Medeiros66 Publicado Maio 5, 2006 Publicado Maio 5, 2006 Olá. 15L, água doce a 22ºC, filtro biológico de fundo, 2 Carassius sp., decoração toda artificial, montado há uma semana. Agora: pH - 7,6 (demais?) KH - 50 mg/L (pouco?) NH3 - 1,2 (compreensível para 1 semana?) NO2 - 0,3 Acham que devo baixar o pH? Como? Faço normalmente apenas uma TPA de cerca de 20%? Agradeço ajuda e se faltar alguma coisa, p.f. peçam. Obrigado José Medeiros Citar
Nuno Antunes Publicado: Maio 6, 2006 Publicado: Maio 6, 2006 2 carassius sp num aquário de 15L e nh3 a 1,2???? :D José, desculpa mas começaste na aquariofilia com o pé esquerdo Alguns erros: -Tamanho do aquário. 15L além de ser muito pouco para manter peixes é um "terror" para manter equilibrado e em condições. Deverias ter escolhido um aquário maior, são bem mais fáceis de manter em condições. -Muitos peixes! Os carassius ficam enormes! E logo 2 num aquário desses! -Apenas uma semana... só com uma semana o aquário nem teve tempo de ciclar e daí os valores elevadissimos de nh3 que estás a registar. Só para teres uma ideia valores acima de 0,5 são perigosos e acima de 1 são potencialmente mortais! Esses teus peixes só não morreram ainda porque são muito resistentes. Coisas a fazer: -Diria que uma TPA de 50%... mas isso com esse aquário vai ser prato do dia. -Retirar os peixes daí quanto antes... Conseguir devolvê-los à loja seria o ideal. -O filtro de fundo é uma tanga... é optimo para teres problemas sérios no futuro, devias ter um filtro interno, se bem que em 15L é dificil encontrar um filtro interno decente. -Arranjar um aquário maior... idealmente 60L mas se puderes maior tanto melhor, os peixes agradecem. Se não puderes arranjar agora um aquário e na loja não te aceitarem os peixes de volta tenta comprar uma daquelas caixas de arrumação de plástico... levam quase 200L e fazem um aquário de "emergencia" espectacular. Só me resta desejar-te boa sorte, vais precisar de toda a que encontrares para manter esses pequenos vivos. Qualquer duvida suplementar avisa... e não leves a mal a descasca, é preferivel saberes já com o que contar que veres os peixes a morrer sem saberes porquê. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Sam LopeZ Publicado: Maio 7, 2006 Publicado: Maio 7, 2006 Boas José Eu também tenho um aquario de 15 L mas apenas mantenho um Betta com um filtro interno e mudo 50% de água a cada 5 dias. Experimenta devolver os peixes e adquirir um betta. Podem não ser tão resistentes á toxicidade, mas penso que se aguentam um pouco melhor num aquário desses, que dá muito trabalho a manter. E não tentes pôr mais que um peixe aí, seria desafiar muito a resistência deles... Abraço Sam LopeZ Citar ..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."
Sam LopeZ Publicado: Maio 7, 2006 Publicado: Maio 7, 2006 Só mais uma coisa para que fiques a saber. É um erro ENORME pensar que os peixinhos dourados são bons para esses aquários pequenos. Eles só se aguentam porque são muito resistentes... Podias exprimentar pôr praí uns 5 zebras, se tiveres um bom filtro, mas claro, isso só resulta na primavera/verão. No inverno terias de ter água aquecida. Abraço e boa sorte.. Sam LopeZ Citar ..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."
Medeiros66 Publicado: Maio 7, 2006 Autor Publicado: Maio 7, 2006 Obrigado aos dois. Após TPA de 50% a amónia desceu para metade (lógico, não?). Neste momento não tenho possibilidades de arranjar uma aqua maior nem a loja vai aceitar os peixes (nem experimento a pedir!). Das duas uma: a) "sacrifico" os peixes em prol da completação do ciclo do azoto de forma natural e depois adquiro só um quando já estiver estabilizado ou então b) ofereço um deles a uma amiga e tento estabilizar o meu apenas com 1. O facto é que, à presente data, qualquer dos dois aparenta óptimas condições (vitalidade, aspecto, hábitos alimentares bons e regulares, etc.) De facto, gostaria era de manter os 2 , tentando optimizar o meio com mais TPA's... Não sou casmurro nem falo em scrificar os bichinhos de ânimo leve. Masi alguma opinião que me ajude a dicidir? Obrigado José Medeiros Citar
Oinq Publicado: Maio 7, 2006 Publicado: Maio 7, 2006 A coisa passa-se mesmo como o Nuno Antunes disse, penso não haver mais a acrescentar... .- recomendo retirares esse filtro de fundo e colocares um interno ou cascata ..- recomendo "emprestares o outro a algum amigo e entretanto quando completares o cilclo experimentar colocar o amigo... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Nuno Antunes Publicado: Maio 7, 2006 Publicado: Maio 7, 2006 De facto, gostaria era de manter os 2 , tentando optimizar o meio com mais TPA's... Não sou casmurro nem falo em scrificar os bichinhos de ânimo leve. Masi alguma opinião que me ajude a dicidir? Obrigado José Medeiros Para perceberes o porquê de eu dizer que não dá: http://www.fishbase.org/Summary/speciesSum...auratus+auratus 59cm... 3kg de peso... não é bem um peixe pequeno pois não? abraço Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Sam LopeZ Publicado: Maio 7, 2006 Publicado: Maio 7, 2006 Já para não falar dos mais próximos das carpas, que por vezes vejo em aquários que não são assim tão pequenos, e ainda assim são peixes próprios para lagos... As carpas originais têm várias decadas de vida e podem chegar a atingir bem mais de 20 kg ( ) Sempre adorei a pesca desportiva de carpas =) pena que o meu record pessoal foi uma carpita de 3 kilitos e meio. Mesmo assim deu muita luta. Ainda lá deve estar na barragem a crescer e a ganhar experiência. São peixes bem espertos quando crescem... Dificeis de apanhar Citar ..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."
Medeiros66 Publicado: Maio 7, 2006 Autor Publicado: Maio 7, 2006 Rendido às evidências Obrigado. Por enquanto vou oferecer um e tentar manter o outro. Quando tiver condiçõ€s, parto para uma solução mais definitiva. Desculpem a ignorância Até um destes dias e obrigado. José Medeiros Citar
Sam LopeZ Publicado: Maio 7, 2006 Publicado: Maio 7, 2006 Ignorância não! Uma pequena falha de conhecimento. Quando se está a começar é impossível saber certas coisas.. Especialmente quando o mercado de aquariofilia habituou o senso comum a certas coisas. Boa sorte com esses peixes, e faz mais pesquisa! =) Abraço Sam LopeZ Citar ..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."
Recommended Posts