MiguelSantos Publicado Maio 3, 2006 Publicado Maio 3, 2006 Tenho uma antiga maternidade de africanos, que leva cerca de 20 litros, e vai virar aqua de invertebrados. Já tenho encomendados 15 red cherrys. Que substrato aconselham, areia branca? Flora, estava a pensar em colocar só musgo, mais ideias, a iluminação é fraca. E já agora mais fauna? Equipamento será necessário filtro, uns tpa´s semanais não chegarão?
Luís Fortunato Publicado: Maio 3, 2006 Publicado: Maio 3, 2006 Akadama!!! Mantém o pH baixo, e ao fim de algum tempo, com as trocas de água, o pH será somente, ligeiramente ácido (6.7-6.8 ). Ideal para a maior parte dos camarões. Plantas? Musgo e mais musgo... vais ver que não te arrependes Podes arranjar uns basaltos, escová-los e brincar um pouco com o layout. Equipamento. Eu aconselho-te a teres um filtro. Nem que seja de pequenas dimensões. Eu tenho um Fluval 1 Plus (200 L/h) só com esponja, e a fazer venturi (injectar ar no aquário). Tenta arranjar um termostato de 25 Watts. Eu tenho um da Aquapor desses mais banais. Trocas de água Eu quase só reponho a água evaporada De vez em quando lá troco uns 2-3 litros de água (mais ou emnos de 15 em 15 dias). Resultados: Montes de camarões e alguns caracóis. Fica-te só pelos camarões e pelos musgos. Vais ver se te dedicares um pouco, e tiveres alguma paciência, és capaz de fazer um aquário bem agradável. E não precisas de CO2 nem fertilizantes em grande escala. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Ana Rita Godinho Publicado: Maio 3, 2006 Publicado: Maio 3, 2006 Akadama!!! Mantém o pH baixo, e ao fim de algum tempo, com as trocas de água, o pH será somente, ligeiramente ácido (6.7-6.8 ). Já agora aproveito para fazer uma pergunta em relação ao akadama... Nos primeiros dias este substracto baixa muito o pH certo? Mais ou menos para que valores? Fica muito ácido? A descida é muito repentina? Desculpem o "bombardeamento" de perguntas , mas estou a pensar em mudar o substracto do meu aqua e queria por akadama. Só que o aqua não iria ciclar uma vez que esta montagem não era de novo, seria só para substituir o substracto e mudar o layout. Será que dá ou tenho que arranjar "casa" para os meus peixinhos quando quiser fazer isto? Obrigada. Cumprimentos a todos! (Ex-_aNa_)
Luís Fortunato Publicado: Maio 3, 2006 Publicado: Maio 3, 2006 Olá Ana. Ok... então vamos começar. Contar histórias O Akadama consegue baixar muito o pH. Inferior a 6.4 pelo menos. Não sei qual o valor certo, pois o meu teste colorimétrico tem como limite mínimo 6.4 Mas já montei um aquário de 20 litros em que coloquei areão normal (inerte de rio) e por cima coloquei akadama. E nesse mesmo dia, introduzi lá camarões, e não houve nenhuma baixa. Acho que não preciso de estar a dizer que foi tudo feito com uma ambientação cuidada, etc... etc... O único cuidado, foi utilizar um filtro já ciclado (entenda-se, com bactérias), pois no areão não havia nada... obviamente. Quanto à troca de areão por Akadama. Pois bem, talvez seja um bocado complicado fazeres isso de uma vez só. O mais importante é saber quais as espécies de peixes que tens. Haver maneiras há, até sem tirar os peixes de dentro de água, mas é mais complicado e moroso Retiras metade do areão, colocas akadama. Esperas um mês, sensivelmente, até menos pois já há bactérias no aquário e trocas o resto do areão. Sempre combinadas com TPA's frequentes, pois estás a perder metade do filtro biológico existente no areão... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Ana Rita Godinho Publicado: Maio 3, 2006 Publicado: Maio 3, 2006 Olá!! Obrigada pela ajuda! Como sempre muito prestável e esclarecedora. Pois era aquilo que desconfiava... Se quiser mudar o areão para akadama vou ter de arranjar "abrigo" temporário para os meus peixes. É que possivelmente não aguentariam uma mudança dessas. Já agora são escalares, discu, L's, bala, cauda de espada e corys. E o aquário ainda é grandito... Leva 150 litros... Por isso das duas uma ou não ponho akadama ou então vou ter de arranjar alojamento provisório para os meus meninos. Mas agora lembrei-me... E se eu fosse pondo o akadama aos poucos no aqua? Ia substituindo bocados do areão. Será que é tão brusco em termos químicos e biológicos? Ou é mesmo melhor tirar o akadama da minha mente? Desculpem mais uma vez mas as dúvidas surgem e mais vale tirá-las que fazer asneira! Obrigada! Cumprimentos a todos. (Ex-_aNa_)
MiguelSantos Publicado: Maio 3, 2006 Autor Publicado: Maio 3, 2006 Viva, coloco só red cherrys? Não poderei colocar outros camarões. Outra dúvida, o meu objectivo ao montar mais este aquário e ter uma colónia estável de camarões, e não ter super-lotação, vendas, etc. Assim não deveria colocar alguns (2/3) peixitos de forma a existir alguma predação/controlo do número de camarões. Estava a pensar no neons chineses, algum treta pequeno! O que acham?
