Oshum Publicado Maio 3, 2006 Publicado Maio 3, 2006 Boas À partida irei este sábado buscar o meu tão desejado aquário. Sei que vou ter que dar pelo menos 15 dias para criar o ciclo de azoto mas tenho andado a pensar já nas espécies alvo para la meter e como ja tinha dito em outro topico do forum, fiquei apaixonada pelo Endler (Poecilia wingei) que quero como espécie principal e uns neons para completar, sem esquecer um pleco ou um ancistrus(ou ancistros, não sei agora... :D ). Fiz aqui um esquema para que percebam +/- o que pretendo e que me ajudem, sobretudo, a escolher a flora e dando também palpites para dar aos meus futuros bichitos o melhor habitat possivel. Aqui vai http://alexifiles.no.sapo.pt/down/esquema No esquema esqueci-me de mencionar a iluminação que creio ser insuficiente para a maioria das plantas, tendo em conta a altura do aquário: 1x Aqua-glo 20w Obrigado Citar Vânia Santos
silver_fox Publicado: Maio 3, 2006 Publicado: Maio 3, 2006 bem, o filtro como tens não é por decantação, esses são os chamados "de mochila" 20W é pouco sim, para esse aquario há umas calhas PC 2x36W que penso serem a melhor solução e já as vi por volta de 40€ os endler não sei se os vais encontrar, o mais provavel é encontrares hibridos, mas de qualquer forma não os juntes com guppies para evitar a "diluição" da informação genética. as plantas vais ver que não são como no esquema são um pouco diferentes ainda para finalizar, arranja musgo de java para prenderes ao tronco e uma anúbia se gostares Boa sorte Citar "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário
madvieri Publicado: Maio 3, 2006 Publicado: Maio 3, 2006 Boas. Este filtro é de decantação...os de mochila são os que se apoiam no vidro do aquário...em cima desde diga-se... Deixa-me que te diga que irás ter alguns problemas se as medidas do teu aquário forem mesmo essas. 50 cm de altura?? E só 24W de iluminação? Mesmo que venhas a alterar a iluminação irás ter sempre problemas, porque 50 cm de altura é muito e a luz terá dificuldades de "penetrar" até ao fundo. Sugiro que penses em alterar as medidas do aquário se ainda fores a tempo....até porque 30 cm de profundidade também não te deixa muita margem de manobra.... Abraço, Tiago Citar «removido pela moderação»
silver_fox Publicado: Maio 3, 2006 Publicado: Maio 3, 2006 concordo com o madvieri, se o fundo fosse um rectangulo de 60x50 e a coluna de água fosse de 30cm ficava muito melhor Citar "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário
Oshum Publicado: Maio 4, 2006 Autor Publicado: Maio 4, 2006 Pois, já não volto atrás com as medidas mesmo porque o negócio já está feito....agora só com alguma ajuda vossa para arranjar solução. Sim,sei que as plantas não serão assim, isso era só um esquema mesmo Como flora, para depois ajudar numa reprodução livre (sem maternidades) pensei realmente em musgo de java ou ricia (que creio haver dois tipos fundo e superficie) agora para decoração e as outras tão saudaveis funções das plantas é que preciso de ajuda, exactamente pela altura do aquario, por precisar de plantas que não necessitem de tanta iluminação. Possivelmente terei que pesquisar mais, pois queria copiar ao máximo o ambiente natural do endler (excepto o xisto que é mesmo uma mania minha) mas espero ajuda também nesse contexto. Agradeço desde já toda a ajuda e espero mais umas dicas Citar Vânia Santos
Nuno Antunes Publicado: Maio 6, 2006 Publicado: Maio 6, 2006 50 cm de altura de água? Não me parece que venhas a ter assim tantos problemas, excepto se quiseres manter plantas com grandes necessidades de iluminação. Com uma coluna de água de 50cm o espectro azul da luz é capaz de não conseguir atingir o fundo ou então atingir com pouca intensidade, mas isso não é relevante para a maioria das plantas. Não estou a ver comprares e aplicares HQI só para teres luz a chegar ao fundo do aquário mas isso sou eu... Eu não me preocuparia muito com os 50cm e procuraria isso sim, manter os normais 0,5 a 1w por litro de água. O resto com o tempo vês. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Oshum Publicado: Maio 9, 2006 Autor Publicado: Maio 9, 2006 Boas Ok, estou realmente preocupada...falando de valores brutos, tehno cerca de 90L de capacidade, o que necessita de, pelo menos uns 85w, acho eu. Com 60cm de comprimento, que tipo de iluminação posso arranjar que não fique além das margens do aquario? A ideia inicial era adicionar mais uma calha e instalar outra lampada porém, com 59cm de comprimento, só arranjo lampadas de 20w...pelo menos do tipo da Aqua Glo ou flora glo, que era a desejada...e fazendo as contas desta forma, teria que utilizar 4 lampadas lol Entretanto, fica aqui uma imagem do aquario com o areão que tenho que retirar para lavar de novo, outra coisa que me preocupa por ter o substrato misturado.... http://alexifiles.no.sapo.pt/down/Imagen%20003.jpg Mais ajudas? Citar Vânia Santos
