krushandkill Publicado Maio 7, 2006 Share Publicado Maio 7, 2006 Depois de muita pesquisa, isto será para um aqua com plantas vermelhas e verdes (Limophilas, Rotalas, Musgo, Glosso). Vou tentar simular luz tropical natural, com 10h a 12h de luz. O que me dizem desta distribuição: Frente - Aqua-Glo (ou equivalente Philips/Osram) das 5h às 19h meio - Flora-Glo (ou equivalente Philips/Osram)das 7h às 17h trás - Sun-Glo (ou equivalente Philips/Osram)das 11h às 13h atrás da Sun-Glo, Moonlight - 19h às 5h Potência, com lampadas de 58w: 174w. Para um aqua com cerca de 365 litros, pelo site do Amano, devia ser 185w. Perguntas: - Escolha e disposição das lampadas, está correcta? - Todas as lampadas de 58w/150cm ou a Aqua-Glo pode ser de 36w? - Preciso de mais uma lãmpada para aumentar a potência? Qual? Nem me falem em HQI, para onde é, ia ficar feio. E quase impossível de apoiar na parede. Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Pinto Publicado: Maio 7, 2006 Share Publicado: Maio 7, 2006 Viva, Para essas dimensões e se quieseres ter uma iluminação em condições, arranja mas é umas t5 para aí colocares. Um abraço, Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nfdc Publicado: Maio 9, 2006 Share Publicado: Maio 9, 2006 Percebo o que queres dizer. No entanto, e como queres simular a luz natural que achas desta disposição: Frente - Aqua-Glo (ou equivalente Philips/Osram) das 5h às 15h meio - Flora-Glo (ou equivalente Philips/Osram)das 7h às 17h trás - Sun-Glo (ou equivalente Philips/Osram)das 11h às 19h 4 horas de sunburst para por o plantario a suar :D e uma gradual deslocação da iluminação da frente para trás, a simular a deslocação da luz solar. Não achas mais lógico? Escusado será dizer que, com T8 não convém abusar de plantas tapete exigentes, tipo Glossostigma. O ideal é T5 e/ou Power compacts... Citar Nuno Costa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jnarciso Publicado: Maio 9, 2006 Share Publicado: Maio 9, 2006 Boas Já agora alguém sabe a equivalência de Kelvins de cada uma destas lâmpadas? Aqua-Glo = ? kelvins etc etc Agradecia.... jnarciso Citar Cumprimentos, Fiquem bem... Jose Narciso __________________ ´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸.¸¸.·´¯`·.¸><((((º> Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
krushandkill Publicado: Maio 9, 2006 Autor Share Publicado: Maio 9, 2006 Percebi a ideia. Além de simular as horas de luz, ainda simulo o sol. E que tal se eu puser mais uma Sun-glo a ligarr ao mesmo tempo que a flora-glo (tenho espaço na calha), usando a tua ideia? Para ficar assim, da frente para trás: Aqua-Glo - 5h às 15h Sun-Glo - 7h às 17h Flora-glo - 7h às 17h Sun-glo - 11h às 19h Moonlight - 19h às 5h Não pretendo colocar muita glosso, só um bocado, numa "colina" do lado esquerdo. Pelo que medi, tenho entre a areia na parte da frente do aqua e a calha, 55 cm. Entre a areia na parte de trás e a calha, 58 cm. E ainda tenho uma "colina" de areia na parte direita e na parte esquerda do aqua que ficam aí a uns 45 cm da calha. Agora, fui loja a uma loja ver preços e encontrei isto (preços sem IVA e sem o desconto) para lâmpadas 58w/150cm/T8: Sun-glo-> Philips 865= 6,78 euros Aqua-glo-> Philips 38/89 Aquarelle= 12,50 euros Flora-glo-> Osram Fluora L/77= 9,98 euros E apenas isto para T5/1436mm: Sun-glo-> Philips 865 49w= 11,15 euros Philips 865 80w= 13,74 euros Balastro electronico 54w/simples= 26,70 euros 54w/duplo= 29,70 euros Pelo que me disse o vendedor, não existe T5 em catalogo dos modelos Philips 38/89 (equ. aqua-glo) e nem da Osram Fluora L/77 (equ. flor-glo) por ser um tipo de lampada muito recente, ainda não existem todas as cores. Onde arranjo T5 para fluora-glo e aqua-glo? Se só houver em lojas de aquariofilia, ao preço que elas são, fico-me pelas T8 e meto mais uma Philips 865 (equ. sun-glo). Ricardo Pinto, na zona do Porto, onde arranjo T5 com um comprimeneto perto dos 150cm? Na Sohal? Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nfdc Publicado: Maio 9, 2006 Share Publicado: Maio 9, 2006 Não te desgraces. :D Não precisas de procurar por essas designações. Com 4 lampadas podes fazer o seguinte: 1 com 4000 k 2 com 6500 k 1 entre 8000 e 10000 k E já existem estas temperaturas em T5 há muito tempo. Se colocares T8, aconselho a por 4 lampadas de 58W cada ( 1,50 m t ) = 232W. Se colocares T5, aconselho a por 4 lampadas de 54W cada ( 1,20 m t ) = 216W. Se metesses T5 de 80W com 1,50mt cada só poderias por 2 e no máximo dos máximos 3. Destes dois esquemas o mais potente e mais adequado é o T5 sem dúvida, e o que aconselho. Com essa altura, as T8 vão-se arrastar um pouco. Quanto ao teu esquema de quatro lampadas, acho bem. Os preços estão bons. Citar Nuno Costa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ric-santos Publicado: Maio 9, 2006 Share Publicado: Maio 9, 2006 E apenas isto para T5/1436cm: Sun-glo-> Philips 865 49w= 11,15 euros Philips 865 80w= 13,74 euros Balastro electronico 54w/simples= 26,70 euros 54w/duplo= 29,70 euros Deves queres diser 1436 mm, certo? é que 1436 cm = 14.36 metros :D Abraço Citar Cumprimentos Ricardo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
krushandkill Publicado: Maio 9, 2006 Autor Share Publicado: Maio 9, 2006 Corrigido. nfdc, estas temperaturas de cor em relação às lampadas estão certas? 1 com 4000 k - flora-glo 2 com 6500 k - sun-glo 1 entre 8000 e 10000 k - aqua-glo Ou enganei-me na disposição? Havia por aqui um topico mais antigo com links para sites com as temperaturas de cor de lampadas Osram e Philips, mas não consigo encontrar. Alguém conhece algum? Para ver se encontro equivalencias para estas temperaturas, em T5. Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Pinto Publicado: Maio 9, 2006 Share Publicado: Maio 9, 2006 Se metesses T5 de 80W com 1,50mt cada só poderias por 2 e no máximo dos máximos 3 Porque? Abraço, Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nfdc Publicado: Maio 10, 2006 Share Publicado: Maio 10, 2006 Para 365 litros, 240W de T5 é o limite em termos de iluminação para plantas aquáticas na generalidade. Se colocasses 320W de T5 correrias o risco de queimar algumas plantas com excesso de luz. Atenção que T5 não é T8. Citar Nuno Costa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Pinto Publicado: Maio 11, 2006 Share Publicado: Maio 11, 2006 Excesso de luz? Então convem afastar as plantas do sol na natureza, não? :D Abraço, Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Maio 11, 2006 Share Publicado: Maio 11, 2006 Escusado será dizer que, com T8 não convém abusar de plantas tapete exigentes, tipo Glossostigma. porquê? pergunta por exemplo ao Sérgio Veterano quantos tapetes de glosso já fez com T5? e com T8...e com PC... lá voltam os mitos á volta das T5... Se colocasses 320W de T5 correrias o risco de queimar algumas plantas com excesso de luz. queimar??? um aquário com 150x50=0.75m^2 320W...queimar plantas? A iluminação solar nos trópicos num dia de ceu limpo ultrapassa os 1000W/m^2 em todo o espectro, contendo tambem UVA e UVB, portanto fotões bem mais energéticos do que os azuis ou violetas que são emitidos pelos fosforos que revestem as lampadas fluorescentes...por isso não percebo minimamente essa do queimar plantas... para além disso, 320W/0.75=426W/m^2 no meu plantado principal tenho 132W/0.24=550W/m^2 e nunca vi um único sinal de plantas queimadas...nem as flutuantes nem as marsileas hirsutas que se dobram todas para se colocarem mesmo debaixo do sitio de maior iluminação... o que já assisti foi plantas emersas a queimarem-se por temperatura ao começarem a tocar nas lampadas... Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nfdc Publicado: Maio 11, 2006 Share Publicado: Maio 11, 2006 Ok. Sérgio, faz um favor aqui ao fórum e coloca 320W de iluminação. Depois fala com o Just_me sobre fertilização diária e injecção de CO2... Caso contrário vais ter problemas em acompanhar essa potencia de iluminação. Uma coisa é, por ex. ter uma aquário com 80x40x40 e 130W/litro e ter um 365 litros e com 320W/litro. Já devias saber disso Pedro. Mas tu sabes... Citar Nuno Costa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Maio 11, 2006 Share Publicado: Maio 11, 2006 eu nao falei em termos de fertilização, eu falei em termos de queimar as plantas...que foi o que tu disseste... eu tambem não falei em os tapetes terem 320W ou não, falei em tapetes com T8 vs T5 vs PC... Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nfdc Publicado: Maio 11, 2006 Share Publicado: Maio 11, 2006 Quando digo queimar plantas, refiro-me à dificuldade de acompanhar o volume de iluminação ( não se é este o termo ) juntamente com fertilização de macro e micro nutrientes e adubação com dioxido. Não estou a imaginar plantas a arder na água ou com as folhas queimadas. Quanto à questão de T5 ou T8 ou PC, é assim: A nossa divergencia baseia-se no simples facto que tu afirmas que com T8 com balastro electronico obtemos maior iluminação comparativamente ao balastro tradicional ferro-magnético. Eu afirmo e provo que não. O balastro electronico diminui o consumo energético ( entre outros aspectos ), o que permite obter a mesma iluminação com menor consumo, traduzindo-se em maior/melhor rendimento. De resto, o balastro electronico não produz nem um só lumen a mais que o balastro tradicional. Quanto ao fraco poder das T8: Ao teres mais watts num menor espaço ( T5 ), estas a concentrar e direccionar uma maior quantidade de luz no aquário, permitindo alcançar maiores profundidades. Com certeza podes por 5 ou 6 T8 e terás aprox. a mesma quantidade de luz que com 3 ou 4 T5, mas será aconselhável/viável/estetico? Eu acho que não. Citar Nuno Costa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Maio 11, 2006 Share Publicado: Maio 11, 2006 É perfeitamente possivel ter plantas com folhas queimadas, as folhas torcem para dentro quer a partir das pontas quer a partir das bordas. No caso dos musgos por exemplo, ficam castanhos, etc...etc... Acho estranho dizeres isso da fertilização, quando já estas á partida a aconselhar um regime luminoso bastante intenso...a dificuldade não muda muito. Podes ter perfeitamente mais iluminação cortando em termos nutricionais que vais obter bons rendimentos das plantas na mesma. Desde que tenhas um equilibrio, mas o equilibrio tanto se pode estabelecer em niveis altos como em niveis baixos... Quanto ás T8 deixei de responder no outro tópico, porque pareces não querer interpretar as frases que escrevo da maneira como elas são escritas...alias, continuas a dizer que eu digo coisas, quanod na realidade não o digo. Mas vou voltar a repetir... com balastro electromagnético as T8 emitem mais luz do que com balastro electronico, mas com balastro electronico o rendimento é identico e em muitos casos superior ao rendimento das T5... quanto as provas, ainda nao vi nenhuma, alias, so vi o contrario... Quanto a iluminação T5 e T8 e Pc, tudo depende do que se quer fazer, do aquario da luminária, etc... quem diz: "T5 é melhor e pronto" está á partida errado. A diferença é que tu és intransigente nesse ponto, enquanto que eu penso qual a melhor solução para cada aquário. Não vou dizer mais nada quanto a este assunto... Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nfdc Publicado: Maio 11, 2006 Share Publicado: Maio 11, 2006 Ok Pedro, tentei encontrar o tópico em que referiste o pormenor do balastro electronico e não encontrei, provavelmente foi apagado, não sei. Só te queria mostrar pois tenho a nitida ideia que foi o que tu disseste. Mas esquece. O regime luminoso que estou a aconselhar é normalissimo e é o recomendado para quem quer plantas do género que o sergio quer. Não é uma questão de ser intransigente. Se considero que a solução T5 é a mais apropriada em termos de fluorescentes, que queres que diga? No caso das T8, apenas posso recomendar na especificidade em que a quantidade de lampadas permita diversificar temperaturas, ao invés de apenas ter uma ou duas T5. De resto não vejo mais nenhuma situação em que o uso de T8 seja favorável relativamente ao uso de T5. Paulatinamente, as T8 vão desaparecer do mercado ( quanto mais não seja pelo uso e abuso de balastros ferro-magnéticos ). Citar Nuno Costa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nfdc Publicado: Maio 11, 2006 Share Publicado: Maio 11, 2006 