Luís Fortunato Publicado: Maio 3, 2006 Publicado: Maio 3, 2006 Hum... Pois Ana, realmente não sei. O melhor era mesmo fazer uma montagem como deve ser, a começar do início. Mas tens o problema do alokamento dos peixes Não consegues arranjar ninguém que te fique com os peixes durante uns tempos? Como já tens filtros, nem precisa de ser muito tempo. E ficas logo aí com os mais resistentes, que esses desde que lhes faças uma boa ambientação, não se ressentem muito. Depois vais controlando os nitritos e amónia, como se de um aquário novo se tratasse. Acho que isto não é preciso estar-te a explicar, mesmo tu sendo uma "catraia" (desculpa mas não resisti ) Dependendo dos peixes, e se tu não te importares, posso guardar alguns. Desde que não sejam os discus e os escalares Não tenho espaço para eles... Mas as corys, por exemplo, é na boa. Também aceitava o L, mas acho que o deves "guardar" para ciclar o teu aquário Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Luís Fortunato Publicado: Maio 3, 2006 Publicado: Maio 3, 2006 Olá. Viva, coloco só red cherrys? Não poderei colocar outros camarões. Podes... toma só atenção para o facto de não se puderem cruzar com os red's. Se não vais ter híbridos. Outra dúvida, o meu objectivo ao montar mais este aquário e ter uma colónia estável de camarões, e não ter super-lotação, vendas, etc. Assim não deveria colocar alguns (2/3) peixitos de forma a existir alguma predação/controlo do número de camarões. Colónia estável de camarões, é algo que não existe... Ou tens só fêmeas, ou só machos, ou morrem todos, ou então dificilmente terás uma "colónia estável". Para que é que hás-de querer potenciais predadores no aquário? Para não teres muitos camarões? Tens bom remédio, vais tirando uns quantos e ofereces a alguém. Tu escusas de andar a "matar" camarões, e fazes uma ou mais pessoas felizes... Estava a pensar no neons chineses, algum treta pequeno! O que acham? Para o aquário que é, acho que os camarões apenas fica bem agradável. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
xalam Publicado: Maio 4, 2006 Publicado: Maio 4, 2006 Dá uma olhadela ao meu pequeno plantado... (Está o link da signature) É um plantado, e ao mesmo tempo está minado de camarões... Abraço O meu comunitário plantado : <<< Xalam's Aquarium >>> VINYL - A new concept of Crew
ccdsantos Publicado: Maio 4, 2006 Publicado: Maio 4, 2006 já que estamos a falar de camarões, eu tenho visto ovos de red´s agarrados ao musgo de java, mas ainda não vi nenhum novo camarão, já por duas vezes os ovos desaparecem, pelo menos deixo de os ver e nada, o que está a faltar ? estão num aqua de 27L com filtro eheim 100 e aquecimento a 27 graus Obrigado, Carlos Santos.
RASA Publicado: Maio 4, 2006 Publicado: Maio 4, 2006 os ovos que vêsde certeza que não são de red cherry, os red cherry não largam os ovos...... Ricardo António APK 209 KCA165 FORUM APK -->WWW.APK.PT/FORUM Participem
MiguelSantos Publicado: Maio 4, 2006 Autor Publicado: Maio 4, 2006 Em que lojas na zona de Lisboa, tem mais variedade de camarões?
