David de Jesus Publicado Maio 3, 2006 Publicado Maio 3, 2006 Boas, Precisava de ajudar a identificar estas duas plantas: Esta primeira foi comprada no Continente num daqueles vasos de plástico transparente e penso que poderá ser uma Lilaeopsis macloviana, mas realmente estou longe de ter a certeza. Pela forma de propagação das raízes que vi na imagem do site da Tropica parece mesmo ser a planta que tenho. Esta comprei numa loja das Caldas da Rainha mas o dono não me soube identificar a espécie, poderá ser alguma espécie de Ludwigia? Obrigado. Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
nfdc Publicado: Maio 4, 2006 Publicado: Maio 4, 2006 A segunda é a Eusteralis stellata, ainda algo na sua forma emersa. Nuno Costa
jmvr Publicado: Maio 4, 2006 Publicado: Maio 4, 2006 A 1ª penso que possa ser a Sagittaria terres. Tenho uma que me parece igual, e que comprei por este nome. Fica bem. Jorge Rodrigues “Para os erros alheios temos os olhos de um lince; para os nossos próprios, os olhos de uma toupeira” “Uma grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos”
David de Jesus Publicado: Maio 4, 2006 Autor Publicado: Maio 4, 2006 Boas, Hoje por acaso passei na loja da Ornimundo da Gare do Oriente e eles tinham lá uma série de Sagittaria terres em que estive a reparar, aquelas tinham folhas que ficam largas e ovais nas extremidades, não pareciam nada a planta que tenho no aqua... na que tenho no aqua as folhas sem sempre tipo "cabelos" e não alteram a sua espessura ao longo de toda a folha. A forma de propagação de raizes da Sagittaria que vi no site da Tropica também não parece a da planta que tenho, estas são mais do tipo da Lilaeopsis macloviana... enfim, estou um bocado confuso. Quanto à Eusteralis stellata, mais ou menos quanto tempo a planta demora a atingir a sua forma "adulta"? Obrigado pessoal. Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
nfdc Publicado: Maio 5, 2006 Publicado: Maio 5, 2006 Penso que à medida que for podando, os novos rebentos vão adquirindo a forma submersa da planta e vão ficando mais finos, estreitos e coloridos. É uma questão de adaptação da planta ao mundo submerso, que se vai processando gradualmente. De referir que a planta tem a forma emersa pois é a forma de cultivo da Tropica e de alguns produtores de plantas aquaticas. Deste modo conseguem introduzir resistencias nas plantas que as tornam muito mais fortes. Nuno Costa
kromoAqua Publicado: Maio 5, 2006 Publicado: Maio 5, 2006 a primeira não será Juncus effusus 'Spiralis'
Paulo Almeida Publicado: Maio 6, 2006 Publicado: Maio 6, 2006 A primeira é a lilaeopsis novae-zealandeae, na sua forma emersa. Carpe Diem
jmvr Publicado: Maio 6, 2006 Publicado: Maio 6, 2006 O.K. Desculpa, "Termoventilador" Induzi-te em erro sem querer A intenção foi boa Fica bem. Jorge Rodrigues “Para os erros alheios temos os olhos de um lince; para os nossos próprios, os olhos de uma toupeira” “Uma grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos”
David de Jesus Publicado: Maio 7, 2006 Autor Publicado: Maio 7, 2006 É na boa "jmvr", a intenção é que conta, nestas coisas como noutras. Quanto a ser a Lilaeopsis novae-zealandeae, a descrição que li da planta coincide com a tua opinião Paulo Almeida, agora o que me está a fazer confusão é que tenho algumas Lilaeopsis novae-zealandeae que quando comprei vinham etiquetadas com esse nome e que não se parecem nada com a planta em causa e tem coisas que não batem certo com a descrição que está no site da Tropica, por exemplo. Terá que ver com diferenças da forma emersa? São assim tao significativas? É que há coisas que não têm mesmo nada a ver. Assim que puder ponho aqui uma foto de uma das minhas "alegadas" Lilaeopsis novae-zealandeae. Obrigado. Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
Sam LopeZ Publicado: Maio 7, 2006 Publicado: Maio 7, 2006 Boas acredita que quando elas se encontram na forma emersa podem ter diferenças bastante consideráveis. Também podes esperar que elas começem a passar para a forma imersa, e as primeiras folhas caiam todas! Aí já devias ver diferença, e consegui-las identificar melhor. Se a planta é nova e começares a ver algumas folhas secar podes estar certo que o mais provável é a plante ter vindo na forma emersa. Eu plantas novas desconhecidas, normalmente espero que percam as folhas e apareçam novas. Assim tenho a certeza que não estou a tentar identificar uma planta na forma emersa Abraço Sam LopeZ ..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."
Paulo Almeida Publicado: Maio 8, 2006 Publicado: Maio 8, 2006 Essa espécie de lilaeopsis tem as folhas compridas e ligeiramente mais largas nas pontas na versão emersa (que é ainda a que tens). Essas folhas devem ir à vida aos poucos. A forma submersa tem folhas bem mais curtas e acima de tudo mais delgadas. Claro que nestas coisas não há nada como ver a diferença Forma emersa Forma submersa, embora a imagem não seja grande coisa e não mostre exactamente como é, mas já mostra alguma diferença. Carpe Diem
David de Jesus Publicado: Maio 14, 2006 Autor Publicado: Maio 14, 2006 Em relação as mudanças na Lilaeopsis novae-zealandeae, fiquei já mais esclarecido. Agora o que me está a fazer confusão é que a planta que postei para identificar não se parece muito com nenhuma das formas da Lilaeopsis novae-zealandeae, e nem tem mudado de aspecto desde que a tenho (exceptuando o crescimento em altura). As folhas da L. novae-zealandeae não me parecem ser como as da planta que refiro no post inicial, as folhas dessa são tipo "agulha de pinheiro", o que não me parece acontecer na L. novae-zealandeae. Que me dizem da hipótese de se poder tratar efectivamente da Lilaeopsis macloviana? Que foi a mais parecida em aspecto que encontrei nas pesquisas que fiz até agora... Abraços. Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
Paulo Almeida Publicado: Maio 14, 2006 Publicado: Maio 14, 2006 Há partida pode ser outra forma de lialeopsis, a brasiliensis por exemplo ou até a que referiste. Às vezes é muito dificil de distiguir. Carpe Diem
Recommended Posts