é perfeitamente falso.... o balastro ser electronico ou não altera a quantidade de lumens emitidos e acima de tudo altera a potência consumida pelo sistema e a potência entregue á lampada!!! não era de eficiencia que estavamos a falar? Citar Nuno Costa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Pinto Publicado: Maio 11, 2006 Share Publicado: Maio 11, 2006 Para 365 litros, 240W de T5 é o limite em termos de iluminação para plantas aquáticas na generalidade. Se colocasses 320W de T5 correrias o risco de queimar algumas plantas com excesso de luz. Não vi aqui qualquer referencia a fertelização, e acho o conceito de excesso de luz uma barbaridade. Quanto ao facto das plantas "queimarem" por falta de fertilização e excesso de luz nunca vi. O que vi é que se houver excesso de luz e desiquilibrios na fertilização aparecem algas. Ainda bem que ficamos esclarecidos quanto ao excesso de luz Abraço, Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nfdc Publicado: Maio 11, 2006 Share Publicado: Maio 11, 2006 Não vês qualquer referencia a iluminação porque não sabes ou não queres. Sabes perfeitamente que o sucesso de um plantado assenta principalmente em 3 factores. Quanto ao facto das plantas "queimarem" por falta de fertilização e excesso de luz nunca vi. O que vi é que se houver excesso de luz e desiquilibrios na fertilização aparecem algas. Se nunca viste, então viste pouco ou nada. Fica bem. Citar Nuno Costa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Maio 11, 2006 Share Publicado: Maio 11, 2006 conclui que tu deves ter um defeito cognitivo no que se refere à leitura e interpretação... aqui segue o exemplo do problema cognitivo relativo á interpretação: Just_me escreveu: é perfeitamente falso.... o balastro ser electronico ou não altera a quantidade de lumens emitidos e acima de tudo altera a potência consumida pelo sistema e a potência entregue á lampada!!! não era de eficiencia que estavamos a falar? a mim, parece-me claramente um abuso de interpretação... queres ler coisas onde elas não estão escritas...e acabas por meter argoladas das grandes....posso-te dizer que a potência entregue a uma T8 por um balastro electronico é menor que a potência entregue á lampada (W)por um balastro ferro-magnético, e portanto uma lampada T8 com com balastro electronico diminui a sua potência luminosa (l)...no entanto devido ao aumento de eficiencia do balastro e a termos uma diminuição da intensidade luminosa menor do que a diminuição da potência entregue á lampada, a eficiencia (l/W) aumenta. Como vês a má interpretação e a extrapolação não fundamentada leva a que digas barbaridades, e mais, que metas "palavras na boca" do outros que não fazem qualquer sentido. E aqui um defeito cognitivo referente á leitura: Não vi aqui qualquer referencia a fertelização, e acho o conceito de excesso de luz ua barbaridade. Não vês qualquer referencia a iluminação porque não sabes ou não queres. quanto a isto O regime luminoso que estou a aconselhar é normalissimo e é o recomendado para quem quer plantas do género que o sergio quer. quando tu souberes alguma coisa de iluminação e de plantas, podes dizer coisas dessas, até lá valia mais perguntares se são boas ideias em vez de afirmares com ar de expert, quando estás a mandar bacoradas para o ar. Um regime desses é de iluminação bastante elevada, o que não é de todo aconselhado para a generalidade das pessoas, é um regime já bastante exigente, e lá porque quer por glosso, posso-te dizer que não precisa dessa luz toda. as bacoradas que me levaram a reagir, foram estas: Ricardo Pinto escreveu: Quanto ao facto das plantas "queimarem" por falta de fertilização e excesso de luz nunca vi. O que vi é que se houver excesso de luz e desiquilibrios na fertilização aparecem algas. Se nunca viste, então viste pouco ou nada. Fica bem. porque tu é que deves estar a ver coisas a mais, ou então é mais uma das tuas fantasticas observações e deduções. dito isto, podes postar á vontade e dizeres o que te passar pela cabeça porque da minha parte não vais obter resposta. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