Ana Rita Godinho Publicado: Maio 4, 2006 Publicado: Maio 4, 2006 Hum... Pois Ana, realmente não sei. O melhor era mesmo fazer uma montagem como deve ser, a começar do início. Mas tens o problema do alokamento dos peixes Pois realmente é melhor... Não quero depois andar a chorar pelos cantos porque me morreram os peixes. Por isso é que quis esclarecer estas dúvidas todas! Não consegues arranjar ninguém que te fique com os peixes durante uns tempos? Como já tens filtros, nem precisa de ser muito tempo. Por acaso o meu namorado daqui a uns tempos vai montar um aqua novo e maior (passei-lhe o vício ) e se calhar vou aproveitar para os deixar lá e ele assim também cicla o dele mais depressa. E ficas logo aí com os mais resistentes, que esses desde que lhes faças uma boa ambientação, não se ressentem muito. Depois vais controlando os nitritos e amónia, como se de um aquário novo se tratasse. Acho que isto não é preciso estar-te a explicar, mesmo tu sendo uma "catraia" (desculpa mas não resisti ) Isso eu sei, mesmo sendo catraia! É o que eu digo vou já contactar um admin para mudar o nick! E passo a ser conhecida por isso mesmo! Dependendo dos peixes, e se tu não te importares, posso guardar alguns. Desde que não sejam os discus e os escalares Não tenho espaço para eles... Mas as corys, por exemplo, é na boa. Também aceitava o L, mas acho que o deves "guardar" para ciclar o teu aquário Não me importava nada. Até acho extremamente simpático da tua parte ofereceres-te (não há muita gante a fazer disso). Obrigada! :D Mas agora fiquei com uma dúvida que nada tem a ver com o akadama (pois é mais uma ) quando montei o meu aqua disseram-me que as corys eram dos peixes mais resistentes... Pelos vistos não são ou estou enganada? Os L's são 3 e são um pouco sensíveis... Acho que o único que poderia aguentar seria o L-15 ou não? De qualquer das maneiras não vou já mudar o areão (ando à espera de financiamento ), mas quis esclarecer tudo para não fazer asneiras. Já me bastou ao princípio que não me explicaram as coisas como deve de ser (deviam-me achar catraia foi por isso ), fiz montes de asneiras e os peixes é que pagaram. Já agora e aporveitando para responder ao membro MiguelSantos ainda ontem à tarde estive na Àgua Viva em Campo de Ourique (se não souberes onde fica eu digo-te por mp) e vi muitos camarões e de diferentes espécies. Obrigada a todos (principalmente ao ivanpantz) por "aturarem" as dúvidas pertinentes desta catraia de 19 anos! Cumprimentos a todos. (Ex-_aNa_)
MiguelSantos Publicado: Maio 4, 2006 Autor Publicado: Maio 4, 2006 Não queria ser desagradável, mas AGRADECIA e muito que não utilizem este tópico para conversas paralelas... Solicito a intervenção da equipa de Moderação, e que apague ou as envie para um novo tópico.
Ana Rita Godinho Publicado: Maio 4, 2006 Publicado: Maio 4, 2006 Conversas paralelas? Como assim? Eu aproveitei o tópico para esclarecer umas dúvidas, visto também ires por akadama. Não ia abrir outro tópico só com isso! Mas se achas que fui incoviniente, ou seja, não deveria ter postado as minhas dúvidas aqui peço desculpa. Não foi com essa intenção! Cumprimentos a todos. PS.: Não sei se reparaste mas eu dei-te uma dica em relação aos camarões. Espero ter-te ajudado. (Ex-_aNa_)
Claudio Cabral Publicado: Maio 4, 2006 Publicado: Maio 4, 2006 Em que lojas na zona de Lisboa, tem mais variedade de camarões? De momento uma das lojas que para mim é a melhor, é a "Agua Viva"! tem bastante variedade, e o atendimento é bom! da la um salto! o site é: www.aguaviva.com.pt
MiguelSantos Publicado: Maio 25, 2006 Autor Publicado: Maio 25, 2006 Cerca de um mês depois já tenho 15 red cherry, que já fizeram criação e já vejo alguns pequenotes. Comprei 4 doses musgo de java. E tenho também tenho 5 guppies, 3M+2F que já tiveram pequenotes.
Recommended Posts