Cyprinodon Publicado: Maio 9, 2006 Publicado: Maio 9, 2006 Olá Xana, Parabéns pela forma conscienciosa como estás actuar. De acordo com a informação por ti disponibilizada e no seguimento do teu pedido de ajuda, ocorrem-me os seguintes comentários : a) As dimensões do aquário são de facto “ revolucionárias “. O maior inconveniente a meu ver não é a questão da luz, mas sim as trocas gasosas com a atmosfera. 50 cm pouco ou nada vão influenciar negativamente o crescimento da maioria das plantas mais comuns, ainda que com a superfície parcialmente obstruída ( espécies flutuantes ou folhagem das mais altas ), pode de facto ocorrer um certo atraso no desenvolvimento das espécies mais exigentes em luz junto ao fundo. De qualquer forma não há inconveniente que não se ultrapasse com uma iluminação mais cuidada. A escolha criteriosa das espécies vegetais pode contudo obviar a preocupação com este factor. Acho que estás a ser muito exigente quanto à questão da iluminação. Há plantas e plantas ! Os valores “ ideais “ aplicam-se a quem quer montar aquários do tipo “ Holandês “ e plantar nele espécies muito exigentes. Durante muito tempo gastei rios de dinheiro com iluminação para manter determinadas espécies sem sucesso. Um dia descobri que era um problema de fertilização e que essas mesmas plantas prosperavam até com um tubo fluorescente igual ao que uso na cozinha. Quanto à eficácia das trocas gasosas... aí temos um possível ligeiro inconveniente. De facto, com a mesma capacidade de água, se o aquário fosse mais baixo seria obviamente mais largo e comprido ou uma das duas coisas. Dessa forma a superfície entre a atmosfera e a água seria maior... Nada que não se resolva com mais atenção ao povoamento do aquário. b) Compreendo a escolha do filtro mas as soluções exteriores roubam menos capacidade ehabitabilidade ao aquário e permitem resultado por vezes mais eficazes. Por outro lado são mais inestéticas e muitos aquários não permitem a sua montagem devido ao local onde são instalados. Como diz o ditado... « quem não tem cão, caça com gato ». Antes um filtro menos eficaz ( ou menos isto ou menos aquilo ), do que não ter filtro nenhum. Esta ideia é tão ou mais importante quanto a filtragem mecânica nos permite pelo menos duplicar a capacidade populacional de um aquário sem comprometer muito a qualidade da água. c) Tetra Néon com Endler ? Lê um pouco sobre o assunto e procura saber se são compatíveis em termos de exigências físico-químicas. A mim parece-me que alguém vai ficar prejudicado e « um pouco fora de casa ». Basta perceberes que na natureza a espécie Poecília wingei existe num ambiente do Norte da Venezuela totalmente distinto dos locais da bacia hidrográfica Amazónica de onde provém o Paracheirodon innesi . Eu continuo bastante céptico em relação às teorias que defendem a adaptabilidade dos peixes criados há muitas gerações (!?!) em cativeiro. Não sei até que ponto o homem em 100 anos pode ter tanto sucesso numa obra que a natureza leva por vezes milhares de anos a conseguir. De toda a forma age como a tua consciência te orientar. Infelizmente o nosso mercado nacional não tem capacidade para nos proporcionar alternativas viáveis ao bom funcionamento de aquários ditos comunitários. Uma espécie que poderias ter no mesmo aquário em harmonia com ambos, seria um dos vários Corydoras que partilham as águas quer com uma quer com outra das tuas espécies eleitas. Uma companhia também muito recomendável para o Endler seria uma população atraente da Micropoecilia-de-Cauda-Vermelha - Micropoecilia picta, entre outros, partido do pressuposto que queiras reproduzir a Poecilia wingei sem necessitares de outros aquários para esse fim. Assim criarias uma comunidade harmoniosa com a vantagem de conseguires atingir um número sustentável de indivíduos, já que se tratam de espécies muito reduzidas. O Tetra Néon, já te permite mais escolha, pois mesmo o nosso malfadado mercado nacional proporciona-nos uma variedade aceitável de Tetras e outros parceiros indicados para formarem uma comunidade sem problemas de compatibilidade. Agora só depende de ti... e do tipo de água com que vais encher esse aquário. Lembra-te que de início é melhor procures seres vivos compatíveis com a água de