krushandkill Publicado: Maio 11, 2006 Autor Share Publicado: Maio 11, 2006 Estranhamente uma simples dúvida em relação a iluminação descambou numa discussão acalorada entre vantagens/desvantagens de T5 vs. T8. Discordo completamente que as T8 irão desaparecer do mercado cedendo o seu lugar às T5. Podem vir a ser menos usadas, mas dái a desaparecerem, vai uma grande distância. Dou um motivo simples e um grande consumidor - dinheiro e empresas. Quando surgiram os cds, sentenciaram a morte das disquetes. Surgiram os dvds, morte dos cds, surgiram as pen-drives, morte das disquetes/cds, estão a chegar os HDVD, morte dos dvds...o que é verdade é que ainda são construidos pc's com drive de disquetes e tem à venda disquetes de várias marcas. T5 dão mais luz com menos consumo - parece que sim T8 para gerar a mesma intensidade de luz, pelos vistos preciso de duas para fazer o mesmo trabalho de uma T5. Para um aqua, T5 pode ser bastante bom, agora para o tecto da minha cozinha, não deve servir. Digo eu, ainda não experimentei. Já experimentei Power compacts da Philips e de outras marcas, pela casa toda, acabei por trocar tudo por incandescentes normais. Achei que dava pouca luz. Ler no quarto com uma Power Compact de 21 W, não serviu. Dizia na caixa que era equivalente a uma incandescente de 100w, mas não era. A luz era menor, diferente. Para já, vou optar por 5 lampadas T8 de 58w. Não me perguntem como, mas esteticamente fica melhor 5 lampadas. Cabem na calha e ainda tenho espaço para os leds da Moonlight. Dá um total de 290W. Na calha apenas vai ficar lampadas, sockets, arrancadores, fios de ligação e leds azuis com resistências soldadas. Todas as ligações de fase/neutro, balastros e temporizações, vai ficar dentro de uma caixa externa escondida dentro do móvel. A calha fica leve, fresca e com as lampadas acesas apenas se vê luz. À medida que as lampadas forem ficando gastas/fundirem e eu aprender mais sobre equilibrio entre iluminação, fertilição de micros/macros, substrato e co2, mudo para T5. Estou a ver que se avançasse já para T5, tinha de aprender com maior rapidez. Assim tenho mais tempo e calma. Mas ainda tenho uma dúvida, em relação a lampadas T8: estas temperaturas de cor em relação às lampadas estão certas? 2 com 4000 k - flora-glo - meio 2 com 6500 k - sun-glo - trás 1 entre 8000 e 10000 k - aqua-glo - frente "k" (temperatura de cor) é diferente de lumens (intensidade de luz), certo? É que nas caixas apenas vem os lumens, "k" só se tiver nalgum catálogo da marca. Havia por aqui um topico mais antigo com links para sites com as temperaturas de cor de lampadas Osram e Philips, mas não consigo encontrar. Alguém conhece algum? EDIT: Just_Me, eu não quero pôr muita glosso, pelo menos para já, apenas uma área pequena, aí de uns 30 cm e que vai ficar a 45 ou 50cm das lampadas da calha. Mais tarde, segundo pedido da minha esposa, será para ficar o fundo todo a glosso. A culpa é do FAAO e do Ricardo Pinto, ela vê fotos dos aquas deles, quer igual. Que raiva! Lá vou eu ter de aprender bem depressa como equilibrar o aqua. EDIT2: Ah, a minha escolha nas horas de luz com deslocamento no acendimeento das lampadas, seguindo a ideia do ndfc e com 4 horas de suunburst, deve ser boa para os peixes se sentirem em casa, mas para as plantas, será que vai dar? Ou tenho de ter 10horas de luz completa à la Amano para as plantas crescerem e se desenvolverem melhor? Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nfdc Publicado: Maio 12, 2006 Share Publicado: Maio 12, 2006 conclui que tu deves ter um defeito cognitivo no que se refere à leitura e interpretação... ...e acabas por meter argoladas das grandes.... ...que digas barbaridades... E aqui um defeito cognitivo referente á leitura: quando tu souberes alguma coisa de iluminação e de plantas... ...em vez de afirmares com ar de expert, quando estás a mandar bacoradas para o ar. as bacoradas que me levaram a reagir, foram estas: Tenho evitado comentar alguns posts, porque não gosto de me chatear, mas sinceramente, tudo tem limites. isto parece-me um defeito cognitivo relativo á