nmpsilva Publicado Maio 6, 2006 Publicado Maio 6, 2006 Desta é que foi !! Após anos a ser fiel aos plantados doces finalmente vocês conseguiram-me convencer a montar o meu primeiro recife. Já nem durmo bem a pensar em tudo o que vou precisar. Para o efeito vou aproveitar um aquário de 35 litros que tenho cá em casa, pois assim se as coisas correrem mal a desilusão não é muito grande. Mas com toda a informação que tenho recolhido aqui penso que só pode correr bem. Mas antes de começar já estou com dúvidas em relação á construção da calha: Que lâmpadas utilizar? Considerando que o aquário só tem 50 cms de comprimento penso que as minhas hipóteses não são muito vastas, mas mesmo assim aqui vai: hipótese 1: lâmpadas T5 (uma daylight e outra actinica !? ) ou hpótese 2: lâmpadas PC de 24 W (50% daylight / 50% actínica) Em relação á hipótese 1 o problema é que só encontro lâmpadas que têm 55 cms de comprimento (24w) o que vai tornar a calha maior que o aquário, havendo uma projecção de luz para o exterior do mesmo. Será que existem T5 mais curtas (por exemplo de 18w)? A hipótese 2 é perfeitamente viável visto que a lâmpada tem 40 cms mas o que será melhor? Safo-me com 2 lâmpadas ou será melhor optar por 3? Eu queria por alguns corais no aquário... Já agora, a actínica é essencial no meu caso ou basta ter lâmpadas daylight? Uns dos grandes problemas é que já procurei em algumas lojas por lâmpadas PC mas ninguém tinha. Numa delas até me disseram que as PC têm uma qualidade luminosa inferior às T5. Será verdade? Concluindo, gostaria de saber a vossa opinião sobre a iluminação que devo colocar (tipo de lâmpadas, características e Watts) e, já agora, locais na zona de Lisboa ou arredores, onde vendam lâmpadas PC (se não encontrar por cá vou mandar vir da aquaristikshop onde o preço até não está mau de todo). Agradeço todas as ajudas que me puderem dar, para eu avançar com o meu projecto. Cumps Nuno Silva Citar Cumprimentos Nuno Silva
Quinzico_The_Twin Publicado: Maio 7, 2006 Publicado: Maio 7, 2006 Olá, as PC não são mais que T5 divididas. Sou da opinião que deves colocar PC, uma calha tipo LifeTech (2x24W). Deverás colocar uma PC com 2 tubos Brancos (10000K) e outro com 1 tubo actinio e outro Branco, de modo a teres uma proporção de 3:1 (tubos brancos para azuis). Podes encontrar lampâdas PC nas lojas de aquariofilia. As que vendem calhas Lifetech costumam. A eficiência de uma Lâmpada PC não difere de uma T5. Espero ter ajudado Citar Bruno Quinzico - The Twin As acções de hoje são as consequências do amanhã!!! www.algareef.com
nmpsilva Publicado: Maio 7, 2006 Autor Publicado: Maio 7, 2006 Obrigado Agradeço-te pela resposta. Foi uma grande ajuda. Realmente a tua opção penso que será a mais equilibrada e permitirá uma melhor luminosidade. Agora é só procurar em mais lojas a ver se encontro as lâmpadas PC. Citar Cumprimentos Nuno Silva
Marco P Fonseca Publicado: Junho 2, 2006 Publicado: Junho 2, 2006 Sou da opinião que deves colocar PC, uma calha tipo LifeTech (2x24W). Deverás colocar uma PC com 2 tubos Brancos (10000K) e outro com 1 tubo actinio e outro Branco, de modo a teres uma proporção de 3:1 (tubos brancos para azuis). Não podia estar mais de acordo. Citar
Duarte Conceição Publicado: Junho 3, 2006 Publicado: Junho 3, 2006 Para ajudar à festa ... Eu também concordo com as PC, mas num rácio de branco / azul ; branco / azul , pelos simples facto de dar um ar menos amarelado a um aquário tão pequeno. Aqui ficam 2 pequenos exemplos. A utilização de um rácio 3/1 de lâmpadas brancas promove de facto o crescimento acelerado dos corais ... mas eu trocava de bom grado por um look mais azulado ... enfim gostos Cumps DC PS: Welcome to the darkside Citar
Recommended Posts