light Technical Data

Luminous output in lumen 5000 lm

Technical - Geometries

Length in mm 1500 mm

Tube diameter in mm 26 mm

Technical - Life

Average lamp life in hours 20000 h 1)

Economic life in hours 18000 h 2)

Applications

System power consumption in W (CCG) 71 W

System power consumption in W (ECG) 55 W

System power consumption in W (LLB) 68 W

comparando eficiencias para esta lampada 6500K lumilux de 1.5m

t5HO= 71l/W

T5HE=87l/W

T8= 86l/W

potência luminosa:

t5HO= 5700 lm (25ºC) 6650 lm (35°C)

T5HE= 3050 (25º)-3500 (35ºC)

T8= 5000 (ECG)

tirem as vossas conclusões.

teem neste site bastante informação sobre todo o tipo de lampadas.

Atenção que comparar lampadas de espectro diferente é o mesmo que comparar alhos com bugalhos, porque os lumens dependem não só dos W entregues á lampada mas do espectro, por isso foram utilizadas lampadas em tudo semelhantes para a comparação.

já agora, sabiam que a ADA desenvolveu uma lampada exclusiva para plantados? qual foi a tecnologia em que apostaram? T8, podia ficar por aqui e utilizar este argumento em meu favor. A verdade é que apostaram em T8 porque é uma tecnologia universalizada, a T5 foi lançada com tanto espalhafato na europa, porque as T8 estavama a entrar em força na europa vinda da ásia. Para contrapor esta perda de mercado, as T5 foram lançadas na europa, já que é uma lampada que ainda nao era feita na Ásia.

Só para clarificar, não defendo nem T5, nem PC, nem HQI, nem T8, nem T2, defendo que qual seja a que forem usar optem por um bom balastro elctronico. Ai sim, é que reside:

-qualidade da luz (diferente frequencia de operação)

-maior tempo de vida para a lampada

-menor degradação do espectro

-nada de flickering

etc

Publicado:
Não vês qualquer referencia a iluminação porque não sabes ou não queres.

Sabes perfeitamente que o sucesso de um plantado assenta principalmente em 3 factores.

Quanto ao facto das plantas "queimarem" por falta de fertilização e excesso de luz nunca vi. O que vi é que se houver excesso de luz e desiquilibrios na fertilização aparecem algas.

Se nunca viste, então viste pouco ou nada. :lol:

Fica bem. :oops: :D 8):wink:

Nunca vi um aquário com esse tipo de iluminação, bem fertilizado e com CO2 em que as plantas fossem queimadas pela luz.

Digo mais...bem ou mal fertilizado, uma iluminação dessas nunca "queima" plantas. As plantas podem morrer mas vai ser pelos outros dois factores, nunca pela iluminação.

Quanto ao ver pouco ou nada.... acho que nunca vi foi os teus aquários.

Acho que vou começar a pôr bronzeador quando monto aquários plantados. Não vá apanhar um escaldão :D :lol::lol:

Abraço,

logo.jpg
Publicado:

Sim Pedro, tens razão! É exactamente o contrário e por isso é que são mais eficientes as T5, a meu ver, claro, pois conseguem concentrar mais luz em determinado espaço que as T8. E, por isso, mais económica.

Para atingir os 6.650 lumens debitado por uma T5 de 80 W, quantas T8 de 54 W são necessárias?

Publicado:

Para dar essa luz...1,3 lampadas T8

por outro lado vamos fazer as contas para um número maior de lampadas, e portanto um pouco mais real.

4 lampadas T8 de 58W

3 lampadas T5 de 80W (HO) porque já vimos que as T5 HE debitam um pouco mais de metade que as T8, e por isso se o argumento é a potência luminosa por lampada...acho que nem vale a pena considera-las.

vamos assumir balastros electronicos tanto para as T8 como para T5 (premissa que eu acho que é obrigatória, pelo menos para mim)

para as lampadas T8:

com balastro electronico de acordo com os dados acima (as fontes dos dados são citadas nos posts anteriores e por isso podem consultar).

com balastro electronico cada uma tem uma potência de consumo total de 54W

consumo electrico total: (4x54=216W

potência luminosa emitida: 5000x4= 20.000l

para 3 lampadas T5 80W que com balastro electronico ficam com um sistema a gastar 86W/lampadas temos:

consumo electrico total= 3x86=258W

potência luminosa emitida= 6650x3=19.950l

são mais 42W de consumo para as T5 e menos 50 lumens...

se acham que realmente um aquário de 1,5m de frente não tem profundidade suficiente para albergar 4 T8 com reflectores mas tem para albergar 3 T5 com reflector, então T5 seriam a opção, senão, não vejo qualquer desvantagem em usar T8, alias só vejo vantagens.

até porque nas contas das T5 utilizamos a performance luminosa das lampadas a 35º o que lhes reduz a vida média para as 18.000 horas.

Se por exemplo só quiserem por 2 lampadas, é obivo que tee mais iluminação com 2 T5 do que com 2 T8, ou seja, varia com as situações.

• Votar + 1
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!