que dispões e mais tarde aventurares-te em comunidades mais especializadas, as quais exijam de ti mais tempo e mais química. A terminar esta intervenção demasiado extensa fica a informação adicional. Se gostas muito do Endler tenho boas e más notícias. A boa notícia é que talvez já esta semana tenha mais duas páginas de fotos sobre a espécie na galeria do meu sítio. Vai dando uma “ vista de olhos “. A má notícia é que é muito raro esta espécie aparecer no mercado nacional. Ainda assim quando o temos disponível ou é um híbrido ou... muitas vezes são todos machos. Como este não é o lugar certo para o efeito, via “ pm “ dou-te o nome da loja onde por vezes lá vão aparecendo. Só não há mais importações porque a generalidade dos clientes desconhecem o que é Poecilia wingei e, pensando que são Guppies selvagens, não estão dispostos a pagar ligeiramente mais por eles. Como saberás melhor que eu... peixe que fique muito tempo num aquário de venda é prejuízo. Boa sorte com as investigações e com a montagem. Vai-nos dando notícias sobre o evoluir da situação. Citar Com as minhas melhores saudações Miguel Andrade http://www.viviparos.com
Oshum Publicado: Maio 10, 2006 Autor Publicado: Maio 10, 2006 Olá Desde já agradeço mais esse precioso comentário No que diz respeito a flora, estive a ver num dos sites indicados aqui no forum, a tropica.com e vi lá umas espécies que são bastante fáceis de encontrar e cujos parametros tanto em relação a pH como a iluminação, entre outros, são bastante abrangentes... a Hemigraphis Colorata e a Egeria densa(nem tanto). A questão aqui é que o ideal seria copiar ao máximo o ambiente natural da Poecilia Wingei (sim, vou lutar por eles...) e nenhuma das plantas é da mesma região. Vou amanha, com mais tempo, estudar essa questão do neon...só tenho pena visto ser um dos favoritos do pessoal ca de casa Aproveito e vejo também as corydoras. Sorte é que o arranque é o que mais custa lol Vou aceitando sugestões e fazendo relatos dos acontecimentos Obrigado Citar Vânia Santos
silver_fox Publicado: Maio 10, 2006 Publicado: Maio 10, 2006 duas calhas desta resolve-te o problema da iluminação, fica é talvez um pouco caro. HDD600 Compact 55W: se quiseres procurar há num dos patrocinadores do forum, se quiseres digo-te em PM, tem 55W, com duas ficas com 110 e sem problemas de iluminação Citar "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário
Oshum Publicado: Maio 26, 2006 Autor Publicado: Maio 26, 2006 Cá estou de volta com novidades Pronto...não consegui resistir e mesmo sem ter ainda os xistos que tanto queria, adquiri umas corydoras verdes (não sei o nome cientifico). As plantas estão bem, tenho uns quantos pés de Egeria densa (Elódea) e de Hygrophila Polisperma 'Rosanervig',que já começa a rosar, decidi retirar a pobre Hemigraphis Colorata porque soube que se daria melhor em outro tipo de ambiente. Tenho também Riccia mas ainda não plantei no aquário devido à falta dos xistos para as prender (ainda não sei bem como) e para ver se primeiro cresce um bocadinho A iluminação ainda não alterei mas tenho já uma calha que um colega aqui do forum me aconselhou com uma lampada fluorescente mas mais fina que as comuns. Consome apenas 20W mas em termos de intensidade de iluminação é equivalente a 100W, o que para mim já é optimo. Deixo aqui umas fotos para comentarem e peço sugestões de plantas de frente. Outra coisa para quem me saiba responder....como consigo distinguir macho de fêmea nas corydoras? Parece-me que tenho um casalito por aqui, pelo menos nunca se separam http://alexifiles.no.sapo.pt/aquario/Casal...lha%20corys.jpg http://alexifiles.no.sapo.pt/aquario/egeri...ria%20densa.jpg http://alexifiles.no.sapo.pt/aquario/hygro...20a%20rosar.jpg http://alexifiles.no.sapo.pt/aquario/aquar...corys%20012.jpg Citar Vânia Santos
Tiago do Vale Publicado: Junho 5, 2006 Publicado: Junho 5, 2006 Olá Xana! Esses 20 W fluorescentes se calhar correspondem a 100 W das lâmpadas normais incandescentes, mas para os efeitos da aquariofilia são apenas 20 W... A médio prazo (senão mesmo a curto) vais verificar que não chega para algumas plantas. Citar
krushandkill Publicado: Junho 5, 2006 Publicado: Junho 5, 2006 corydoras macho: barbatana dorsal e anal mais comprida que a fêmea. Fêmeas são também mais roliças. Isto digo eu, que tenho 4 corydoras paleatus fêmea no aqua, porque na altura não as sabia distinguir, o vendedor também não porque eram muito novas e estavam num aqua da loja cheio delas. É preciso muito azar!!! Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Recommended Posts