visão porque tu é que deves estar a ver coisas a mais, ou então é mais uma das tuas fantasticas observações e deduções. Sem comentários. PS: Ao invés de te concentrares nas minhas capacidades cognitivas e de insultares quem desconheces ( sim, eu estive no aniversário e ouvi bacoradas tuas, pena é que não as gravei... mas acho que alguem gravou ), podias fornecer uma das tuas fantasticas observações e deduções ao Sérgio, que é o que já devias ter feito ( como expert que és :D ). Sérgio, as T8 estão condenadas pois está prestes a ser aprovada ( ou já foi não tenho a certeza ) uma directiva da UE que impede o uso de balastros ferro-magnéticos, pois estes são prejudiciais para a rede energética. A não ser que as pessoas mudem para balastro electronico, que são relativamente raros. Queres indicações de potencias para o teu aqua? Consulta o ramirezi ( ele sim, um expert ) e tira as conclusões acerca do conhecimento de alguns ilustres membros daqui do fórum. Embora tenho algumas reservas no que à opção T5 se refere, 4x80W. http://pwp.netcabo.pt/aquaeden/volume.htm Por coincidencia, no próximo mês deve vir a calha de iluminação para a minha cozinha. T5 2x54W. Por mim, felizmente acabou aqui... Citar Nuno Costa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Maio 12, 2006 Share Publicado: Maio 12, 2006 krushandkill: "T5 dão mais luz com menos consumo - parece que sim " em relação a que? "T8 para gerar a mesma intensidade de luz, pelos vistos preciso de duas para fazer o mesmo trabalho de uma T5. " não, para o mesmo espectro, lampadas de potências iguais dão sensivelmente a mesma luz. "Na calha apenas vai ficar lampadas, sockets, arrancadores, fios de ligação e leds azuis com resistências soldadas. Todas as ligações de fase/neutro, balastros e temporizações, vai ficar dentro de uma caixa externa escondida dentro do móvel. A calha fica leve, fresca e com as lampadas acesas apenas se vê luz. " pelo que dizes, vais usar balastros ferro-magnéticos, esse é que é o erro, usa balastros electronicos. Poupas no consumo, melhoras a qualidade da luz, prolongas o tempo de vida das lampadas, e tens uma melhor preservação de espectro no tempo. "À medida que as lampadas forem ficando gastas/fundirem e eu aprender mais sobre equilibrio entre iluminação, fertilição de micros/macros, substrato e co2, mudo para T5. Estou a ver que se avançasse já para T5, tinha de aprender com maior rapidez. Assim tenho mais tempo e calma. " não tem a ver com lampadas, tem a ver com quantidade de iluminação. EDIT: Just_Me, eu não quero pôr muita glosso, pelo menos para já, apenas uma área pequena, aí de uns 30 cm e que vai ficar a 45 ou 50cm das lampadas da calha. Mais tarde, segundo pedido da minha esposa, será para ficar o fundo todo a glosso. A culpa é do FAAO e do Ricardo Pinto, ela vê fotos dos aquas deles, quer igual. Que raiva! Lá vou eu ter de aprender bem depressa como equilibrar o aqua. como nao vais por iluminação fluorescente, ter pouca ou muita area de glossostigma é indiferente, qualquer que seja a area de glossostigma que queiras meter....as suas exigencias teem de ser cumpridas. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Regal Publicado: Maio 12, 2006 Share Publicado: Maio 12, 2006 Umas das coisas que pesquisei foi mesmo a diferença entre as T5 e as T8 apesar de não me considerar como um expert no assunto. Penso que a potência das lâmpadas é o menos relevante para as plantas, pelo que li e "estudei" o que interessa mais é a relação espectro (kelvins) / intensidade (lumens) e na relação potência/intensidade, as T5 são muito mais favoráveis que as T8, pois consegue-se encaixar em determinado espaço mais intensidade com uma T5 do que com uma T8, além de que a T8 consome mais (watts) em determinado espaço! Por exemplo: Se uma T5 de 49 watts em 1,43 metros debita 5000 lumens (não sei se é ou não) uma T8 de 1,50 metros consome 58 watts e deverá debitar cerca de 3000 lumens (não sei se é ou não). Isto só para compararmos a ideia, estes valores de lumens não são fedignos, mas os de consumo são. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts